Concurseiro Sedentário?

Olá amigos! Tudo bem? Como essa é minha primeira contribuição, antes de discorrer sobre o tema em destaque, a boa educação me obriga a me apresentar. Meu nome é Ricardo, nasci em Niterói (RJ) e sou advogado (praticante). Já obtive êxitos em alguns concursos, de maneira que, em breve terei de aposentar a prática da advocacia. A despeito de tais êxitos, não me sinto legitimado a dar conselhos sobre a temática de estudos, uma vez que possuo uma metodologia de aprendizagem um tanto quanto subjetiva e pitoresca. Não obstante, acho que posso trazer para debate algumas questões interessantes, com as quais me deparei ao longo desses anos de estudo e trabalho.

Para começar escolhi discorrer sobre o sedentarismo de quem estuda e/ou trabalha. Ao longo da minha vida sempre pratiquei muitos esportes: natação, basquete e artes marciais. Ocorre que com a responsabilidade da faculdade, de estágios e cursinhos, acabei abandonando essas atividades físicas e me tornei um estudante sedentário. Após a formatura, iniciei uma rotina de trabalho, pós-graduação e estudo para concursos, de maneira que fiquei mais de cinco anos parado, sem qualquer tipo de atividade física.

O afastamento dos esportes me trouxe consequências muito ruins. Além da perda daquele corpo esbelto de quem pratica esportes (modéstia a parte) perdi o mais importante, qual seja, a minha saúde. Passei a ficar mais suscetível a doenças e passei a ficar mais desmotivado e estressado. Lembro-me, perfeitamente, que quando era uma pessoa fisicamente ativa, raramente ficava doente e meu humor era sempre o melhor possível. Tal quadro, porém, mudou significativamente quando passei a priorizar o estudo e o trabalho, em detrimento da prática de qualquer atividade esportiva.

Não é para menos. Qualquer atividade física que se faça periodicamente, mesmo que uma simples caminhada de 30 minutos, já é suficiente para o nosso organismo liberar uma série de neurotransmissores e hormônios que são fundamentais para o nosso corpo funcionar bem. No nosso cérebro são liberados endorfina, adrenalina, noradrenalina e outros neurotransmissores que, entre outras funções, contribuem substancialmente para afastar os efeitos nocivos do estresse. A parte fisiológica também melhora, uma vez que o colesterol fica regulado, o metabolismo acelerado e o sistema imunológico fortalecido, dentre muitos outros benefícios.

A prática desportiva, portanto, só tem a beneficiar os concurseiros “profissionais”, ou seja, aqueles que vivem única e exclusivamente para estudar, uma vez que irá melhorar significativamente a qualidade de vida dos mesmos. A pessoa estando com um condicionamento físico melhor terá até mais disposição para ficar várias horas estudando, além de mandar “aquela conhecida dor nas costas” embora, em função do fortalecimento muscular da região. O dia de estudo, inclusive, irá passar mais rapidamente, uma vez que a pessoa sabe que, ao final do mesmo, irá praticar aquele esporte que tanto gosta. Se o momento esportivo for também um espaço para encontrar os amigos, melhor ainda.

Além do mais, deve-se destacar que existe toda uma gama de concursos que possui prova física como uma das etapas da seleção. A título de ilustração, posso citar os exames físicos da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Marinha e Aeronáutica. Destaca-se, inclusive, que o Teste de Condicionamento Físico da Polícia Federal é um tanto quanto puxado, até para quem já possui uma rotina de treinamento boa.

Para aqueles que acham que nunca farão concursos que possuam provas físicas, devo lembrar que todos os processos seletivos preveem a prática de exames médicos e não adianta se obter uma boa colocação nas provas escritas e ficar reprovado em função de alguma alteração no exame de sangue ou por algum problema de coluna.

Enfim, as atividades físicas, independentemente de quais sejam, trazem muitos benefícios para saúde, mas, infelizmente, meus poucos conhecimentos médicos me impedem de discorrer melhor sobre o assunto e me obrigam a encerrar por aqui.

Resumo da Ópera: Já faz um ano que voltei a praticar esportes e não me arrependo de separar, três vezes por semana, cerca de duas horas para treinar. Sinto-me renovado após um dia estressante de trabalho e estudo. Por isso, fica a sugestão, para quem se sente desmotivado, depressivo, estressado ou, simplesmente, cansado da rotina. Tente praticar um esporte, mesmo que apenas 30 minutos de caminhada. O importante é a periodicidade da atividade. Se não acontecer o que descrevi, fique a vontade para parar. Depois compartilhe a experiência com a gente, estou curioso para saber.

Forte Abraço!

Ricardo Amado é um advogado estudante (ou um estudante advogado?) de Niterói – RJ.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.





E vamos ao anúncio dos ganhadores da promoção "Eu PRECISO desses livros!", deixando claro que um ganhador foi por sorteio simples entre todos os que se inscreveram e outro ganhador o autor do melhor motivo para ganhar os livros escolhido pelos articulistas do blog.

1o Ganhador - Por sorteio

Regina Pereira - Rio de Janeiro

2o Ganhador - Melhor Frase

Fabrini Boechat Vieira - Rio de Janeiro

O motivo enviado pelo Fabrini de porque ele precisa tanto desses livros foi:

"Pois acredito no fato de serem livros de conteúdo atualizado e, que, por essa razão, tornar-me-ão mais bem preparado a me submeter a exames de toda ordem para ingresso no serviço público. Além disso, é uma forma de adquirir material que, normalmente, não teria condições de comprar de uma só vez, e sim a longo prazo, o que representaria tanto um ônus em relação ao gasto excessivo, bem como à constante modificação, no transcurso do tempo, de certos tópicos da doutrina e, principalmente, da legislação nele abrangida".

Foram muitas as boas frases enviadas, mas duas outras sobressaíram pela criatividade, tanto que seus autores ganharão como "prêmio especial de criatividade do concurseiro" um livro para concursos públicos muito legal, oferecimento das editoras Impetus e Foco Jurídico.

Marcia Bezerra Lins (Bahia) ganhou um exemplo do “Guia de Aprovação em Provas e Concursos" da Editora Impetus com:

"Para ajudar na travessia dos mares revoltos das provas e alcançar, finalmente, a terra firme da estabilidade trabalhando no que se gosta".

Luana Souto Borges (Bahia) ganhou um exemplo do “Como passar em concursos fiscais!" da Editora Foco Jurídico com:

"Porque dinheiro me falta
Mas vontade me basta
Porque tenho coragem para sentar e estudar
E fazer com que no futuro
Olhe para para a prateleira e diga
Não fui uma concurseira solitária!"

Maria de Fatima Fernandes Apolinario (Paraíba) ganhou um exemplo do “Guia de Aprovação em Provas e Concursos" da Editora Impetus com:

"Porque sustento minha casa com vendas de cosmeticos, e nas horas vagas estudo para ter uma velhice melhor, já estou com 57 anos, (completo amanhã) e estou cansada de andar o dia inteiro cheia de sacolas nas mãos, por isso estudo para concursos, mas todo mês é uma batalha para pagar as dívidas e só estudo com material gratuito na internet.Gostaria muito de ter livros para melhorar meus estudos.Sei que não tenho mais muito tempo para estudar, já que estou perto dos 60, mas minha esperança é que consiga melhorar meus conhecimentos e passar num concurso"

Igor Lopes (Minas Gerais) ganhou um exemplo do “Como passar em concursos fiscais!" da Editora Foco Jurídico com:

"Sinto até um pouco de vergonha em dizer isso mas, tenho que ser sincero. Preciso desses livros, pois já estou desempregado ha mais de 3 anos. Estou passando por muitas dificuldades financeiras na minha casa e fazer um cursinho hoje em dia seria um sonho pois R$ 10 reais para mim já é uma fortuna (para mandar essa resposta desta promoção que fiquei sabendo de um amigo tive que procurar uma Lan-House perto da minha casa a cerca de 1,5 km) e estou tendo de estudar com apostilas velhas e desatualizadas (o que está me prejudicando demais nas provas) que pego com pessoas as quais, ou já nao as utilizam mais ou desistiram de concurso. Gostaria muito de ganhar esses livros, porque preciso passar em algum concurso, visto que minha vida está muito difícil e preciso trabalhar para ajudar a minha família. Obrigado"

Agradecemos imensamente a participação de todos. Aos que não ganharam, não desistam, já que semana que vem lançaremos uma nova promoção muito legal. Aguardem.

6 Response to "Concurseiro Sedentário?"

  1. Unknown says:

    Sempre ouvi dizer que exercícios físicos aumentam a disposição e bla bla.. Tentei iniciar uma rotina de exercícios físicos e apenas consegui alcançar um sono absurdo! Vou tentar começar uma rotina mais leve de caminhadas para cuidar da saúde... Mas acho que a pessoa tem que avaliar se aquele exercício ajuda ou prejudica a rotina de estudos, procurando balancear os dois pra deixar mente e corpo em perfeita sintonia.

    Unknown says:

    Oi Thais, obrigado pelo comentário. Concordo perfeitamente com você. Devemos sempre equilibrar as duas atividades. No início, a atividade física gera um desgaste muito grande, mas somente enquanto a pessoa está fora de forma. Superado o momento inicial, sem dúvida há uma melhora na disposição física, fruto de um melhor condicionamento. Aí, podemos conduzir essa melhora na disposição para rendermos mais nos estudos. A única coisa que não pode ocorrer é a pessoa deixar de ser concurseiro e virar um marombeiro! (risos).
    Forte Abraço!

    Olá!

    Que bom saber que tem bons blogs de concurseiros por aqui...

    Comecei hoje, e já agradeço pela dica. Eu faço atividade física como parte do programa de preparação para o concurso público. Valeu!

    Abraços!

    Este comentário foi removido pelo autor.
    (JM) says:

    Acho muito importante mesmo fazer exercícios físicos, posso comprovar, pois mesmo eu jogando futebol 1 hora por semana já sinto a diferença e agora para aumentar minha carga de atividades físicas comprei uma corda para pular, acho um excelente atividade, pois não preciso me deslocar de casa, é bem puxado e não é caro.

    Camisa 9 says:

    JM faço o mesmo que você. Jogo futsal umas 3x por semana pertinho de casa e futebol de campo nos fds, quando não trabalho na madrugada anterior e ainda comprei uma corda pra fazer alongamento em casa o que faço todo dia durante uns 30/40 minutos. É ótimo!

    A cabeça funciona melhor e o corpo também. A preguiça passa longe, mas quando ela vem: dá-lhe banho nela e maça que passa!

    Bons estudos

    *Vlw Ricardo por compartilhar sua experiência com a gente. Curti o modo como você escreve também! Sucesso!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards