E quem disse que seria fácil?

Agora mesmo abri o email do blog e a primeira mensagem que li foi essa aqui:

Sou recém-formada, tem dois anos que me formei em Arquitetura. Faz uns seis meses que estou trabalhando em uma Prefeitura de um município próximo na minha área. Mas meu objetivo de vida é ser concursada! Aí é que começa meu dilema.

Em primeiro lugar estou sofrendo o que todos os que trabalham sofrem: o cansaço e falta de tempo para o estudo! Isso é fato, como você mesmo gosta de dizer...rs

Mas um outro porém que está mexendo comigo é a desorganização, falta de respeito e ética no local em que trabalho. Lá há um esquema muito grande de corrupção, e além disso meus superiores querem fazer de tudo pra passar por cima da lei somente por causa de politicagem. E isso me irrita. E está me fazendo muito mal.

Meus pais tem condições de me bancar enquanto eu não passar. Por isso gostaria de saber a sua opinião: me dedico integralmente aos concursos ou continuo lá? Vale ressaltar que, sinceramente, não tenho o apoio de ninguém no que diz respeito a entender meu objetivo. Realmente ninguém compreender que o que almejo é passar em concurso. Mas eu não ligo. Sei que falam muito de mim, como muitos concurseiros sofrem com isso.

Hummm, nada melhor para começar uma semana de estudos do que destrincharmos juntos a situação em que vive essa nossa amiga concurseira para então encontrarmos a melhor solução para ela, exercício esse que ajuda a todos nós em nossa luta pessoal na guerra dos concursos públicos.

Como diria nosso bom amigo Jack, o estripador, vamos por partes.

1a parte - Em primeiro lugar estou sofrendo o que todos os que trabalham sofrem: o cansaço e falta de tempo para o estudo! Isso é fato, como você mesmo gosta de dizer...rs

Realmente, esse é um dos grandes problemas que atormentam os concurseiros sérios, visto que sabem que para terem chances reais de passar em bons concursos públicos terão de estudar muito e com muita qualidade. Há soluções para esse problema, claro, que são diferentes caso o concurseiros possa parar de trabalhar e se dedicar somente aos estudos (caso da autora desse email) ou caso deixar de trabalhar não seja uma opção, pois trabalhar é preciso para poder se sustentar.

Se o concurseiro pode optar por parar de trabalhar para se dedicar integralmente aos estudos, antes de optar por essa solução é preciso meditar com cuidado sobre os problema que se irá enfrentar por conta dessa opção, entre eles a necessidade de disciplina férrea (ter-se-á que estudar como se estivesse se trabalhando, com horário de começo e fim), os questionamentos críticos de parentes e amigos, a cobrança mais pesada pela posse rápida, entre outros.

Se o concurseiro não puder parar de trabalhar, terá de lidar com o cansaço e falta de tempo de forma a encontrar tempo e animação para estudar o máximo e melhor possível, o que, por sua vez, significará abrir mão de praticamente todo lazer, de ter uma disciplina brava, de se motivar todos os dias com muito mais força.

Eu pude optar por parar de trabalhar para estudar e não me arrependo. E se nossa amiga autora do email pode fazer o mesmo, mesmo tendo de pagar caro pelo apoio financeiro dos pais através de cobranças e tal, que o faça desde que tenha em mente que terá de estudar muito e enfrentar muita cobrança.

2o parte - Mas um outro porém que está mexendo comigo é a desorganização, falta de respeito e ética no local em que trabalho. Lá há um esquema muito grande de corrupção, e além disso meus superiores querem fazer de tudo pra passar por cima da lei somente por causa de politicagem. E isso me irrita. E está me fazendo muito mal.

Essa é uma questão que também me preocupa muito. Se tem uma cois que nunca vou topar é participar de qualquer esquema de corrupção e todos sabemos que corrupção é o que não falta no serviço público. Infelizmente, encontraremos corrupção no serviço público seja como servidores ou como usuário. Acredito que como servidores até veremos muito mais coisas. O negócio é permanecer ético e deixar isso claro desde o primeiro dia de trabalho.

Resumo da ópera - Estudar para concursos públicos não é fácil, principalmente nos dias de hoje. Temos de enfrentar um leão por dia, de vez em quando mais de um. É a dificuldade das matérias, a necessidade de um suprimento infindável de motivação, bancas (des)organizadoras, concursos cancelados, fraudes, cobranças, falações, críticas ... posso passar a manhã toda escrevendo sobre isso. O que importa é passarmos sobre tudo isso como um rolo compressor e com isso pavimentarmos nosso caminho em direção à posse. Claro que fazer isso não é fácil, muito pelo contrário, mas quem disse que seria? Não fui eu. De qualquer forma, seja quais forem os problemas enfrentados, as dores sentidas, as derrotas e frustrações amargadas, no final tudo compensa quando a vitória chega ... estão aí milhares de ex-concurseiros que já foram empossados para corroborar o que digo.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.





2 Response to "E quem disse que seria fácil?"

  1. Olá amigo, eu gostei muito do seu blog. É sempre bom achar um blog com conteúdo na internet, a maioria que se acha são de baixaria ou humor negro.

    Sou estudante de ADM e tenho um blog. Gostaria de saber se você toparia uma parceria entre eles. Seja por banner ou por recomendação de link.

    www.gustavolincolnadm.blogspot.com


    Blog com excelente visibilidade. Atualmente rumo à 3000 visitas desde a criação em 14/02/10. Sou moderador da maior comunidade de Administração do orkut e também possuo um perfil no portal adminstradores.com com aproximadamente 500 visitas de administradores. Sempre citado na faculdade, é acompanhado por um professor de economia, cujo já me rendeu vários elogios.

    meu e-mail: gustavolincoln105@yahoo.com.br

    aguardo contatos no blog ou no e-mail.

    Muito obrigado!

    Camisa 9 says:

    E se fosse fácil todos iam querem. Ou não. (via @oclebermachado)

    A parte da corrupção me preocupa muito, mas eu vou superá-la e passar com o rolo compressor por cima dela também!

    Sucesso, galera!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards