ÀS VEZES MUITO MATERIAL DE ESTUDO ATRAPALHA!

Quem acessa os sites das principais editoras especializadas em concursos públicos pode comprovar a incrível qualidade de suas publicações. Grandes mestres das principais disciplinas cobradas nas provas dos certames públicos assinam obras cada vez mais didáticas, o que dificulta em muito o trabalho dos organizadores no momento de elaborar as questões, principalmente, aquelas de maior nível de dificuldade.

Há uns dez anos atrás, quem fosse concorrer para qualquer cargo público, obrigatoriamente, tinha que escapar por aquelas apostilas de banca de jornal, com qualidade para lá de duvidosa (se não tem tu, vai tu mesmo!). O mesmo digo dos preparatórios. Achar um curso com professores especializados em concursos públicos, em algumas cidades, era mais ou menos como encontrar um copo de água gelada no meio do deserto.

Hoje, graças à tecnologia advinda da internet e de outros meios de comunicação, nem é mais preciso sair de casa para fazer um curso de altíssima qualidade, tendo o mais completo acesso aos professores (muitos ex-concurseiros) de grande renome no mercado como: Gustavo Barchet, Silvio Motta, Rogerio Neiva, Tânia Faga, Alexandre Mazza, Ricardo Gomes, Pedro Lenza, entre tantos outros já bem conhecidos dos concurseiros, que nem é necessário mencionar aqui. E ainda digo mais... graças às redes sociais como o Facebook, Youtube e o Twitter, é possível assistir aulas inéditas e gratuitas de alguns desses professores, e até mesmo tirar algumas dúvidas online com os “mestres virtuais”.

Se por um lado os materiais, cursos e professores, estão cada vez mais no topo da qualidade concursídica, não posso dizer o mesmo dos candidatos, que mais parecem um bando de baratas tontas em meio a esse turbilhão de informações em que se transformou o estudo para concurso público.

Conheço diversos concurseiros que possuem verdadeiras bibliotecas em casa com diversos livros e cursos, dos mais populares até os mais caros, a “nata da nata” dos materiais. Isso sem mencionar uma meia dúzia de equipamentos eletrônicos acessíveis a qualquer momento e em qualquer lugar (Notebook, Tablet, Iphone...). No entanto, sequer usam 1% de todo esse conhecimento tecnológico disponível para estudar, pelo simples fato de não terem a capacidade de processá-lo adequadamente, ou seja, alguns deles não têm consciência que, assim como acontece em outras atividades, nem sempre a quantidade resultará em qualidade. Não digo isso só em relação aos candidatos iniciantes, tem muito veterano preso nessa teia obsessiva de ficar juntando tralhas e mais tralhas de material de estudo, sem nenhum controle lógico e, principalmente, tempo para ver tudo isso.

Diante disso, seguir algumas dicas para dar um passo de cada vez é altamente recomendado para aproveitar, de modo racional e sistematizado, qualquer tipo de material de estudo.

Dentre essas dicas destaco as mais importantes:

1 - nunca compre vários livros de uma única vez (mesmo que sejam de outras disciplinas), vá comprando à medida que esgotar totalmente a sua leitura, ter feito os devidos resumos e, consequentemente, atingido sua perfeita compreensão. Não transforme seus livros em guarda pó;

2 - os cursos online (aulas em vídeos e escritos), apesar de não ser necessária a presença do aluno, necessitam de acompanhamento diário. Não compre um curso para assistir às aulas somente quando tiver com disposição e coragem para isso, é primordial que siga o seu cronograma diário, mesmo porque depois de finalizado o curso, não será possível resolver as dúvidas com seus professores;

3 - não se torne um pescador compulsivo na net, pescando tudo que aparece com o rótulo de material para concurso. Guarde somente aquilo que realmente tiver tempo disponível para estudar, e que é estritamente indispensável naquele momento. Sua ansiedade e o HD do seu PC vão agradecer muito por isso;

RESUMO DA ÓPERA - Para quem não consegue segurar a ansiedade no momento de ir às compras de materiais para concursos públicos, adquirindo tudo que é visível nas prateleiras das livrarias, pensando ser isso o segredo para passar mais rapidamente em um concurso público, muito cuidado! O tiro pode sair pela culatra, e transformar o que seria um perfeito planejamento de estudos em uma tremenda dor de cabeça e uma grande perda de tempo.

"A quantidade do que fazemos pode ser medida sem muito esforço, mas a qualidade só é adquirida com trabalho árduo e dedicação constante.” Fontenele

FONTENELE é um concurseiro que está mais preocupado com a qualidade de seu estudo do que com a própria quantidade do seu material.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


0 Response to "ÀS VEZES MUITO MATERIAL DE ESTUDO ATRAPALHA!"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards