Nenhum concurseiro é uma ilha

Estou estudando em um cursinho preparatório porque é complicado estudar aos sábados em casa. Simplesmente, toda a minha família e agregados resolvem comparecer. O barulho simplesmente acontece e eu não quero atrapalhar a rotina de casa nem curto usar protetores auriculares por muitas horas a fio.

A outra vantagem de estudar no curso é a de me manter atualizada naquilo que deixo passar por desconhecimento ou por não ter tempo de ler. O mundo jurídico recebe uma avalanche de atualizações e nem sempre eu consigo acompanhar.

Em meu curso, a turma é pequena. Isso é bom porque permite um contato maior com o professor e permite intervenções moderadas para tirar dúvidas. Eu disse moderadas porque eu acho desagradável monopólizar a aula com dúvidas, perdendo o foco principal. Eu tenho preferido perguntas coisas breves durante as aulas e deixar as mais extensas para o final. Tudo isso é uma questão de bom senso.

Lá, temos um intervalo entre as aulas para beber água, ir ao banheiro. Nesse momento, temos mais acesso ao professor ou descansamos. Ou então, conhecemos com um bate-papo com os colegas de classe. É bom porque ajuda o tempo a passar mais rápido.

Apesar desse diálogo, eu noto que alguns colegas ficam um pouco na defensiva. Ouço pessoas conversando baixinho, vejo um prestar a atenção na conversa do outro. Ou então, vejo gente fazendo muitas perguntas, como se estivesse sondando o colega. Esses, no entanto, na hora em que são perguntados, desconversam e não falam nada de si mesmos.

Não sei se é medo da concorrência, de dar alguma vantagem ao "oponente", se é que podemos dizer que nossos colegas lutam contra nós. Ou se é medo de demonstrar receio diante da outra pessoa que vai disputar a vaga. Não sei se é para tentar desestabilizar o "adversário". O fato que o clima é bem diferente do que eu costumo ver. Não é algo generalizado, mas noto um pouco isso acontecer.

O fato é que eu não tenho medo algum e até acho muito legal conversar, travar amizade com os colegas de curso. Ajuda a aliviar a tensão, nos fortalece com novidades e novas estratégias de estudo.

Nos outros cursos que fiz, eu ganhei grandes amigos. Essas são pessoas que se "viram nos 30" para me ajudar. Já me fizeram aprender muita coisa, trocar muitas experiências. É algo muito rico para ser desprezado. Por isso é que eu digo que nenhum concurseiro sério que se preze é uma ilha.

Resumo da Ópera - O aprendizado passa pela troca, pelo compartilhamento de informações. Nos engrandece e não nos rouba nada de precioso. Nossos colegas de curso não são nossos inimigos. Muito pelo contrário, deveriam ser considerados aliados. No máximo, são as pessoas que vão ocupar as outras vagas do concurso. Afinal, só precisamos de uma vaga!

E para animar esse fim de semana de estudos, vamos ficar com esse vídeo do Youtube, clipe do Maroon 5.



Raquel Monteiro é uma legítima concurseira carioca.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———






2 Response to "Nenhum concurseiro é uma ilha"

  1. D'Muller says:

    Muito bom!!
    Tbm faço cursinho e sinto na pele tudo que foi colocado, as pessoas se degladiando por pouco!
    Quando vi que era de carioca logo pensei, "lá é como cá" ( acrianos)rs...
    sucesso!!!

    Raquel says:

    Obrigada por prestigiar o meu artigo com o seu comentário. Pelo visto, não é só no RJ que isso acontece (risos).

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards