Impressões da prova do concurso da ALESP

Ontem (domingo) fui um dos milhares de candidatos que prestaram prova para o concurso da ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo). Esse concurso foi para vários cargos, alguns com provas de manhã e outros com prova a tarde. Inscrito para dois cargos (nível média e nível superior) prestei prova em ambos os turnos. Lembro que a banca desse concurso é a Fundação Carlos Chagas (FCC).

Esssa experiência concursídica resultará em alguns bons artigos a serem publicados ao longo da semana, mas para começar nada melhor uma visão geral de como foram as provas

Comecemos pelo começo. Surpreendi-me com o número de inscrições para esse concurso, bem maior do que esperava, mas no dia da prova considerei o nível de abstenção bastante alto, em torno de 1/5 de candidatos não compareceram pelo que conversei com vários concurseiros. Para variar a variedade de idades, sexo, profissões e tudo o mais dos candidatos era enorme, o que torna difícil por demais criar um perfil médio de quem prestou esse concurso.

Prova da manhã - Cargo de nível médio

Português - Composta de dois textos e pelo menos 20 questões, teve um nível elevado na minha opinião, tanto em termos de interpretação dos textos quanto de gramática, uma prova justa em minha opinião, mas que deverá derrubar muitos candidatos.

Redação - A redação estava tranquila, com um tema fácil de discorrer. Prova também justa.

Matemática - Uma panhado de questões que mais assustavam do que davam trabalho, com excessão de duas ou três realmente difíceis. Essa prova derrubará muitos candidatos.

Informática - Olha, aqui o bicho pegou. Mais da metade das questões eram de recursos obscuros envolvendo "cabeçalho e rodapé", que nos fóruns do concurso estão sendo muito criticadas. Nessa matéria acho que a banca foi injusta e poderia cobrá-la melhor com questões menos específicas.

Direitos - Prova tranquila, cobrando quase apenas decoreba pura. Acho que poderia ter havido algumas questões mais inteligentes.

Conhecimentos específicos - Questões bem variadas cobrindo quase todos os tópicos do edital. No geral prova tranquila que exigia alguma decoreba, com um leve acúmulo de questões da matéria de Arquivologia. Uma prova justa em minha opinião.

No geral achei essa prova levemente mais difícil do que esperava, mas uma dificuldade justa tendo em vista o número de candidatos. Acredito que a FCC fez um bom trabalho.

Prova da tarde - Cargo de nível superior

Português - Também composta de dois textos e pelo menos 20 questões, teve um nível extra elevado na minha opinião, tanto em termos de interpretação dos textos quanto de gramática, uma prova difícil e complicada de fazer, que derrubará muitos, mas muitos candidatos. Sinceramente, acho que aqui a FCC errou a mão, não era preciso pegar tão pesado.

Redação - A redação estava tranquila, com um tema fácil de discorrer. Prova também justa.

Matemática - Também uma prova mais assustadora e trabalhosa de resolver que difícil. Em minha opinião, apenas duas das dez questões não precisavam ser tão difíceis/complicadas de resolver. Essa prova também irá derrubar muitos candidatos.

Informática - Saí da prova maldizendo os responsáveis por aquelas questões. Regrinhas específicas de formatação de cabeçalhos e rodapés que pouca gente sabe. Eu mesmo soube responder apenas metade das questões, se muito, chutando o restante. Se a tendência das provas de informática for essa, então, meus amigos, preparem-se apra estudar muito detalhadamente a danada. Essa prova só não derrubará muitos candidatos porque acredito que todos foram mal nela.

Direito - Decoreba, detalhezinhos e algumas pegadinhas. Prova levemente difícil para quem estudou muito bem os tópicos da matéria, um pântano para quem não estudou.

Conhecimentos específicos - Assim como a prova de direito, foi um misto de decoreba, detalhezinhos e algumas pegadinhas. Igualmente uma prova levemente difícil para quem estudou muito bem os tópicos da matéria, um pântano para quem não estudou.

No geral acho que essa prova foi bem mais puxada do que eu esperava, mas não chegou a ser injusta. Exceto pela prova de informática que exigia conhecimentos específicos em demasia, acredito que a FCC fez um bom trabalho.

Resumo da ópera - Esqueçam daquela velha história de que a FCC (Fundação Carlos Chagas) é a banca "Fundação Copia e Cola", isso ficou na história. Se antigamente a FCC exigia muitíssima decoreba da letra seca da lei e das matérias em geral, agora as provas que prepara estão muito mais inteligentes e exigentes, apesar de ainda haver uma herança de "copia e cola".

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


0 Response to "Impressões da prova do concurso da ALESP"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards