Uma longa, longa estrada até sucesso

Dias atrás recebemos o seguinte e-mail de um leitor do blog:

“Sou soldado da policial militar e fiz um concurso para sargento que ao meu ver não é muito dificil se comparando com concurso para cargos federais. Estudei bastante, porém não tive êxito na pontuação, pois de 39 pontos possíveis fiz somente 26 pontos. Estudei muito para essa prova, fiz a escolha certa para uma cidade que deu 13 candidatos por vaga, e agora saiu a gabarito e não acertei o numero de questões necessário para minha aprovação. Agora eu estou meio chateado e desanimado para começar a estudar de novo, estou querendo começar a fazer exercícios físicos para motivar e queria conselhos para recomeçar a estudar.”

É, meus amigos, esse e-mail é prova de que mesmo com um cargo público já garantido, a luta continua quando a pessoa quer continuar progredindo na carreira. Para muitos concurseiros que acham que a guerra dos concursos públicos acaba com a primeira posse, bem, o autor desse e-mail prova que as coisas não são fáceis assim.

Vamos lá, por partes, à exemplo de nosso bom amigo Jack, o estripador.

Em primeiro lugar, ninguém gosta de derrotas. O goleiro não gosta de levar gol do time adversário. O político não gosta de ver seu concorrente eleito ao invés de si mesmo. O jogador da Megasena não gosta de saber que o único ganhador pra lá de sortudo de um prêmio acumulado mora em outro estado. Então, por que motivo concurseiros deveriam sentir-se diferentes quando não passa em um concurso para o qual se preparara seriamente … mas não o suficiente?!

A dor, frustração, desmotivação e tudo de negativo que um concurseiro sério sente quando descobre que “não foi dessa vez” é mais do que justo e natural, faz parte da guerra. Só que como diz o poeta, “darei-me apenas um minuto para sentir pena de mim mesmo”, ou seja, o luto pela derrota apesar de justo e natural não deve durar mais que um ou dois dias.

Não adianta, gente, essa história de "concurso público fácil de passar" é coisa do passado, definitivamente. Nos dias de hoje e Deus sabe até quando, decidir estudar sério para concursos públicos é estar disposto a estudar muito, por um bom tempo, acumular algumas várias derrotas no bolso, aprender com os erros e, principalmente ...

NÃO DESISTIR NUNCA!

O conselho que vou dar serve tanto para quem tem como meta apenas um ou dois concursos específicos ou está encarando vários concursos para determinada área de atuação da administração pública ... se da primeira vez não deu, dê um tempo, respire fundo, aprenda com seus erros e continue estudando mais e melhor ... se da segunda vez não deu, dê um tempo, respire fundo, aprenda com seus erros e continue estudando mais e melhor ... se da terceira vez não deu, dê um tempo, respire fundo, aprenda com seus erros e continue estudando mais e melhor ... até você conseguir passar ... ponto final!

Resumo da ópera - Desistir não é uma opção para o concurseiro sério, de jeito nenhum ... é como o nome em português daquele filme antigo do Van Damme ... "Retroceder nunca, render-se jamais" ... ponham isso na cabeça E NÃO ESQUEÇAM NUNCA MAIS!

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

Recentemente colaborei em uma matéria publicada em um caderno de educação do jornal Correio Braziliense que tratava sobre o assunto de concurseiros que vão para outras cidades fazerem prova e serem empossados. Conversei com a jornalista responsável e ela conseguiu autorização para disponibilizar para vocês o PDF da matéria. Basta clicar em cada uma das páginas abaixo para poder abrí-la/baixá-la em seu computador. Boa leitura.

———«»———«»———«»———







1 Response to "Uma longa, longa estrada até sucesso"

  1. Cleilton says:

    Quando se tem um objetivo, os entraves do caminho são necessários para o crescimento pessoal e profissional.
    O sacrifício do dia a dia é grande e não pode ser mensurado, mas deve conduzir logicamente à uma recompensa no fim do túnel (que não seja a luz, que é barata) rsrs. Assim, receber a bandeirada não é mais importante quanto os Km percorridos, mas que trás uma satisfação, isso é fato! rsrs
    Ver o nome no pódio não tem preço (visa) rsrs

    Se aquele ditado que diz que é possível construir um CASTELO com as pedras que aparecem em nosso caminho, for verdade, sou um grande empreiteiro. kkk

    _______________________

    Seria interessante um artigo sobre os que passam no concurso, mas ficam com a sensação de que poderiam ter sido o primeiro colocado.

    Teoria do Sidnelson: vc não ganha o segundo, perde o primeiro!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards