RESENHA ESPECIAL - Livros de Recursos Humanos de Idalberto Chiavenato

A resenha dessa semana é especial por ser dupla, ou seja, de dois excelentes títulos de uma matéria cada vez mais comum de ser cobrada em concursos públicos da área administrativa, Recursos Humanos, de autoria do autor mais prolífico e lido nos ramos de Administração e Recursos Humanos, Idalverto Chiavenato. Claro que esses títulos poderiam muito bem ser resenhados em separado, mas por seu caráter complementar para quem estuda para concursos públicos, acreditamos que uma resenha dupla é o mais interessante para os concurseiros sérios que lêem o blog.



Autor: Idalberto Chiavenato
Edição:4 ª, 2010, São Paulo
Páginas: 192
Editora: Manole
ISBN: 9788520427415


Autor: Idalberto Chiavenato
Edição: 7ª, 2009, São Paulo
Páginas: 308
Editora: Manole
ISBN: 9788520428030

Desde que comecei a estudar para concursos públicos, tenho notado que a matéria de Recursos Humanos é cada vez mais solicitada nos melhores concursos para cargos da área administrativa, ou seja, aqueles cargos abertos para canditados com diploma em qualquer curso superior. Se há dois anos os editais traziam apenas entre um e três tópicos da matéria, geralmente tópicos gerais, hoje passam da meia dúzia de tópicos, muitos bastante específicos.

Se tem duas matérias que enganam muito não somente concurseiros, mas profissionais em geral, são Administração e Recursos Humanos. Ao ver os tópicos dessa matéria, têm-se a falsa impressão de que "dá para responder com o que eu já sei" ... ledo engano, visto que ambas têm todo um embasamento teórico próprio muito sofisticado e prolífico em termos de autores e teorias. Por isso mesmo, o concurseiro precisa estudar essas matérias da maneira certa, com o melhor e mais moderno material disponível a fim de ganhar terreno frente aos concorrentes.

Antes, porém, vou apresentar-lhes devidamente o autor, Idalberto Chiavenato, nome famoso tanto no universo acadêmico quanto profissional das áreas de Administração e Recursos Humanos, o que não poderia ser diferente, visto que é um especialista em ambos os assuntos e o autor brasileiro que mais publica livros sobre os mesmos. Idalberto Chiavenato tem um impressionante curriculum acadêmico:

"É graduado em Filosofia/Pedagogia, com especialização em Psicologia Educacional pela USP, em Direito pela Universidade Mackenzie e pós-graduado em Administração de Empresas pela EAESP-FGV. É mestre (MBA) e Doutor (Ph.D.) em Administração pela City University of Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos. Foi professor da EAESP-FGV, como também de várias universidades no exterior, e consultor de empresas. Sua extensa bibliografia abrange mais de vinte livros de grande destaque no mercado, além de uma infinidade de artigos em revistas especializadas. É provavelmente o único autor brasileiro a ostentar mais de doze livros sobre administração traduzidos para a língua espanhola. Recebeu vários prêmios e distinções por sua atuação na área de administração geral e de recursos humanos incluindo dois títulos Doutor Honoris Causa em universidades na América Latina." (Fonte: Wikipedia)

Ou seja, pode-se dizer com segurança que Idalberto Chiavenato é, sim, o autor de Administração e Recursos Humanos mais adotado pelas principais bancas de concursos públicos, sendo, por isso, leitura obrigatória para os concurseiros que visam concursos da área administrativa.

Conhecido o autor, conheçamos um pouco melhor a matéria de Recursos Humanos. Nas palavras do próprio Chiavenato:

"A Administração de Recursos Humanos (ARH) está despontando como o diferencial que resulta em importante vantagem competitiva das empresas modernas. Não basta ter recursos e tecnologia ou bons produtos e serviços. É necessário dispor de talento humano capaz de transformar tudo isso em resultados maravilhosos. Afinal, o que é uma organização ou uma empresa senão um conjunto integrado de pessoas que lidam com recursos e tecnologia e com produtos e serviços? De nada adianta dispor de recursos financeiros, materiais, tecnológicos ou mercadológicos sem que se disponha de talento humano para aplicar todos esses recursos com inteligência e competência. Sem pessoas não há organizações ou empresas. Elas constituem o único elemento inteligente que proporciona rumos e direcionamento a toda e qualquer atividade organizacional." (in "Iniciação à Administração de Recursos Humanos")

Ora, e não é exatamente isso que a Administração Pública vem buscando nos últimos dez ou quinze anos?! É exatamente por isso que o serviço público deixou de ser uma opção de trabalho vista com descaso (lembrem-se que uma década atrás ninguém queria prestar concursos públicos, visto que se ganhava mal e o trabalho era essencialmente burocrático) para ser objetivo de milhares de brasileiros com excelente formação acadêmica e profissional.

Como disse antes, Administração e Recursos Humanos são enganadoramente simples. Peguemos um tópico como "Recrutamento de pessoal", parece algo simples e que dá para responder perguntas sobre apenas na base do "com o que já sei". Nada disso, esse tópico é bastante completo, tem toda uma base conceitual, técnicas e tudo o mais, que se não for estudada corretamente resulta em um punhado de erros fatais em provas de concursos públicos. Isso, porém, não quer dizer que a matéria seja difícil de ser estuda, muito pelo contrário.

O livro "Iniciação à administração de recursos humanos" é um dos melhores títulos introdutórios à matéria que já tive a oportunidade de ter em mãos. Escrito especialmente para quem nunca teve contato com a matéria na faculdade, apresenta em seus nove capítulos os principais tópicos gerais de recursos humanos, muitos deles cobrados em concursos públicos, de um forma leve e amigável, exatamente para situar quem o estuda dentro do universo da matéria. Notem que isso é muito imporante a fim de tanto quebrar aquela idéia de "dá para responder com o que sei" e também não complicar demais a coisa logo de cara.

Gostei muito da forma como o autor dividiu os capítulos em tópicos de uma forma muito lógica e organizada, permitindo a quem o estuda desenhar mentalmente um verdadeiro mapa estrutural da matéria, algo que será muito importante quando se for aprofundar o estudo. Além disso, os tópicos são curtos, tratados de maneira objetiva e com linguagem clara, o que facilita em muito seu estudo.

O livro traz muitos esquemas e quadros explicativos, justamente para ilustrar visualmente aqueles tópicos e pontos mais complicadinhos, que se fosse apresentados apenas em texto poderiam complicar um pouco a vida do leitor e dificultar o total entendimento desses pontos.

Ao final de cada capítulo é apresentada uma série de perguntas de revisão, claramente pensadas para uso em sala de aula, com o professor respondendo. Para o concurseiro não acho que essas perguntas tenham muito utilidade, porém.

Já em "Administração de Recursos Humanos - Fundamentos Básicos" o autor "pega mais pesado" na abordagem de pontos muito importantes da matéria, tocando em conceitos muitos próprios e específicos, que se não forem compreendidos devidamente dificultará em muito o entendimento de diversos pontos muitos importantes da teoria.

Diferente do outro livro que aborda os principais tópicos da matéria, esse título é dividido em duas grandes partes, digamos assim. A "Parte I - Interação entre pessoas e organizações" primeiro trata longa e detalhadamente das organizações, depois das pessoas e, finalmente, da interação propriamente dita. Já a "Parte II - Sistema de Administração de Recursos Humanos" trata em detalhes do que é, qual a função e como funciona a tal ADH (Administração de Recursos Humanos", ou seja, como é administratada a interação entre as pessoas e as organizações.

Apesar de ser um livro com conteúdo teórico bem mais pesado, extenso e complexo, assim como o primeiro livro é de leitura fácil e tranquila, visto que o autor tem o dom de escrever de forma clara e de abordar pontos teóricos complexos de forma a descomplicar o que é complicado.

Como já deu para notar, não dá para pensar em estudar Recursos Humanos para concursos públicos apenas com um dos livros. Tudo bem que o primeiro livro (Iniciação à Administração de Recursos Humanos) dá uma idéia geral dos principais tópicos da matéria, mas não aprofunda tanto nos mesmos a ponto de deixar o concurseiro seguro para prestar os concursos mais concorridos que cobram a matéria, algo que somente será conseguido com o estudo do segundo livro (Administração de Recursos Humanos - Fundamentos Básicos).

Claro que há diversos outros livros do autor aprofundando ainda mais a matéria, alguns necessários para concursos que realmente "peguem pesado" no edital com vários tópicos específicos de Recursos Humanos. Para a maioria dos concursos para a área administrativa, porém, esses dois títulos já são suficientes.

Quanto à qualidade do livro em termos de papel, capa, fontes (tipo e espaçamento) e modo de apresentação do texto, praticamente não há o que falar senão que a Editora Manole fez um excelente trabalho, cuidadoso e de altíssima qualidade. São livros para acompanharem vários concurseiros em sua luta por conta da alta qualidade e resistência.

Finalmente, já deu para notar que esses livros são indicados para todos que tenham como meta cargos administrativos, cujas provas cobrem tópicos de recursos humanos, sejam concursos de nível médio (sim, alguns cobram essa matéria) ou de nível superior. Agora algo muitíssimo importante, notem que Recursos Humanos é uma daquelas matérias que chamo de "castelo de cartas", ou seja, que mesmo que o edital peça apenas dois ou três tópicos, é necessário ter um entendimento geral da mesma, ou seja, de todos os seus tópicos principais, visto que estudar apenas esses dois ou três tópicos isolados acaba impedindo seu pleno entendimento e daí o "bicho pega" ... mais ou menos como querer tirar duas ou três cartas de um castelo de cartas ... tudo vai ao chão.

Resumo da ópera - Se você precisar estudar Recursos Humanos para algum concurso público, pode investir de olhos fechados nesses dois livros, pois com eles você será devidamente apresentado à matéria e estudando-os com cuidado terá um cabedal invejável de conhecimento da mesma que te dará condições de deixar a concorrência "comendo poeira".

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

Infelizmente não foi possível entrevistamos Idalberto Chiavenato como fazemos de costume com os autores dos livros que resenhamos, apesar do esforço atencioso da Editora Manole, visto que o mesmo está fazendo uma série de trabalhos e palestras em vários países africanos de língua portuguesa. Uma pena, mas em outra oportunidade faremos a entrevista.

———«»———«»———«»———

Para facilitar sua vida, já que sabemos que grana de concurseiro é para lá de contada e que bons livros para estudar para concursos públicos sofrem uma variação de preço muito grande dependendo de onde são vendidos, sugerimos dois lugares para você comprar esses livros.


———«»———«»———«»———

Como havia prometido ontem, hoje lançamos uma nova promoção-desafio para os leitores do blog. Uma promoção muito interessante e, realmente, desafiante.

Essa promoção será muito simples, basta enviar um artigo inédito e de sua autoria sobre concursos públicos do tamanho exato de uma página de Word padrão até 31/03 para o email:


Está valendo artigo de motivação, sobre bancas de concursos públicos, técnicas de estudo, experiências pessoais, ou seja, na linha dos artigos que publicamos no blog.

Os artigos enviado serão pré-avaliados por uma comissão julgadora formada por articulistas do blog e leitores convidados (que não poderão participar da promoção, claro), que escolherão os 05 (cinco) artigos mais interessantes, que então serão publicados no blog e serão votados pelos leitores.

Agora a parte mais interessante dessa promoção, o PRÊMIO. Com o apoio da Editora Saraiva e da YES, o autor do melhor artigo escolhido pelos leitores ganhará uma "cesta" contendo:

- 01 (um) exemplar da excelente nova edição do livro "Direito Constitucional Esquematizado" de Pedro Lenza (que, inclusive, resenharemos brevemente aqui no blog);

-01 (um) curso em audio "Principais tópicos de Direito Adminsitrativo para Concursos Públicos" de Marcio Fernando Elias Rosas (dois volumes em CD da Coleção Concursos - Estude Ouvindo) ;

- 01 (um) Apoio de leitura Yes;

- 01 (um) blister do Indicador Yes Auto-adesivo Removível Neon.

IMPORTANTE - Plágio é crime, então nem pense em inscrever nesse concursos artigos que não seja de sua própria autoria!

Estão esperando o quê? Escrevam logo um bom artigo e participem!

———«»———«»———«»———

0 Response to "RESENHA ESPECIAL - Livros de Recursos Humanos de Idalberto Chiavenato"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards