COLUNA DA RAQUEL SOLITÁRIA - Não inveje, não faça terrosismo, apenas estude

Oi, concurseiros. Escrevo esse artigo porque, apesar de não acreditar que a energia cósmica dos astros nos influencie, eu acredito que a presença de pessoas invejosas em nossas vidas pode nos fazer mal.

Comecei a observar essas coisas porque algumas pessoas que conheço ficam me olhando de um jeito estranho quando falo dos estudos, motivação, técnicas e etc.

Senti que esse é um aspecto muito importante quando um amigo, dia desses, falou que ia se afastar de um cara derrotista e invejoso que enchia a paciência dele. Depois disso, algumas coisas ficaram muito claras para mim.

Bem, não vou ficar discutindo os meandros freudianos, lacanianos da questão, pois não tenho gabarito para isso. Além disso, O OBJETO DESSE ARTIGO É APENAS MINHA OPINIÃO, NÃO É VERDADE ABSOLUTA.

O fato é que suas companhias vão dizer muito seu perfil de concurseiro, se irão te ajudar ou te atrapalhar. "Diga-me com que concurseiro tu andas, que direi quem tu és" é uma máxima que acabo de criar a partir da do antigo ditado. Assim, se há convivência com pessoas que só contribuem para sua melhora, para uma reciprocidade, inevitavelmente, haverá um progresso na sua vida. Se, do contrário, você não convive com pessoas assim ou não mergulha de cabeça nesse universo, a tendência é invejar outra pessoa bem resolvida nesse quesito. Então, aconselho mesmo que observe bem essas suas companhias, prezado leitor!

Vejo, também, que alguns concurseiros (exceto alguns muito bacanas) se aproximam de mim e de outros amigos para tentar nos derrubar. Como não conseguem estudar ou se motivar, querem tentar eliminar a concorrência com táticas de terrorismo. Se um dia isso funcionou, agora eu não caio mais nessa. Meus sentidos estão muito treinados! Por isso, nem adianta vir falar que a prova é difícil e que está estudando 14 horas por dia ou me oferecer material de estudos com erros crassos. Não caio mais nesse tipo de armadilha. Não importa o que acontecer, eu estudarei. Eu tenho consciência de que eu sou a única responsável pelo meu sucesso e não atrapalharei ninguém.

Outro aspecto importante que venho observando é que os concursos devem ser encarados com profissionalismo. Se for isso que você almeja na sua vida, faça de tudo que puder e crie também as possibilidades. Não fique esperando as condições perfeitas para chegar onde deseja. Se você ficar esperando todas as condições acontecerem, você nunca fará mais nada na sua vida a não ser esperar. Afinal, não temos controle sobre todas as variáveis que nos cercam. Portanto, o bom concurseiro e, por conseguinte, bom profissional precisa ser pró-ativo e não fica esperando dias melhores. Faça o seu dia ser melhor, pois só você pode fazer isso! Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.

Eu, por exemplo, procuro pessoas aprovadas em concursos e converso com elas, freqüento palestras de atualização profissional e faço de tudo um pouco para ser uma concurseira melhor.

Algumas pessoas têm inveja, olham para mim de um jeito esquisito, acham que eu sou de outro mundo. Que nada! Eu sou mortal, sofredora, chorona e tenho preguiça também! Elas adoram dizer que eu "tenho tempo pra estudar", "que eu sou mais inteligente", "que meus pais me agüentam", "que tenho mais força de vontade". Isso acaba virando fantasma na cabeça dessas pessoas.

Por outro lado, eu tenho diversos outros problemas que quem trabalha não tem. Vivo num tremendo aperto financeiro sempre. Além disso, não entendo esse sentimento porque eu ainda não apareci em nenhuma lista de aprovados! Não há motivos reais para se invejar alguém assim.

As pessoas precisam parar de ter pena de si mesmas e ficarem se comparando a outras. Isso não é saudável e não leva ninguém à vitória. O que nos leva à vitória é o nosso próprio trabalho, esforço e estudo. Afinal, que é mesmo que faz a nossa prova? Só nós mesmos!

Resumo da Ópera – Não arrume desculpas, enfrente seus medos, fantasmas e dificuldades pessoais. O modo de estudar das outras pessoas, o sucesso delas não deve ser motivo de tristeza pra você, mas um exemplo de sucesso, Deve-se encarar como mais uma forma de mostrar o caminho das pedras. Saber que os concursos são grandes filas que andam até chegar sua vez (se você continuar insistindo e estudando) deveria ser um mantra a ser repetido até a exaustão.

Raquel Solitária, uma legítima concurseira carioca.

——«»———«»———«»———

Música do dia



Como não poderia deixar de ser, a música de hoje é "Caruso", linda música cantada pela Banda Sinfônica dos Fuzileiros Navais. É de arrepiar!

Se você quiser falar comigo, mandar uma sugestão ou dúvida, meu e-mail é raquel.solitária@gmail.com

10 Response to "COLUNA DA RAQUEL SOLITÁRIA - Não inveje, não faça terrosismo, apenas estude"

  1. alexandre says:

    Olá Raquel, concordo com você. Realmente muitas são as pesssoas que ao invés de olharem pra si e tentar serem críticos o suficiente para saber onde podem e devem melhorar, insistem em se comparar aos outros tentando justificar sua absoluta incompetência naquilo em que se concentra seu desejo frustrado no momento ou ainda pior, tentando justificar o sucesso do outro!! É um absurdo mesmo, e falo isso por também perceber essa atitude em algumas pessoas próximas no meu trabalho que sabem que estudo para concursos e que aguardo ser nomeado. Muitas dessas pessoas "dizem" que querem também mudar de vida, de emprego, de salário e que vão se preparar para o concurso tal e que estão "rachando" de estudar. Quando perguntei à uma dessas pessoas o que significava pra ela rachar de estudar ela me disse: "...estudei o final de semana inteiro..." e ela aí também me questionou; "... e pra você, o que é rachar de estudar?..." E eu disse: '...pra mim, são anos.".

    alexandre says:

    Ah, me esqueci, impagável essa foto do artigo!!

    É isso mesmo, Alexandre.
    (Você é o concurseiro Alê?)
    Realmente, esse artigo mexeu com todo mundo.

    Obrigada pelos comentários aqui e no shoutbox, pessoal! Vamos nos concentrar em nós mesmos e ser felizes.

    Raquel Solitária

    Flavia C. says:

    Odeio pessoas que olham mais pros outros do que pra si mesmas. Que falta do que fazer! Não entendo como alguém pode achar mais interessante a vida dos outros do que a sua própria. Aliás, conhecendo alguns tipos, até entendo sim. Pelo amor de Deus...

    Unknown says:

    Concordo, Raquel.
    Fiquemos na luz, e quem quer ficar preso às próprias limitações, que fiquem com elas...

    Raquel says:

    A grama do quintal do vizinho nem semprevé mais verde que a nossa, galera!


    Raquel Solitária

    alexandre says:

    Olá "Raquel solitária", não sou "o concurseiro Alê", mas acho que deva ter centenas de concurseiros Alê como eu por aí, né? Sou só mais um, mas sempre por aqui...bjão!

    Raquel says:

    Alexandre, todos os leitores são muito importantes pra mim! O Alê é um ex-blogueiro.

    Unknown says:

    Raquel essa foto do artigo é show d+! Ótimaaaaa rs.
    Exatamente pessoal xôoo olho gordo! ..
    Bjooo a todos e lindas energias agora para vocês!

    Camisa 9 says:

    Essa foto diz tudo rsrs

    Quando mais gente conhecemos e quanto mais experiência em nossas vidas acumulamos, independente da área, nos encontramos com vários tipos de pessoas, entre eles "esses" tipos de pessoas.

    É continuar lutando e fazer com que se tornem invisíveis para nós, sempre...

    Bons estudos galera
    e deixem a torcida chiar rsrs

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards