Concurseiros sovinas

Concurseiro pão-duro é concurseiro que demora mais a ser aprovado! Sei que muitos me criticarão por estar dizendo isso, mas é verdade!

Volta e meia, nós do blog recebemos e-mails, mensagens no Orkut, no Facebook, no Twitcam de pessoas que querem dar um jeito de economizar no material de estudo. Vejam bem, gastar de forma inteligente e sem esbanjar é louvável, mas não querer investir em bom material, em bons recursos é um pecado mortal. Eu até diria que quem pensa assim não pode ser concurseiro sério. Não mesmo!

Sei também que nem todo mundo dispõe de recursos financeiros para comprar bons materiais. Sei que que bons livros, bons cursos custam caro. Mas existem bibliotecas, materiais oficiais gratuitos e de origem confiável que contornam um pouco dessa necessidade. Basta consultar os sites dos tribunais, dos tribunais de contas, de diversos órgãos públicos para ver o que estou falando.

Apesar de sempre pregarmos que somos contra material pirata, há sempre gente nos pedindo material dessa natureza. Meu Deus! Passar em concurso é um projeto sério demais pra ser encarado com um tamanha leviandade. Esteja certo(a) que se você não procurar lutar com as melhores armas, não terá como alcançar bons resultados.

Pois bem, a motivação para escrever esse artigo se deveu a um conversa com algumas pessoas que queriam saber como estudar redação. Eu lhes dei dicas de onde procurar bom material, indiquei o Especial da Língua Portuguesa que fiz para o blog em 2010. Sugeri muito treino para essas pessoas. Afinal, redação se aprende fazendo.

Ocorre que alguém precisa corrigir as redações. E para fazer isso é preciso que exista o elemento humano. Fui redundante, mas é verdade isso. Seja um professor(a) de língua portuguesa, seja um concurseiro(a) muito experiente, alguém que não seja você precisa mostrar onde você precisa melhorar na sua escrita. Aí é que surgiu o problema.

Essas pessoas queriam que eu inventasse um meio de estudar redação que viabilizasse a evolução na escrita sem ter que passar pela correção de um professor. Ok, sei que nem sempre é possível pagar pelas aulas de alguém, mas o elemento humano é necessário neste momento. Eu diria que é indispensável que uma outra pessoa, gratuitamente ou remuneradamente, corrija a sua redação. Simplesmente desconheço outra maneira de estudar.

Eu sei que concurseiro(a) não tem dinheiro sobrando. Aliás, isso é o que menos temos, diga-se de passagem. A boa notícia é que existem cursos que fazem pacotes super baratos pra isso. Eu mesma paguei certa vez por 3 redações R$ 25,00 e o professor apontou meus erros e onde precisaria melhorar. Além disso, há professores particulares que fazem preços camaradas e que podem ajudar muito nessa caminhada.

RESUMO DA ÓPERA - Desculpem o puxão de orelha. É para o bem de vocês! Não sejam sovinas com a sua preparação para concursos. Não encarem os gastos como meros gastos, mas como investimento. Um bom material, um bom curso não podem representar barreira, mas um passaporte para o sucesso.

RAQUEL MONTEIRO é uma legítima concurseira carioca.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———




0 Response to "Concurseiros sovinas"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards