Jerry Lima entrevista Tiago Gomes

Hoje trago uma novidade para vocês, caríssimos leitores do blog Concurseiro Solitário. A fim de permitir que todos comecem a semana motivados para os estudos, estou entrevistando vários ex-concurseiros, todos agora empossados no serviço público, onde converso com eles sobre sua experiência no que o Charles chama de "guerra dos concursos públicos". Espero que gostem.

O entrevistado dessa semana é um velho conhecido aqui do blog, Tiago Gomes, ex-colunista e agora servidor público federal.

Jerry Lima - Antes de tudo, diga qual é o seu cargo atual e fale um pouco sobre as suas obrigações como servidor.

Tiago Gomes - Olá Concurseiros Solitários, estou de volta em forma de entrevista. Muita água rolou desde que parei de escrever para o blog, mas continuo acompanhando e utilizo sempre as dicas que meus companheiros colocam por aqui. Hoje sou Agente Administrativo em um dos Ministérios do Executivo e, apesar de não ser a melhor carreira, sinto que tirei o peso das costas e hoje os meus estudos rendem muito mais do que antes, quando vivia na expectativa do quase. As minhas obrigações como servidor são as mesmas contidas no edital do concurso e a minha responsabilidade é servir à toda população que carece muito do meu trabalho.

Jerry Lima - Tem gostado de trabalhar como funcionário público? É aquilo que você esperava?

Tiago Gomes - Sim. É gratificante ver que o seu trabalho influencia a vida de milhões de pessoas. É aquilo que eu esperava, pelo menos para esse cargo. Isso me faz estudar mais para buscar outros cargos e outras carreiras.

Jerry Lima - Por que você se tornou concurseiro? Qual foi o primeiro motivo que te levou a essa nossa vida?

Tiago Gomes - Assim como grande parte das pessoas, me tornei concurseiro por não aguentar mais a vida estressante, instável e escrava da iniciativa privada. Decidi largar tudo pela tranquilidade e estabilidade que o serviço público proporciona. Hoje posso fazer planos e coloco a minha cabeça no travesseiro com a certeza de que no outro dia o meu lugar tá lá me esperando.

Jerry Lima - Quanto tempo você precisou estudar para ser aprovado em seu concurso?

Tiago Gomes - No meu concurso eu estudei umas duas semanas. Estava me preparando para o concurso do TRT-SP e calhou de fazer essa prova do Ministério. Mas eu estudo há 3 anos para concursos públicos e pretendo parar só quando atingir meus objetivos.

Jerry Lima - Qual foi a sensação quando você viu seu nome na lista dos aprovados?

Tiago Gomes - Felicidade misturada com uma boa dose de alívio.

Jerry Lima - Houve mais de uma fase em seu concurso? Qual você teve mais dificuldade e o que fez para superá-la?

Tiago Gomes - Não. Foi só a prova com redação. Apesar da redação ser o calo da maioria, pela minha facilidade em escrever, foi tranquilo. Sabia que tinha feito uma boa redação e isso influenciou diretamente na nota final do concurso.

Jerry Lima - O que você sentiu quando você foi convocado para tomar posse? Como foi o seu dia? Quais foram as providências que você teve que tomar antes, no dia e depois da posse?

Tiago Gomes - A sensação foi o contrário, ou seja, alívio com uma boa dose de felicidade. Os dias que antecederam foram de muita ansiedade. Preparei todos os documentos, revisei várias vezes para ver se não tava faltando alguma coisa. No dia da posse, nem dormi direito. Antes de sair de casa, pedi a Deus que abençoasse a minha vida e agradeci por tudo que Ele tinha feito até então. A posse foi rápida e tranquila. Depois foi conhecer o lugar onde iria trabalhar, as pessoas e o serviço. Logo a gente entende que aquilo é apenas um trabalho e todos alí são iguais a você. Aquela euforia da posse aos poucos vai sendo substituído pelas responsabilidades diárias.

Jerry Lima - Você ainda tem outros planos? Algum outro concurso ou meta para alcançar?

Tiago Gomes - Sim. Continuo estudando para concursos. Pretendo alcançar um grande cargo no serviço público.

Jerry Lima - O que diria para aqueles que ainda estão na luta por um cargo público?

Tiago Gomes - Nunca desista! Não interessa a quanto tempo estuda, nunca deixe a preguiça, o cansaço, a desconfiança dos parentes e as dificuldades tirarem você do caminho. Estudar é difícil, é chato e a gente não consegue mensurar o valor daquilo. Em um dos meus artigos aqui para o blog, escrevi que estudar para concursos é andar em uma caverna escura, cheia de obstáculos, com o objetivo único de se achar a luz, a saída. Acredite, é possível. Eu e milhares de outros concurseiros que encontraram a luz somos provas vivas de que é possível.

Jerry Lima - Poderia falar um pouquinho sobre o seu método de estudo?

Tiago Gomes - Testei todos os métodos já criados, criei vários métodos e hoje posso afirmar que o melhor é aquele que vc se mantém entusiasmado com o estudo. Estudo todas as matérias em conjunto para o cérebro não entrar na rotina e para o estudo não ficar monótono. Paro sempre para descansar a mente e não fico mais de duas horas na mesma matéria. E o grande segredo dos meus estudos chama-se: EXERCÍCIOS. Mesmo que eu não domine a matéria, pelos exercícios eu consigo aprender muita coisa pois eles me obrigam a ver a matéria. Além disso, eu passo a conhecer mais o estilo da banca e os caminhos para acertas as questões são encurtados.

Jerry Lima - Valeu a pena todo o esforço para alcançar a aprovação e a posse? Faria tudo de novo se preciso fosse?

Tiago Gomes - Valeu à pena cada segundo. O único problema é que só concluímos isso quando assinamos o termo de posse. Se eu tivesse que fazer tudo de novo, faria ainda melhor, pois é muito bom estar aqui.

Resumo da ópera - Deixo um recado para todos os leitores. Aproveitem o blog e as dicas nele contidas. Isso aqui vale ouro e você não paga nada por isso. E lembre-se: vale à pena!

———«»———«»———«»———






4 Response to "Jerry Lima entrevista Tiago Gomes"

  1. Raquel says:

    Jerry, a ideia foi excelente!

    Ter notícias do meu amigo Tiago foi muito bom! Ele era um excelente colunista e um amigo que me ajudou muito e me influenciou positivamente nessa minha batalha que ainda se trava diariamente.

    Unknown says:
    Este comentário foi removido pelo autor.
    Unknown says:

    Olá Pessoal, minha história é similar ao entrevistado. eu porém, passei num concurso em 2003 numa autarquia federal como técnico, e estou até hoje lá. fiz facudade de direito, terminando ano passado e só voltei a estudar para concursos tb no ano passado. Como o Tiago disse, estando trabalhando, a pressão para passar em um concurso é bem menor. e trabalhar no serviço público é muito grafificante, acho meu salário muito bom, gosto muito do que faço e sou reconhecido, alem de ter a sorte de ter uma jornada de 6 horas. por isso recomendo ficar de olho não só nos 'peixes grandes' pois um cargo intermediário pode ser muito útil aos que pretendem atingir vôos mais altos.

    Unknown says:

    Muito bacana a idéia de entrevistar aprovados. É bastante motivador e nos permite conhecer o dia-a-dia das diferentes funções públicas.

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards