As "muletas" da desculpite

Ontem publicamos um artigo muito interessante da Raquel Monteiro sobre o distúrbio de TDA-H (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), problema que afeta muitas pessoas, concurseiros ou não, e demanda tratamento específico para permitir que as pessoas vivam bem e não tenham suas atividades cotidianas, como estudar para concursos públicos, afetadas.

Pois bem, é fato que há muitos concurseiros que enfrentam problemas de saúde, físicos e/ou psicológicos, que se mostram verdadeiras barreiras a serem vencidas na rotina diária de estudo. Esses concurseiros são heróis que além de lidar com os contratempos e dificuldades a que estão sujeitos todos os concurseiros, também têm de vencer problemas de saúde. O problema é que também há muitos concurseiros que sofrem de uma pseudo doença que, pelo menos em suas cabeças, os impedem de estudar com a seriedade e qualidade demandadas atualmente pela alta concorrência dos concursos públicos, a maledeta DESCULPITE.

Quem não conhece um concurseiro que vive dando desculpas de saúde do tipo "não consigo estudar por conta de uma dor nas costas crônica" ou "não fui bem naquela prova por conta da enxaqueca". No final são apenas desculpas sem nenhum fundamento real, são sintomas da desculpite em sua forma mais aguda.

Desculpite é como uma muleta para esses concurseiros, um bode espiatório para sua falta de seriedade e comprometimento com os estudos, para seu fraco desempenho em provas e tudo o mais. Claro que quem sofre de desculpite está longe de poder ser considerado um concurseiro sério, isso também é fato.

O grande problema com a desculpite é que ela se insinua de forma quase insuspeita e pode contaminar concurseiros sérios em momentos de fraqueza. Uma contaminação relâmpago, que como um resfriado de verão dura não mais que uma semana, se não é compreensível, pelo menos é aceitável. Agora, o perigo é deixar a desculpite instalar-se "de mala e cúia", daí é problema sério difícil de ser tratado.

Como agir com concurseiros que sofrem de desculpite? Simples, do mesmo modo como você lida com aquela parenta chata que insiste em descrever nos mínimos detalhes suas doenças, ouvindo com "cara de paisagem", sem tentar convencer a pessoa de que aquilo não é real ou algo que o valha, visto que não vale o esforço.

Resumo da ópera - Desculpite não é coisa de concurseiro sério e ponto final, portanto, cuidado.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.






3 Response to "As "muletas" da desculpite"

  1. Camisa 9 says:

    Be careful todos nós!

    As piores muletas de um concursando são as que indicam autopiedade: "ah, não consigo porque é muita matéria" ou "ah, ninguém me ajuda" ou "não tenho tempo pra nada", afora o excesso de método, que indica procrastinação: tem que arrumar o material voltado para o Leste para ter energias positivas, e perde-se um precioso tempo com inutilidades. Quem entender inglês, procure ver esse comercial da Nike, cuja mensagem central é "Sem desculpas": http://www.youtube.com/watch?v=obdd31Q9PqA . Abraços.

    Unknown says:

    Olá Charles, vc é dono da comunidade do concurseiro solitário e gostaria de saber se pode me ajudar. Sou jornalista do Correio Braziliense (em Brasília) e li alguns artigos interessantes no blog. Estou fazendo uma matéria sobre pessoas que saem de suas cidades de origem para prestar concursos em outras cidades. Li no blog um artigo sobre Brasília e algumas comparações com o custo de vida em outras cidades. Gostaria de saber se vc pode me dar uma entrevista sobre o assunto. Obrigada. Aguardo seu contato. Meu e-mail é : manoelaalcantara@gmail.com ou carmensouzadf@gmail.com

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards