O fim dos concursos públicos ... foi bom enquanto durou

É, gente, a festa acabou!

Essa noite nosso querido Presidente da República fará um comunicado em rede nacional de rádio e televisão anunciando que devido à crise financeira que assola impiedosamente todo o mundo, estarão suspensos todos e quaisquer concursos públicos em qualquer esfera de governo no ano de 2009.

Isso mesmo, gente, nada de concursos ano que vem, niet, nadie, finito, acabou!

Foi muito bom estamos juntos ao longo desse ano lutando por uma vaga no serviço público, mas diante desse iminente anúncio catastrófico, esse blog não terá razão de existir ao longo do próximo ano. Então, gente, nosso fim está próximo ... fim do blog e nosso fim como concurseiros, pelo menos até 2010.

CALMA AÍ ... !!!

Vocês acreditaram nessa balela? Por um segundo acharam mesmo que o Lula anunciaria alguma proibição de concursos públicos para 2009? Sinceramente, espero que tenham sacado o absurdo da situação.

Essas duas últimas semanas foram prolíficas em boatos apocalípticos no universo dos concursos públicos e tudo gira em torno da mesma coisa, de que por conta da crise financeira internacional o governo reduzirá drasticamente o número de novas contratações de servidores públicos ano que vem e que, por isso, haverá muito menos concursos públicos.

O interessante é que no final do ano passado, com todo aquele rolo da votação pela não prorrogação da CPMF, o catastrofismo e o pânico eram os mesmos. Quando a votação pelo fim da CPMF foi vencedora, então, daí que os famosos “profetas do apocalipse” fizeram a festa e foram seguidos por uma multidão de concurseiros ensandecidos que achavam que era o fim do mundo, de suas esperanças e sonhos.

Sabe o que aconteceu esse ano? Houve muitos concursos públicos, mais que em 2007. No que o fim da CPMF afetou as contratações do governo? Praticamente em nada, a não ser numa leve retração de contratações nos primeiros meses do ano, que foi amplamente compensada nos meses seguintes.

O que acontecerá ano que vem? Bem, se seu soubesse não precisaria nem estudar mais para concursos, bastava prever os número de uma Megasena ... e nem precisaria ser das acumuladas! Mas de uma coisa tenho certeza, pode até não haver tantos concursos como esse ano, mas mesmo assim haverá muitos concursos e quem estiver estudando sério e forte, terá sua vaga garantida. Para apoiar essa minha crença, darei dois motivos claros e inequívocos que o Governo está considerando muito fortemente.

Motivo prático – A administração publica anda bastante enxuta no geral, carente de servidores em muitos setores e poderes. Ao longo dos meses, milhares de servidores aposentam, são exonerados e demitidos, pedem exoneração, são promovidos, morrem e por aí vai. Simplesmente é impossível o governo diminuir drasticamente a contratação de novos servidores ao longo de todo um ano sem comprometer gravemente o funcionamento da máquina estatal.

Motivo político – O PT e o Presidente Lula pessoalmente levaram uma lavada nas eleições municipais em todo o país, perdendo a eleição em segundo turno em capitais muito importantes como São Paulo, Porto Alegre e Salvador. Esse episódio é um problema para os sonhos de nosso presidente de eleger seu sucessor e um recado para o partido de que as eleições para o Congresso lhe poderão ser amargas. Diante desse quadro duplamente preocupante e sabendo que ampla parcela dos servidores públicos lhe formam a base tradicional de apoio, nosso Presidente não se indisporá com essa forte categoria diminuindo drasticamente as novas contratações de servidores, o que significaria aumento da carga de trabalho dos servidores em atividade em um momento complicado.

Resumo da ópera – Pode haver, sim, uma diminuição no número de concursos públicos e de vagas oferecidas nos primeiros meses do próximo ano, mas será pouca coisa e logo passará, exatamente como esse ano. Assim, só entra em desespero quem não tem coisa melhor para fazer, ou seja, estudar seriamente para enfrentar a guerra dos concursos públicos, afinal de contas, concurseiro sério não está nem aí para esse catastrofismo inconseqüente todo e ponto final.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

——«»———«»———«»———

Clipe do dia



Nada melhor que beldades para começar a semana com bastante animação ... para os concurseiros é um lembrete do que os aguarda depois da posse ... para as concurseiras é um lembrete de como elas ficarão depois da posse. De Alex Gaudino, "Watch Out".

4 Response to "O fim dos concursos públicos ... foi bom enquanto durou"

  1. Fabiana says:

    Acabei de ler uma reportagem acerca dos concursos públicos.
    Não! O fim não está próximo!
    É só conferir o que a imprensa vem vinculando:
    http://www.atarde.com.br/economia/noticia.jsf?id=992903
    25/10/2008 às 20:03

    Governo federal terá 8.095 vagas este ano

    http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&pg=1&template=3948.dwt&tipo=1&section=Blogs&p=1&coldir=2&blog=218&topo=3994.dwt&uf=1&local=1

    Recursos do PAC e concursos estão garantidos

    Isso sem falar que a comissão organizadora do Concurso do Senado vinculou que achou pouco os menos de 50 mil candidatos para as poucas 150 vagas oferecidas. Vcs acham mesmo que o Governo vai matar a sua mais nova "galinha dos ovos de ouro". Nunca se arrecadou tanto! Os valores de inscrição de concursos é a nova fonte de arrecadação!
    Ah! E quanto ao clipe do dia, só pra lembrar que quando os homens passam nos concursos, ficam automaticamente mais interessantes, lindos e sexys. As mulheres levam um pouquinho mais de tempo, uns 6 meses, quando as plásticas começam a cicatrizar! Kkkkkk! Brincadeirinhas à parte, foi um excelente artigo!
    Parabéns Charles!
    Bjooo
    Fabi Pacheco

    Raquel says:

    Charles, além do mais, o que resta a um concurseiro a fazer senão (na pior das hipóteses) estudar até abrir concurso? Se bem que eu não acredito nessa boataria. É tudo marola! (risos)

    Eu pretendo continuar estudando tanto quanto antes. Sem nenhuma alteração no meu humor e na minha motivação.

    Raquel Solitária

    PS.: Leitores, não desvalorizando os que comentam sempre, estamos sentindo falta de muitos mais comentários. Só assim temos mais idéias para mais artigos diferentes.

    Camisa 9 says:

    Estou atrasado, Rachel, mas estou aqui! :D

    Adorei o clipe hehe e coment dele também UHUUUU!

    É continuar estudando como disse a Rachel, quando os concursos voltarem (se é que vão parar) já estaremos anos luz à frente dos outros e mais próximos ainda das nossas posses!

    Bons estudos

    Éu

    Unknown says:

    essa porra não pode acabar assim
    só porque começei a levar a serio rssrrs mas continuo na batalha estudando estudando e estudando
    vamos nessa galera!!!vamos garantir nossas vagas

    obs:parabéns pelo blogger
    ale souza

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards