Técnicas de prova subjetiva, aberta ou dissertativa

Conhecendo o gabarito do examinador:

O examinador quando elabora a pergunta também efetua uma espécie de gabarito, anotando o que no mínimo o candidato deve fazer constar na resposta. É com base nesse gabarito que o examinador atribui a nota. Quanto mais o candidato conseguir responder dentro do gabarito do examinador, maior será sua nota.

Ou seja, existe um gabarito com vários temas e a pontuação varia de acordo com que os temas forem sendo abordados na sua resposta.

Utilizar o máximo de palavras-chave dentro do tema da questão. Por quê? Justamente, pois as palavras chaves identificam que o tema do gabarito foi tratado na questão e como consequência irá pontuar na questão.

Na prova dissertativa encontramos examinadores concisos ou prolixos, ou seja, aqueles que preferem que o candidato registre a resposta já de imediato, de forma sucinta, resumida, ou o candidato que se alongue na resposta, fazendo distinções, exemplos, comparações, etc. Para resolver esse problema, a solução estará na estrutura da sua resposta (abaixo).

O ponto fundamental de uma questão discursiva está muito mais na forma de o aluno responder e de o examinador avaliar do que na pergunta propriamente dita!

Etapas antes de responder a questão:

1) Identificar claramente a situação ou problema proposto: O que é mesmo que a questão está solicitando? Qual o assunto ou conteúdo envolvido? Atentar para o enunciado ou comando: Compare, Analise, Justifique, Cite, Exemplifique, Retire do texto, e ao final, anote tudo no rascunho.

Escreva no rascunho da prova um tema base que a pergunta quer que você responda para que você não perca o FOCO da questão.

A partir daí, escreva sub-temas relacionados. Nesses sub-temas anote os princípios, os artigos da lei envolvida, súmulas aplicáveis e, fundamentação que explica ou soluciona o problema.

2) IMPORTANTE! Identificar, distinguir e separar no rascunho da prova quais os aspectos relevantes e quais são os secundários. Ou seja, decidir quais aspectos da questão devem ser explicitados, quais podem apenas ser referidos ou mencionados e quais podem ser omitidos. A capacidade de avaliação e de discernimento nesse julgamento é crucial para a atribuição dos pontos ou conceitos por parte do examinador.

Técnicas de estrutura da resposta (tópico mais importante):

1) Nos dois primeiros parágrafos das respostas responda diretamente o que foi perguntado de forma sucinta, claro e objetivo. Aqui você irá utilizar os aspectos relevantes separados e palavras-chaves.

2) Nos demais parágrafos, elabore uma dissertação a respeito do tema da pergunta, utilizando todas as informações das chaves e mapas mentais que você anotou. Aqui, você irá utilizar os aspectos secundários menos relevantes, abordando:

A - Diversas comparações e distinções de institutos.

B – Faça conexões com outras matérias se possível.

C - Cite a legislação e súmulas.

D - Descreva exemplos, são muito bons para o examinador entender sua resposta.

3) Ao final, concluir anotando novamente as respostas que já haviam sido fixadas nos dois primeiros parágrafos. Essa conclusão pode ser em 3 a 5 linhas finais.

Importantantes quanto à linguagem

- Evite palavras complicadas ou mesmo em latim. Não use jargão popular, use palavras simples. O examinador tem milhares de provas para corrigir, então, facilite a compreensão da sua resposta.

- Seja objetivo

- Seja claro

- Seja didático, apresente em rápidas palavras qual é o problema da questão e após apresente a solução do problema.

- Evite rasuras e escreva com boa caligrafia

- Muito importante! evite expressões lacônicas (“custas e correção monetária na forma da lei”, por exemplo), a inclusão de idéias lacônicas pode ser interpretada de forma equivocada pelo examinador ou, ainda, como inclusão de conhecimento não solicitado, reduzindo a pontuação do candidato.

- Nos pontos polêmicos, evite juízos depreciativos à correntes doutrinárias ou jurisprudenciais (utilize uma linguagem “neutra”)

- Dê destaque ou ênfase ao ponto crucial da discussão, aumente sensivelmente o tamanho da sua letra com as palavras-chaves.

- Separe cada discussão por tópicos, assim você estará sendo didático.

Por trás dos bastidores:

1. No primeiro dia de trabalho, os examinadores discutem a resposta padrão ou gabarito previamente produzido pela banca que elaborou a prova, decidindo e valorando aspectos importantes, como:

a) o que pode e o que não pode ser aceito,

b) o valor de respostas parciais,

c) a inclusão indevida de conhecimentos não solicitados.

Todas as decisões importantes são tomadas coletivamente.

2. Os examinadores são divididos em grupos, sob a coordenação de um dos professores, o qual tem função precípua de discutir e manter a coerência de avaliação dentro do seu grupo.

3. As questões da prova são divididas entre os grupos de examinadores. Assim, uma equipe avalia somente uma questão, ou algumas questões. Esse procedimento garante que cada prova seja avaliada por um número significativo de examinadores, em momentos diferentes. Dessa forma, certamente nenhum candidato será beneficiado ou prejudicado pela eventual influência das características pessoais do examinador.

RESUMO DA ÓPERA - Muitoscandidatos chegam em um momento que necessitam fazer uma prova de redação, ou aplicar técnicas de sentença ou, ainda, responder questões discursivas, sem ter uma ideia centrada de como concentrar em pouco espaço e de forma sistemática, sua resposta de modo que seja satisfatória aos olhos do examinador. Digo isto pois eu mesmo já fui “vítima” desta situação.Com base nisso, resolvi estudar as técnicas que melhor podem trazer a escrita deste tipo de prova e consegui, após muitas pesquisas em sites diversos, conjugado com minha base empírica, reunir e agrupar algumas dessas técnicas. Deixando claro que estas técnicas não são exaustivas, mas, tão somente, direcionadoras para que o candidato possa começar a criar uma ideia de como irá elaborar sua resposta.Boa Sorte!

FELIPE GAMA é um concurseiro generoso.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

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