A falta de educação de muitos concurseiros

Não faz muito tempo recebi o email de um concurseiro reclamando do seguinte:

"Sugiro um post (na verdade, eu acho que a coisa merece uma verdadeira campanha) educacional falando como nós devemos nos portar enquanto aquele fatídico momento de abertura dos portões não acontece, e mesmo depois que se sai do lugar que se fez a prova. Fiz concurso neste último domingo e senti muuuuita vergonha alheia... é candidato berrando enquanto moradores estão tentando dormir (o concurso foi pela manhã); é candidato não tendo o bom senso de que carros são última opção quando, na verdade, deve-se fazer o possível para conseguir ajuda daquele seu amigo que tem moto ou, se é o caso da sua cidade, pedir os serviços de um moto-táxi. Fora a falta de educação dos condutores, que não paravam de buzinar, chegando ao cúmulo de um morador ter sido ultrajado quando tentava sair de sua casa para ir à missa por ter demorado meio minuto (!) para posicionar o carro adequadamente. É um estacionando na frente de uma garagem, outro perto de um hidrante, também tem aquele indivíduo que joga lixo na rua (o que se via de sacolas de plástico – aquelas dadas pelos fiscais para guardar pertences durante a prova –, não era brincadeira, imagina se chove e entope algum esgoto?), que não se previne pra chegar em um horário que provavelmente não terá engarrafamento (ou seja, uma pessoa que vai buzinar, falar palavrões e tal elevada à décima potência por medo dos portões serem fechados) e por aí vai."

O pior é que tudo isso acontece e até um pouco mais. Nos concursos que prestei testemunhei várias dessas situações e até algumas outras tão negativas quanto.

Para começar, é necessário deixar claro que esse tipo de comportamento mal educado não é exclusivo de concurseiros, mas de grande parte dos brasileiros em geral. Gente que joga lixo na rua, pela janela dos carros, estaciona onde não deve, buzina demasiadamente, bem, isso é comum em grandes e pequenas cidades, entre ricos e pobres, entre pós-graduados e analfabetos. Infelizmente o brasileiro médio ainda é muito carente de educação e civilidade, fato triste.

Claro que esse argumento de que "as pessoas são geralmente mal educadas e sem civilidade" não é desculpa para esse tipo de comportamento antisocial por parte dos concurseiros, porém uma parte da culpa é das bancas organizadoras de concursos públicos que não estão nem aí para disponibilizar latões de lixo adicionais na entrada e saída dos locais de prova, colocar funcionários devidamente identificados nos arredores dos locais de prova para coibir o comportamento antissocial, de solicitar a presença da Polícia Militar para evitar problemas no trânsito local e por aí vai.

Agora, convenhamos, acho impensável que concurseiros sérios tenham atitude mal educada e incivilizada. A seriedade em prestar concursos vai do estudo a agir de forma educada e limpa no dia da prova.

Já vi coisas absurdas em dia de prova. Gente que pega aquela papelada distribuída por funcionários de cursinho, que está na cara que são pura propaganda, para jogar no chão alguns metros depois ... putz, recuse os papeis, um "não, obrigado" resolve o problema. Gente que bebe e come nas imediações dos locais de prova e joga papeís, restos de comida e latinhas de refrigerante no chão se a menor cerimônia. Gente que joga os malditos saquinhos de guardar celular na rua como se dentro do local de prova não houvesse latas de lixo. RIDÍCULO esse comportamente.

Resumo da ópera - Seja um concurseiro sério do começo ao fim de sua luta na guerra dos concursos públicos e faça sua parte evitando adotar esse comportamento sujão e antisocial nos locias de prova. Evite jogar lixo dentro e nas imediações desses locais, nada de barulheira que incomode os moradores da região, seja educado com os funcionários das bancas organizadoras. Se não podemos mudar o comportamento vergonhoso de todos os concurseiros, pelo menos façamos nossa parte, uma vez que exemplos contam e que pelo menos outro concurseiro que o vir sendo educado irá fazer a mesma coisa, o que já é lucro.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.


———«»———«»———«»———

OBRIGADO a todos que se inscreveram na promoção "Eu PRECISO desses livros!". Ainda essa semana divulgaremos os nomes dos ganhadores. Boa sorte a todos os participantes!



4 Response to "A falta de educação de muitos concurseiros"

  1. Grey says:

    Ótimo post. Acredito que mais do que um exemplo vale a certeza de consciência limpa... O "Não sou assim" cai muito bem em momentos como esse. Fica a dica pra quem ainda não é "adestrado"!

    anaC. says:

    gostei muito do post de hoje, realmente muito válido dar um "tapa com luva de pelica" nos porcalhões que tem por ai.
    mas acredito q esses concurseiros não são leitores do CS.

    Um assunto quase sempre esquecido ... Conheço os dois lados da moeda: moro em frente a uma faculdade que recebe candidatos a concursos e sou concurseira. Parece que só quando o problema chega a nós é que temos a conscientização do problema. Hoje presto muita atenção a todos os itens de educação especialmente ao que mais me incomoda: não jogar lixo (papel) no chão. Conhecimento e educação deveriam caminhar juntos e não concorrerem.

    Camisa 9 says:

    Infelizmente o brasileiro, em geral, tem deficiência em ações simples de civilidade. Uma pena.

    Quero sempre fazer parte da minoria, mas tem horas que pecamos também, seja por ironia, raiva ou falta de atenção mesmo.

    Achei o post excelente. Depois reclamam de ter a cidade feia, mal-conservada, suja e que fica alagada em dias de chuva. Isso não é exclusividade de Sampa e outras cidades grandes/capitais.

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards