"Concursados serão nomeados sob novo regime de previdência"

Ontem foi publicano no portal de notícias G1 uma notícia perturbadora para muitos concurseiros:

Governo congela nomeações de novos servidores, diz ministro

Concursados serão nomeados sob novo regime de previdência. Aprovado nesta quarta (28) pelo Senado, novo regime aguarda sanção.

(http://g1.globo.com/economia/noticia/2012/03/governo-vai-congelar-nomeacoes-de-novos-servidores-diz-ministro.html)

Em sumário, com a sanção presidencial a esse projeto, será criado "o fundo de previdência complementar para os servidores civis da União. Com isso, os funcionários que entrarem no serviço público daqui para a frente não terão mais a garantia de aposentadoria integral. Para ganhar acima do teto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), será necessário contribuir à parte".

Mas será que isso é algo tão catastrófico que torna a função pública algo tão menos atraente? Em minha humilde opinião, não.

Não vou desfiar argumentos a favor ou não de tal medida, ou então analisar sua necessidade ou desnecessidade. Quero chamar sua atenção não para essa perda de vantagem, mas para as outras tantas vantagens que a função pública ainda guarda:

- Estabilidade;

- Boa remuneração;

- Ingresso por mérito próprio e não por indicação, aparência ou coisas do tipo.

É mais ou menos quando se sai para comprar um automóvel que se vem desejando a um bom tempo e você apenas o encontra sem as rodas de liga leve, mas com rodas de aço, sendo que existe a possibilidade de pagar um pouco mais para ter essas rodas especiais. Você vai desistir da compra somente por isso? Difícil, não?!

Trabalhar no setor público ainda continua sendo uma das melhores opções do mercado de trabalho. Mesmo com toda o estudo necessário para entrar, mesmo que agora tendo de pagar a mais para ter uma aposentadoria próxima do integral, continua valendo a pena estudar para concursos públicos.

Temos de ter consciência de que as coisas não são imutáveis. E na natureza sobrevive os que se adaptam melhor às mudanças. Numa ventania sobrevive a árvore que se curva à força dos ventos.

RESUMO DA ÓPERA - Sim, trabalhar no setor público perdeu uma grande vantagem com a aprovação e sanção certa desse projeto, não há dúvidas, mas isso não é o fim do mundo, o fim das vantagens de se trabalhar no setor público, não mesmo.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———




0 Response to ""Concursados serão nomeados sob novo regime de previdência""

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards