COLUNA DO SOLITÁRIO CONCURSEIRO - A arte de mudar

“Se você fizer o que sempre fez, terá a resposta que sempre teve.”

Existe muito concurseiro por aí que estuda muito e, mesmo assim, não consegue sair da desclassificação ou da classificação muito alta. Tudo bem que o nível dos concursos está bem mais alto do que anos atrás, mas será essa a principal justificativa?

Certamente não. Muitos de nós estudamos todos os dias no mesmo horário, com o mesmo material, utilizando as mesmas técnicas e o resultado simplesmente não aparece. Colocar a culpa na concorrência, nas matérias iguais ou no nível da prova não é o caminho correto.

O problema em 99,99% das vezes está em nós mesmos. Em nossa capacidade de viver na mesmice ou na incapacidade de mudar diante de resultados iguais, principalmente quando eles são ruins.

Mudar neste caso é fundamental. Não dá para ficar na mesmice, colhendo os mesmos resultados enquanto o tempo passa. Quando falo em mudanças, não falo em aumentar a quantidade de estudos. Aliás, toda vez que o concurseiro acha que tem mudar, ele pensa logo que deve aumentar a quantidade de estudos. Não é bem assim. Falo sobre o comportamento do concurseiro diante dos estudos.

Se os seus resultados melhoram devagar ou simplesmente estão estagnados, mude! Há na internet várias técnicas de estudos, as livrarias estão abarrotadas de livros sobre aprendizagem eficiente e os materiais para concursos estão cada vez melhores. Corra atrás! Não fique parado esperando que o resultado apareça porque isso não irá acontecer se você continuar fazendo as mesmas coisas, do mesmo jeito.

A mudança que deve ser feita não é na quantidade do estudo e sim na qualidade do mesmo. Procure estudar de forma eficiente, se não der certo uma técnica, estude por outra, crie a sua. A mudança em seu comportamento só trará melhores resultados, isso porque acredito que mudamos sempre para melhor, ou pelo menos tentamos. Saia da mesmice, se os resultados não apareceram ainda, não é porque a prova precisa ser mais fácil ou os concorrentes mais fracos e sim porque você precisa mudar aquilo que te impede de obter êxito.

Resumo da Ópera - Vou repetir a frase que inicia este artigo: “Se você fizer o que sempre fez, terá a resposta que sempre teve.” Mudar faz parte da vida. Ela sempre será bem-vinda, ainda mais quando é para o nosso próprio bem. Ser servidor público é o sonho de muita gente, porém a maioria não está disposta a pagar o preço. Prefere ficar na mesmice, acreditando que um dia vai cair do céu. Faça diferente, mude seu comportamento. Os resultados aparecerão.

Tiago Gomes, um Solitário Concurseiro especialmente para o Concurseiro Solitário

——«»———«»———«»———

ATENÇÃO!!!

O Concurseiro Solitário é feito para você leitor. Sem a sua participação fica bem mais difícil. Por isso insistimos tanto nos comentários aos artigos. Não necessitamos apenas dos seus elogios, se não gostou, faça a sua crítica. Só assim poderemos melhorar os textos e os conteúdos. Falando nisso, daqui para o final do ano, terei o prazer de escrever mais 8 artigos e eu quero contar com a sua ajuda para escrever 7 deles. Portanto, preciso da sua sugestão. Mande agora um e-mail para concurseirosolitario@gmail.com e no campo assunto coloque SUGESTÃO. Escreva o assunto que você gostaria que virasse um artigo. As 7 melhores sugestões serão transformadas em artigos especiais e você poderá conferir toda quinta-feira aqui no Concurseiro Solitário. PARTICIPE!!!!

——«»———«»———«»———

Clipe do dia



Violinista ou percussionista? Sinceramente não sei. O certo é que Andy Mckee é referência naquilo que faz. Reconhecido internacionalmente pelo seu talento com o violão, Andy Mckee dedilha com ambas as mãos o braço do violão, lembra mais um pianista. Além disso, combina o toque das cordas com percussão na caixa do instrumento. Não é à toa que o seu vídeo da música "Drifting" foi visto mais de 17 milhões de vezes. O cara é fera!

7 Response to "COLUNA DO SOLITÁRIO CONCURSEIRO - A arte de mudar"

  1. Unknown says:

    Acompanho o blog desde março desse ano, em especial esse artigo me fez refletir, não sei porque... possivelmente pelo fato do meu histórico de derrotas estar alto, e pior ainda que consegui emprego, poucas horas de estudos... enfim excelente artigo!
    um forte abraço para os escritores e vamo q vamo!

    Tiagão, como sempre você é um grande talento. É isso aí mesmo. Temos que ir adaptando, adaptando até chegar ao formato ideal. Muito bem colocado.

    Raquel Solitária

    Unknown says:

    Salve salve o Surrealismo (Magritte?).

    Parabéns a todos os que escrevem e organizam este que é o melhor blog sobre "filosofia concurseira".

    Meu tempo livre é gasto, com muito prazer e proveito, na leitura diária deste blog. =]

    Grande abraço e bons estudos!!

    - Jê ~~

    Igor says:

    Só faltou o crédito dessa frase.... acho q é op lair ribeiro? O sucesso não vem por acaso? (lembro de ter lido a versão para jovens - pés no chão, cabeça nas estrelas -, há uns... 13 anos!!!!)

    Ótimo artigo

    Igor
    www.blogdoigor.com

    Igor,

    Procurei muito o verdadeiro autor da frase. Na internet, tudo é Chico Xavier, Paulo Coelho ou Veríssimo. Vou procurar este livro.

    Valew cara!

    Tiago

    Unknown says:

    Tiago,

    Adorei! Estava precisando ler isso!
    Beijoooo

    Vanessa.

    Camisa 9 says:

    Lair Ribeiro, grande cara!

    Já Li esse livro também igor.
    Vou visitar seu blog depois!

    Esse negócio de tentar mudar é comigo mesmo, mas eu tenho de fazer uma mudança drástica, pq ficar fazendo coisinhas pequenas só me trazem pequenos resultados também..:/

    Bons estudos

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards