PLANEJAMENTO DE ESTUDOS PARA CONCURSEIROS - PARTE 3

Antes de qualquer coisa, se você ainda não leu duas primeiras partes desse artigo, então leia ... basta clicar AQUI e AQUI ... depois você volta para cá, afinal de contas esse é um artigo em série e não dá para pegar o bonde andando, não é mesmo?

Na segunda parte desse artigo falei rapidamente das ferramentas básicas que o concurseiro deve ter a sua disposição para fazer um bom planejamento de estudos. Hoje falarei um pouco melhor da primeira dessas ferramentas, o TEMPO.

Tempo é algo complicada quando sobra ou faz falta. Quem não detesta aqueles sábados chuvosos trancados dentro de casa quando não há nada para fazer, a Internet está fora do ar, na televisão há somente programas ruins, os amigos estão todos viajando ... sobra tempo e não há como aproveitá-lo bem. Quem não também não detesta aquelas quinta-feira véspera de feriadão prolongado quando já são quatro da tarde e ainda faltam alguns dezenas de coisas para fazer, todo mundo se agitando para ir embora e você consciente de que terá de ficar mais algum tempo para fazer tudo o que não pode deixar para a semana seguinte ... falta tempo e não há como resolver isso.

Para quem se propõe a estudar sério para concursos públicos tempo é a última coisa que sobra. Falta tempo para estudar direito essa e aquela matéria. Falta também tempo para fazer mais exercícios de concursos passados. Tempo para fazer um cursinho, seja presencial ou virtual, nem pensar. E quem disse que concurseiro tem tempo para se divertir?!

O dia tem 24 horas para todo mundo, seja aqui, em Montecarlo ou numa paradisíaca ilhazinha tropical no meio do Oceano Pacífico (ahhh, queria estar lá numa hora dessas), isso é fato, porém antes de mais nada, tempo é resultado da organização. Quem é organizado tem mais tempo para fazer o que quer e/ou precisa, mas quem não é organizado está fadado a deixar coisas para trás sem fazer. E isso vale para concurseiros, é óbvio.

Que tal deixarmos o "blá blá blá" de lado e vermos como isso funciona na prática com um exemplo prático? Beleza, pensei a mesma coisa, vamos lá.

Abel dos Santos tem 28 anos, trabalha na área administrativa de uma empresa de médio porte, é casado, tem uma filha pequena e decidiu estudar para concursos públicos. Vejamos, primeiramente, como é um típico dia de semana de Abel até então.

07:00 às 8:00 - Acorda, toma banho, se arruma, ajuda a arrumar a filha para a escola, vai para o trabalho;

08:30 às 12:00 - Trabalha, navega um pouco pela Internet, conversa um pouco com os colegas de trabalho;

12:00 às 13:00 - Almoça, navega um pouco pela Internet ou conversa um pouco com os colegas de trabalho;

13:00 às 17:30 - Trabalha, navega um pouco pela Internet, conversa um pouco com os colegas de trabalho;

18:00 às 20:00 - Volta para casa, toma banho, brinca um pouco com a filha, assiste TV;

20:00 às 23 horas - Jantar e TV;

23:00 - Vai dormir.

Sim, essa é uma rotina comum para muita gente. Mas será que seria possível que nosso amigo imaginário Abel encontre tempo para estudar para concursos públicos em meio a essa rotina? Muita gente em situação semelhante diz que isso é impossível. Vejamos.

06:00 às 6:15 - Acorda e toma banho;

06:15 às 07:45 - Estuda para concursos públicos;

07:45 às 08:30 - Ajuda a arrumar a filha para a escola e vai para o trabalho;

08:30 às 12:00 - Trabalha e no tempo livre estuda para concursos públicos.

12:00 às 13:00 - Almoça, navega um pouco pela Internet ou conversa um pouco com os colegas de trabalho;

13:00 às 17:30 - Trabalha e no tempo livre estuda para concursos públicos.

18:00 às 19:30 - Volta para casa, toma banho e estuda para concursos públicos;

19:30 às 21:00 - Jantar, brinca um pouco com a filha, assiste TV;

21:00 às 23 horas - Estuda para concursos públicos.

23:00 - Vai dormir.

Faça você mesmos as contas de quando tempo Abel estudará diariamente para concursos públicos, considerando que ao longo dos turnos de trabalho (manhã e tarde) consiga estudar uma mora por turno.

Sim, meus amigos, Abel poderá estudar mais de seis horas nos dias úteis (!) sem deixar de fazer o que já fazia antes se lançar mão de três ingredientes MUITO importantes:

1 - Organização do tempo;

2 - Sacrifícios;

3 - Disposição.

Vejamos. A organização do tempo é necessária para se poder conciliar no tempo disponível as atividades que se tem de realizar. Sacrifícios são necessários para se deixar o que se gosta ou está acostumado a fazer (ou não fazer) para estudar para concursos públicos. Finalmente, é preciso estar disposto para fazer os sacrifícios necessários, claro.

RESUMO DA ÓPERA - Se você acha que não tem tempo para estudar, com certeza é porque você não está sabendo se organizar ou mesmo não está disposto a fazer sacrifícios ... pense nisso.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———
———«»———«»———«»———

0 Response to "PLANEJAMENTO DE ESTUDOS PARA CONCURSEIROS - PARTE 3"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards