A vida em pause

“Poderíamos definir a pause como um hiato temporal que acontece entre dois momentos. Do latim pause-ae, o termo designa uma paragem ou uma interrupção momentânea de sons, movimentos, ações ou discursos”.

Nesse final de semana estava dando uma olhada na comunidade do blog no Orkut e num dos tópicos postados pelos leitores havia o de um concurseiro declarando uma mistura de desânimo e desespero por estar aguardando uma posse que parece nunca chegar, por não ter dinheiro, não ter namorada, não ter emprego, enfim, por estar com a vida em pause por conta do sonho do cargo público.

Vamos por partes, como Jack, o estripador, adorava fazer.

1 – Não é pecado de nos sentirmos assim vez ou outra. Realmente é muito ruim viver em pause enquanto lutamos e aguardamos pela posse. O mundo todo em play e nós em pause ... ruim até de pensar. Enquanto apenas estudamos, estudamos e estudamos, nos familiares, amigos e praticamente todo o mundo a nossa volta, vive, se diverte, se preocupa, ganha algum dinheiro, gasta esse dinheiro, compra, consome e tudo o mais, se apaixona, briga, termina, se apaixona novamente, noiva, casa, tem filhos e por aí vai.

2 – O que não pode acontecer é de nos deixarmos levar por esse “mundo em play” e desistir do nosso sonho de posse, de uma vida muito melhor, mais tranqüila, mais estável, mais digna e prazerosa. Viver um pouco incomodado é uma coisa, mas deixar que esse incômodo nos faça desistir é outra bem diferente. O incômodo tem seu lado bom, nos faz lutar com mais garra, nos faz desejar a vitória com mais gana, com mais vontade, por isso devemos saber usá-lo a nosso favor, isso, sim.

3 – Vida de concurseiro é assim mesmo e não é culpa de ninguém se você não foi avisado disso. Dá muito trabalho ser vitorioso nessa guerra, demanda muito esforço, muitos recursos, demora. Porque é assim? Ué, porque se fosse fácil, meio mundo seria servidor público e até onde eu saiba não há tantas vagas assim disponíveis nas carreiras públicas.

4 – Parafraseando o poeta, “tudo vale a pena se a paciência e a vontade não são pequenas”. Conheço gente que até alguns meses atrás estava com o mesmo pause na vida como estamos agora, que hoje estão empossadas e vivendo muito melhor. Uma amiga que recentemente foi empossada num cargo público no Paraná me mandou um email todo alegre e lá pelas tantas escreveu assim “Charles, você não imagina o quanto é bom acordar sabendo que a tal crise norte-americana não poderá roubar seu emprego. Essa semana vou comprar meu primeiro carro zero quilômetro, a parcela será de quase mil Reais e estou fazendo a compra tranqüila, porque sei que apesar de ser recém-empossada, tenho muito mais estabilidade que meu irmão que trabalha há quatro anos num banco de investimentos e está em pânico com a tal crise e a chance real de ser despedido por isso”.

5 – As palavras de ordem do concurseiro são duas ... paciência e determinação. Esse deve ser nosso mantra ... é respirar profundamente três vezes e repetir mentalmente “paciência e determinação” saboreando cada letra e degustando todo o sentido dessas palavras. Se termos paciência convivemos melhor com nossa vida em pause. Se temos determinação nos esforçamos melhor para fazer com que esse pause em nossa vida dure apenas o tempo que deve durar. Junte os dois e seremos concurseiros em paz e esforçados, contentes em lutar por um futuro muito melhor, mais brilhantes, mais estável e com mais dinheiro no bolso.

Resumo da ópera – Parafraseando mais uma vez um poeta ... “Lembre-se, a pause não dura muito. Ela apenas serve para continuar a música!!!”

Charles Dias, o Concurseiro Solitário.

——«»———«»———«»———

PERGUNTA DO DIA

Como você lida com esse pause na sua vida? Você está em paz? Você está atormentado? Abra seu coração!

Essa pergunta deve ser respondida em nossa comunidade no Orkut. Basta clicar no homenzinho ai em cima (você precisa estar conectado no Orkut em outra janela de navegador para ser levado à página de resposta).

———«»———«»———«»———
Clipe do dia



Um cover muito legal do sucesso dos anos 80 da banca A-Ha em versão ska pela banca Reel Big Fish.

6 Response to "A vida em pause"

  1. Charles, vou repetir aqui o que disse no orkut: "
    Olha, não é bom. Por outro lado, como eu sei que pouca gente é raçuda como eu, penso que isso faz parte da seleção. Poucos persistem e pensam que essas privações, essa tristeza fazem parte do processo. Então, apesar de estar sempre triste e de achar que tudo é complicado demais, eu nunca desisto. Sábias palavras as suas de hoje. Muito obrigada por nós animar hoje".

    Unknown says:

    Sinceramente minha vida está em pause também..achei muito boa a definição. Sinto todos indo e vindo...e eu parada. Hj acordei assim.
    Beijos

    Eu acredito que não dá para vc viver num "play" acelerado, mas dá para conciliar as duas coisas: estudo e vida. Não precisa vc se "enterrar" num quarto estudando 24h por dia. O correto é conciliar os momentos de lazer e estudos. Tudo depende da sua disciplina, organização e persistência. Não deixe de praticar uma atividade física, já que foi comprovado cientificamente que o exercício físico ajuda no aprendizado. O resto é ter paciência e aguardar: um dia chegará o seu lugar na fila.

    Fabiana says:

    Nesse final de semana eu ouvi de um colega uma das melhores definições para a vida em pause. O artigo lido hj só complementou. Olha o que ele falou: Quando a vida está parada (em pause), virá grandes e maravilhosas ofertas. Tanto de emprego, amores, até de ganhar muito mais dinheiro que o cargo público, mas só os firmes e fortes é que chegarão lá, pois todas essas tentações nem um pouco seduzirá aos que estão focados nos seus sonhos!
    Bjo grande e uma excelente semana a todos!
    Fabi Pacheco

    Oi... descobri há poucos dias este blog maravilhoso! A identificação foi imediata! Minha vida esta em pause também. Passei em 2 concursos recentemente, e estou... em pause... aguardando! Sem falar q vivo a eterna dúvida: deixar ou não o trabalho para estudar? ò vida cruel! Mas os textos do blog, me ajudaram muito nesses últimos dias. Até me animei novamente, e estou procurando um preparatório para meu sonho de consumo: Polícia Federal. Estou estudando em casa.. mas, não sou nada disciplinada. Principalmente vc é casada... se é que me entendem. Então, preciso da organização de um preparatório. Bom, continuem com este trabalho lindo de vocês: tenham certeza que é uma solidária terapia em grupo. Muito gratificante! Abs, companheiros! Clecia Santos clecia.santos@gmail.com

    Camisa 9 says:

    "O incômodo tem seu lado bom, nos faz lutar com mais garra, nos faz desejar a vitória com mais gana, com mais vontade, por isso devemos saber usá-lo a nosso favor, isso, sim."

    That's all...

    "Grandes vitórias requerem grandes sacríficios." (Quase igual à do Tio Ben com o Peter Paker em Homem-Aranha)- Éric (porque eu ainda não ouvi isso em lugar algum hehe)

    E tem outra que eu sempre falo: - "Sacríficio é doloroso, por isso se chama sacrifício". Estranho né?! rs

    Bons estudos

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards