Hoje o blog faz aniversário!

Quando comecei a estudar para concursos público no ano passado, não demorou muito para eu sentir falta de algo além de bom material de estudo e dicas de como estudar direito para poder enfrentar essa guerra. Apesar da boa quantidade de websites e blogs voltados para concursos públicos, sentia falta de algo mais humano, mais centrado nas expectativas, medos, forças, fraquezas, certezas e dúvidas dos concurseiros. Procurei muito por algo assim na Internet, o máximo que encontrei foram mensagens esparsas em fórums concurseiros.

Um belo dia pensei “se ninguém faz, farei eu” e então criei esse blog, cujo nome representava exatamente como me sentia isolado de outros concurseiros, Concurseiro Solitário.

No começo eu escrevia sozinho sobre minhas experiências na guerra dos concursos públicos, fazia algumas divagações, reclamava de algumas coisas. Sinceramente, escrevia como uma forma de terapia diária, como uma forma de externalizar o que sentia ... sem precisar pagar para um analista me ouvir fazendo cara de paisagem ... hehehe. Só que outros concurseiros começaram a ler o que eu escrevia e começaram a se identificar com tudo aquilo. Comentários começaram a ser postados, a terapia individual passou a ser de grupo.

Hoje o Concurseiro Solitário é lido por milhares de concurseiros todos os dias, tem uma equipe de excelentes articulistas, recebe comentários, agradecimentos, sugestões e tal (apesar de que gostaríamos que mais gente comentasse, agradecesse, sugerisse ... fica a dica). O blog hoje é citado por concurseiros, por outros blogs, por websites, por professores de cursinhos. Não, não ganhamos nem um tostão com isso e nem queremos. O que nos anima e nos faz seguir em frente é sabermos que com nossos artigos diários, ajudamos muitos concurseiros como nós mesmos a continuar lutando por seu sonho de uma vida melhor na carreira pública, a acreditar que é possível alcançar esse sonho, a não se deixar abater. Quer prova melhor de que a vitória é possível que a vitória recente de nossa amiga Flávia Crespo, que está com data de posse marcada no TJRJ?!

Algumas coisas tornam o Concurseiro Solitário único na Internet brasileira:

1 – Quem escreve no blog é gente que luta na guerra dos concursos públicos da mesma forma como quem lê. Somos todos concurseiros e, portanto, nos entendemos melhor que ninguém.

2 – Temos atualização diária, de domingo a domingo. Todos os dias (com raras falhas) publicamos artigos inéditos.

3 – Não fazemos isso com finalidade de ganhar dinheiro, nem propaganda temos no blog.

A responsabilidade é grande. Não é raro de recebermos emails de concurseiros declarando que somente continuam na guerra dos concursos públicos porque podem contar com a força que passamos através do blog. Já recebemos vários mails de leitores que alcançaram a vitória e nos agradeceram porque parte desse sucesso nos é devido. Isso tudo requer responsabilidade, pois estamos lidando com algo muito precioso e sensível, a esperança e a motivação das pessoas.

Planos para o blog temos muitos, mas também temos paciência. Vamos fazendo alguns projetos especiais ao longo do tempo, temos outras surpresas no forno, mas tudo sem correria, com calma. Já nos perguntaram porque não lançamos um livro ... lançaremos, depois da nossa vitória, da nossa posse.

Resumo da ópera – Fico muito feliz em estar comemorando um ano de aniversário do blog. Só ganhei com essa idéia. Ganhei motivação e coragem para lutar, ganhei amigos, ganhei a certeza de que estou ajudando outros concurseiros, tudo isso vale ouro, gente!

Charles Dias, o Concurseiro Solitário.

Clipe especial de aniversário


——«»———«»———«»———

Em outubro do ano passado eu estava deprimida demais. Eu era reprovada sempre nos concursos para os quais estudava, tirava as mesmas notas que muitos concurseiros que fingiam estudar, o que acabava com a minha auto-estima.

Comecei uma busca alucinante por mecanismos para melhorar minhas técnicas de estudos. Buscava no Orkut, buscava no Google, quando me deparei com um sujeito no Orkut que divulgava na comunidade "Eu estudo sozinho para concursos" o seu blog. Muito desconfiada, pois há muita coisa ruim pela Internet, eu li o primeiro artigo desse rapaz. Eu fiquei muito desconfiada, pois ele usava um perfil com cara de fake (risos).

Lido o primeiro artigo, gostei e comecei a acompanhar mais. Eu sempre ficava com medo de comentar porque, até então, eu tinha medo de me expor pela Internet. Foi com o artigo "A fila anda" que eu resolvi tomar coragem para comentar e procurei saber mais sobre o blog em questão. Daí, intriguei-me com o nome Concurseiro Solitário, sua descrição e todo o layout! Depois disso, virou minha leitura diária.

Simplesmente, eu fui tocada por aquele artigo, pois refletia exatamente o momento triste em que eu vivia e ali estava a solução. Depois de muito participar, eu até ganhei um artigo só pra mim (risos), pois eu estava em dúvida sobre se faria prova para a Marinha novamente. Realmente, aquilo ajudou muito porque, mesmo sendo a maior responsável pela decisão, a análise fria me ajudou a enxergar meu caminho. Afinal, concurseiros vivem se deparando com obstáculos quase paralisantes.

Depois, minha participação foi crescendo, crescendo até que eu adicionei aquele "perfil fake" no orkut. O Charles se tornou meu amigo e me fez o convite para escrever para o blog. Senti um tremendo receio, pois havia artigos muito bons. Comecei tímida, mas depois saí abrindo a geladeira para pegar um suco e agora faço parte da equipe.

Resumo da Ópera (esse trecho para conclusão sempre me intrigava) - Esse blog me ajudou muito a aprender a amadurecer, a ter novas amizades, a aprender a passar o que aprendi, a compartilhar com as pessoas. Comparo a concurseira de outubro de 2007 com a de agora e fico com orgulho de mim. Compartilhar não nos enfraquece, mas nos fortalece. Esse blog tem grande parcela de influência no meu modus operandi atual de estudar.

Raquel Solitária, uma legítima concurseira carioca.


Clipe especial de aniversário


——«»———«»———«»———

O que estou fazendo aqui? Boa pergunta... nunca parei para pensar como eu vim parar no Concurseiro Solitário. Pra falar a verdade, eu não ando lembrando de nada a não ser dos benditos artigos e matérias que farão com que eu passe em um concurso público. Mas como hoje é uma data especial, vou fazer esse grande esforço.

Estudo há dois anos para concursos e nunca fui de usar a Internet como arma em meus estudos. Gosto de ir para uma biblioteca, me envolver com meus livros e folhas, além da minha lapiseira. Não, não uso aquele monte de canetinhas colorida, não faço mapas mentais e nem resumos. Sou um concurseiro antiquado, mas tenho conseguido coisa boa assim. No começo do ano, dando minhas voltinhas pela Internet, conheci o Concurseiro Solitário. Não me pergunte como e nem onde. Simplesmente cheguei aqui e gostei do que vi. Passei a acompanhar, não diariamente. De vez em quando passava por aqui e lia os artigos, ou seja, eu só recebia e tentava colocar o que lia em prática.

No final do mês de março o Charles colocou um aviso, em um dos artigos, convidando leitores a escreverem para o blog. Nem levei a sério, pensei logo que centenas de pessoas mandariam e o meu texto ia passar batido. Meu português, até então, estava enferrujado e eu não ia passar essa vergonha. Foi então que ele colocou outros avisos e aí um dia eu tive uma idéia, inspirado em uma frase que eu tinha visto, também não sei onde. Foi então que escrevi um artigo chamado "Herrar é o mano" que, para a minha surpresa, foi o primeiro artigo de um leitor convidado a ser postado neste blog, isso aconteceu no dia 5 de abril deste ano. No outro dia foi publicado um texto de outra leitora, chamada Flávia Crespo, e na outra semana um artigo de uma leitora chamada Raquel Monteiro.

Depois desse primeiro artigo, vários outros vieram. Lembro que mandava o texto durante a semana e ficava torcendo para que ele fosse publicado no final de semana. Como eram três pessoas que mandavam o texto, sempre sobrava um. Até então, não tinha nenhum contato com o Charles e nem com Flávia e Raquel. Apenas mandava os textos e esperava que eles fossem incluídos no blog. Eu era, portanto, um mero desconhecido com quase dez artigos publicados. Ninguém manda ser anti-social... me desculpem.

Foi então que ganhei a minha coluna semanal, na ocasião escrevi um artigo chamado "Eu protesto!", muito legal e que marcou a minha passagem por aqui desde então. Passei a ter contato com as outras leitoras convidadas e agora colunistas (Flávia e Raquel) e junto com o Charles formamos por um tempo o staff do Concurseiro Solitário. De nossas cabeças saíram idéias mirabolantes que até hoje estão para ser colocadas em prática. Mais recentemente foram integradas ao nosso grupo a Malu e a Fabi. A equipe cresceu junto com a nossa responsabilidade para com você leitor, responsável pela existência desse primeiro ano de blog.

Acredito firmemente que não existe nada melhor do que fazer algo por prazer. Escrevo por prazer e pra mim. Se a carapuça serve para você, concurseiro como a gente, é porque estamos no mesmo barco. Estudar para concursos é um processo e por mais que as pessoas sejam diferentes, cada vez mais acredito que o processo de sofrimento de todos nós seja o mesmo. Espero que seja apenas o primeiro ano e espero escrever muita "porralouquice" por aqui ainda.

Feliz aniversário Concurseiro Solitário, depois eu mando a conta!!!!

Resumo da Ópera - Não há nada mais resumido do que o resumo do resumo da ópera. The End!

Tiago Gomes, o Solitário Concurseiro, especialmente para o Concurseiro Solitário.

Clipe especial de aniversário


——«»———«»———«»———

Comecei a estudar pra concursos público há exatos dois anos, ainda um pouco reticente quanto a ser uma escolha definitiva, mas com muita vontade de ser aprovada. Em dezembro de 2007, comecei a me sentir um tanto quanto angustiada: um ano de sangue, suor e lágrimas e nenhum cargo público. Acho que é normal entrar em crises do gênero quando as respostas não são imediatas; como toda concurseira inexperiente, pensei que, para mim, tudo aconteceria um pouco mais rápido.

Nessa época, como sempre fiz em minha vida, resolvi descarregar as tensões na pena. Modéstia à parte, sempre escrevi bem, e desde cedo a escrita foi minha forma preferida de expressar sentimentos de uma forma precisa. Era através do papel que me sentia segura e à vontade para externar amor, raiva, tristeza, alegria e, principalmente, para fazer as minhas pequenas catarses pessoais. Nesse espírito, criei o blog "O Concurseiro – Crônica de uma aventura pública", destinado, inicialmente, a contar minhas histórias de concurseira e algumas percepções pessoais sobre o serviço público. Experiência para tal eu tinha: desde criança convivo com a "coisa pública" bem de perto.

"O Concurseiro" conquistou alguns leitores, o que me deixou bem feliz. Em março desse ano, um artigo sobre as "cascas de banana" da vida inspirou um elogio e um convite: o Charles gostou do meu jeito de escrever e me chamou para embarcar na nau do Concurseiro Solitário. Fiquei feliz e empolgada com a possibilidade de dividir histórias e conhecer pessoas que passavam por um momento semelhante ao meu. Devo dizer a vocês que isso aconteceu num contexto em que eu precisava sobremaneira desse sopro de vida. Dias antes, durante o processo de mudança para a casa dos meus pais no interior, depois de muitos anos morando sozinha, para economizar e estudar para concursos, aconteceu algo bem desagradável. Havia encontrado um espírito de porco, conhecido da família, que tinha simplesmente arrasado com meus sonhos concurseiros e as minhas escolhas profissionais anteriores. Estava tão fragilizada que não consegui reagir. Nunca me senti tão só, mas tudo iria mudar. Posso dizer, sem pestanejar, que o Concurseiro Solitário me ajudou a passar sem maiores traumas pela mudança e pelos primeiros tempos aqui na "roça" de luxo.

Minha estréia foi em 6 de abril. Logo depois, uniram-se a mim e ao Charles a Raquel e o Tiago, que rapidamente viraram amigos dos mais queridos, e depois Malu e Fabi, que ainda estou conhecendo melhor. Juntos discutimos, rimos, brincamos e compartilhamos sucessos e desventuras, sempre com o bom tempero da participação de vocês, leitores. É para vocês que pensamos projetos megalomaníacos – sim, temos um quê de loucos, senão não estaríamos aqui... – e imaginamos textos informativos ou bombásticos. E é com vocês, nesse turbilhão de emoções que é a nossa aventura pública, que seguiremos em frente, prova após prova, posse após posse, até chegar lá – onde quer que seja o "lá" de cada um de nós!

Resumo da Ópera - Mal posso esperar para encontrar o tal espírito de porco agora... risos, muitos risos!

Flavia Crespo, a Concurseira Crônica.

Clipe especial de aniversário


Chico Buarque - "Essa Moça Tá Diferente"

13 Response to "Hoje o blog faz aniversário!"

  1. U2 says:

    Olá,

    Conheço o site há pouco tempo. De qq forma gostaria de desejar meus parabéns, sucesso e que continue assim, ajudando outros concurseiros a não se sentirem "solitários"

    Um abraço!

    Unknown says:

    Parabéns à todos! sou mais um leitor diário deste blog, e sem sobras de dúvidas, vocês estão de parabéns pela maneira que se dedicam ao ajudar o próximo...
    bjos e abraços!

    Unknown says:

    Parabéns ao blog, parabéns para vocês colunistas sempre falando o que nós concurseiros precisamos muitas vezes ouvir. Acompanho o blog desde o início do ano, e ele tornou-se minha leitura obrigatória diária, junto com as notícias sobre concursos (correioweb) e o e-mail específico só para assuntos concursídicos. Mais uma vez parabéns, e os clipes de hoje foram sensacionais.

    Unknown says:

    Parabens a todos voces que fazem deste blog um incentivo a todos nós concurseiros solitarios. Eu tambem cheguei aqui por acaso e fiz deste blog quase um diario, adoro ler as colunas de voces, elas me incentivam, me motivam e me ensinam cada vez mais a ser melhor sem pestanejar. Obrigada por voces estarem ai do outro lado, preciso de voces tb! beijos a todos. Ana Maria Cunha

    Feliz Aniversário Blog do Concurseiro Solitário!

    Parabéns Charles, Raquel, Tiago, Flávia, Malu e Fabi.

    Sou fã de todos vocês

    Prof. Douglas
    www.professordouglas.com

    Parabéns para todos vocês que fazem desse blog uma referência na internet.
    Há algum tempo tive a oportunidade de ler seus textos, e hoje o site é de fato leitura diária para mim.

    Grande abraço amigos!

    Raquel says:

    Eu agradeço a vocês, pois sem os leitores e a nossa interação, não existiriam idéias para novos artigos. Fico muito contente por ajudar e ser ajudada nesse canal de comunicação que é o blog.

    Um grande abraço e bom estudo para todos!

    Gostaria de parabenizar o Blog!! Simplesmente amo de paixão e leio todos os dias os artigos. Me ajuda bastante! Sempre falo para todas minhas amigas que elas devem ler o blog.
    Parabéns!!!!
    PS: tb adoro os clipes!!

    Parabéns ao blog!! Para mim, ele é uma motivação constante. Agradeço a todos! Que venha o segundo, terceiro ano... Mas, com um detalhe, com os nossos amigos já nomeados e empossados nos seus respectivos cargos públicos.

    SERVIOTULIUS says:

    Estudar! estudar! até passar. Identifco-me muito com o solitário pois almejo um emprego melhor mas a luta é árdua e o caminho é longo e cheio de armadilhas. Parabéns pelo Blog, sempre que posso dou uma olhada e tenho gostado bastante dos comentários. Um abraço.

    Thais Dias says:

    "Hoje vai ser uma festa
    Bolo e guaraná muito doce pra você
    É o seu aniversário
    Vamos festejar os amigos receber..." rsrsrs

    Parabéns a todos pelo blog!!!!
    Pelo comprometimento, qualidade de informçaões, pela iniciativa que ajuda muitos concurseiros...

    Que seja só o primeiro ano do Concurseiro!!!

    Beijoss

    Camisa 9 says:

    Parabéns ao blog. Eu acompanho desde muito cedo o blog.
    Conheci o blog quando apenas o Charles estava aqui no blog do Professor Douglas. Não sou tão participativo quando poderia e gostaria e neme estou conseguindo acompanhá-lo todos os dias, mas estou sempre por perto.

    Espero que possamos nos encontrar um dia desses...

    Bons estudos à todos
    Abraços concurseiros solitários!

    Camisa 9 says:

    Parabéns Charles pela iniciativa. Parabéns também à Flávia, Rachel, Tiago, Fabi e Malu. E à todos que já colaboraram e ainda vão colaborar.

    Estou aguardando o livro agora hehe

    Abraços

    Éric-SJC/SP

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards