COLUNA DA RAQUEL SOLITÁRIA - Dá para ser feliz estudando para concursos?

Muitos concurseiros, eu incluída, depois de muito tempo de privação e estudos, começam a se sentir tristes e angustiados. Bem, você pode até continuar sofrendo, mas eu não estou mais! Não, não aconteceu nenhum milagre.
Depois de muito tempo sofrendo, vi que aquelas lágrimas, aquela dor toda eram inúteis. Então, se você olha para o seu livro, sua lei, seus informativos e tem vontade de gritar "eu quero minha mãe", está na hora de rever sua vida.

Fiquei um bom tempo procurando saber onde havia errado, me lamentando e isso só me puxou para trás. Eu acabei caindo cada vez mais. Fui me deixando levar por tudo de ruim ou de potencialmente ruim que me cercava. Eu deixei até as pessoas que faziam comentários ruins a meu respeito me abalarem!

Tive um estalo após a prova da Br Distribuidora. Eu vi que a única maneira de sair do sofrimento é lutando. Daí, voltei a me sentir feliz, animada. Voltei a ficar conectada aos meus sonhos. Com essa postura mais otimista, eu consegui achar soluções para alguns problemas de estratégia com mais clareza. Isso foi, sem dúvida, muito libertador.

Some-se a isso, que vi nossa amiga e colunista Flavia Crespo, o Alfredo Madeiro e outras pessoas próximas serem nomeadas em concursos. Eu comecei a sentir uma esperança brotar dentro de mim, como uma flor que brota no asfalto quente. Isso começou a me contagiar.

Muitos sempre me disseram (por razões científicas e psicológicas) que é possível e fundamental ser feliz estudando, mas eu só enxerguei isso quando eu despertei. Realmente, o cérebro humano capta conhecimento, aprendizado com muito mais facilidade quando se põe vivacidade, emoção e alegria nesse momento. Essa mudança de postura, me fez olhar mais otimista sobre essa "aventura pública", como gosta de falar a nossa amiga Flavia. Vi que aprendi muito e conquistei muitas coisas para a minha vida. Uma dessas coisas foi a de que é possível estudar por muitas e muitas horas e que o saber não ocupa espaço. Com isso, eu comecei a desejar muito mais para a minha vida do que antes. Pude ver que eu posso ser muita coisa nessa vida e que o passaporte para elas é o estudo. Percebi que posso assumir responsabilidades, ser versátil e criativa, pois os concursos exigem isso de mim. Outro grande ganho foram as amizades reais e "virtuais", que apesar desse nome, são laços grandes e profundos que jamais imaginei um dia vir a tê-los. Eu conheci o verdadeiro espírito solidário nessas pessoas. Nunca esquecerei isso.

Resumo da Ópera - Sofremos para aprender, é fato. Quem disse que amadurecer é fácil? Por outro lado, devemos procurar perceber nosso crescimento, valorizar como somos mais sábios que antes e como pudemos experimentar coisas novas. Tudo isso é muito prático, por mais genérico e clichê do tipo "corpo são e mente sã" possam parecer. O fato é que se formos mais felizes ao estudar, toda essa fase será menos difícil para atravessar. Isso é muito importante e poderoso. Nos move, nos faz ter mais fé! Eu gostaria de agradecer aos meus amigos que sempre estão ao meu lado nessa luta por todo apoio que recebo.

Se você deseja dar sugestões, fazer perguntas para mim, pode mandar um e-mail para raquel.solitaria@gmail.comSerá um prazer responder!

Raquel Monteiro, uma legítima concurseira carioca.


4 Response to "COLUNA DA RAQUEL SOLITÁRIA - Dá para ser feliz estudando para concursos?"

  1. Uma vez lia uma frase, da qual não me recordo a fonte,que dia que quanto mais estudamos mais o nosso cérebro se desenvolve e mais felizes seremos. Ou seja, quem estuda tem mais chance de ser feliz na vida. Aí eu fico pensando que meu estudo me renderá muitos frutos num futuro próximo...

    Fabiana says:

    Amigaaa!

    Que amadurecida, heim?
    Como eu já disse em outro artigo, estou numa fase "zen". Nada mais me afeta! Aprendi a tirar proveito até do pior momento de um concurso.
    Eu chamo isso de amadurecimento! Parabéns! Dizem que quando chegamos nesse ponto é porque mudamos (para melhor!) e que a aprovação é uma questão de tempo...
    Bjoo queri!
    Fabi Pacheco

    Camisa 9 says:

    Parabéns para essa sua "nova pessoa"!!! Ou será um "pessoa nova"!!! :D

    Parabéns Flávia e Alê também. A Rachel poderia falar em qual concurso que foi? Obrigado.

    ***Que humor o seu hein, Rachel rsrs Happy Tree Friends?! rsrs
    eu adoro também, mostrei esses dias para minha irmã e ela bateu em mim, mas foi com a mão apenas e não com a serra elétrica rsrs

    Bons estudos!

    Raquel says:

    Obrigada, gente! Uma hora temos que por fim no sofrimento e seguir em frente.

    Raquel

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards