COLUNA DO SOLITÁRIO CONCURSEIRO - Guia dos desesperados: TRT-BA

O que fazer restando apenas 15 dias de estudos para o aguardado concurso do TRT-BA? Uns estão contando os dias para que chegue logo a prova, outros fariam de tudo para que tivesse um pouco mais de tempo. O certo é que bate um desespero na maioria dos candidatos. Tempo, conteúdo, ansiedade e o nervosismo estão entre os causadores dessa ameaça. Entretanto, o tipo de desespero varia conforme o tipo de candidato. Sim, há os que estão preparados, os quase preparados, os sem noção e os concurseiros de primeira viagem. Para cada um desses há um tipo de reação e também um tipo de preparação pré-prova. Falando nisso, esta é a nossa conversa de hoje. Como se preparar para o TRT Bahia de acordo com o seu biotipo.

Antes de começar preciso contar uma notícia. Não sei se você já sabe, mas corre na Câmara dos Deputados um projeto que cria 403 cargos (294 para Analistas e 109 para Técnicos) no TRT baiano. Portanto, não dê a mínima para o Cadastro de Reserva. Muitas convocações ocorrerão durante a validade do concurso. Viu meu rei??

Como se sabe, a organizadora é o Cespe/UnB, isso significa que a prova terá muita interpretação das leis e muita história. Se você vinha se preparando para provas da FCC e outras bancas, esqueça! O buraco é mais embaixo e a prova pedirá sua total atenção. Até porque uma questão marcada errada no gabarito anulará uma questão certa. Ou seja, a banca vai tirar aquele ponto conquistado com muito suor se você pisar na bola. Cruel não?!

Pois bem, se você for bem nas 120 questões que lhe esperam e ficar entre os 200 primeiros (me refiro ao cargo de Técnico Judiciário – Área Administrativa) fará uma prova prática de Informática. Cuidado! Não é prova de digitação. Você terá que elaborar uma planilha no Excel, que deverá ser convertida em uma tabela para uso no Word e enviá-lo Outlook. Detalhe: a banca não dá moleza, tem que saber.

Tá bom... tá bom... nem fez a prova ainda e eu já estou falando da prova prática. Tudo bem. Vamos voltar à prova do concurso. Que tal analisar o conteúdo? Ótimo não é? Então farei uma análise do conteúdo de Técnico Administrativo de acordo com a banca:

Português: as provas são bem elaboras. O foco está na interpretação do texto, inclusive em questões que abordam a gramática. Ir bem em uma prova do Cespe desta matéria, significa pontos preciosos para a prova como um todo.

Atualidades: raramente é cobrado algo muito atual, porém, se o candidato lê com freqüência e está antenado com o que acontece no mundo não terá dificuldades. Em algumas provas a banca embola a matéria com português, mais parece interpretação do texto do que propriamente o conteúdo de atualidades.

Raciocínio Lógico: esqueça o raciocínio cobrado por outras bancas, cheios de desenhos. A prova é basicamente baseada nas proposições (E; OU; SE, ENTÃO; SE E SOMENTE SE). Além disso teremos itens sobre Tautologia, com certeza estará na prova.

Processual do Trabalho: essa matéria, quando cobrada em TRT´s, costuma ser a pedra no sapato dos candidatos. Além do mais quando é cobrado também Processual Civil. O direito processual trabalhista tem como fonte subsidiária o processo civil, então muita coisa não é encontrada na CLT. Ir bem nessa matéria significa boas chances de sair na frente de outros candidatos. Preste atenção na doutrina e nas súmulas.

Direito do Trabalho: a matéria em si é bem tranqüila, salvo alguns pontos que requer mais atenção. A banca não costuma cobrar profundamente o assunto até porque não tem como ir além do que está na CLT. Pra falar a verdade, devido a proximidade com o cotidiano de milhões de brasileiros, todo mundo sabe um pouco sobre o assunto. É até gostoso estudar a matéria.

Processual Civil: aqui está uma das matérias mais difíceis de ser estudada. Se a banca for pela lógica, não vai cobrar além do trivial. Se sair da linha, pode atrapalhar a vida de todo mundo. A matéria é rica em pequenos detalhes e por mais tempo que o candidato tenha, não tem como esmiuçar tudo. Sem querer amedrontar, mas essa é a matéria mais difícil do concurso pois se a banca não cobrar o basicão, a coisa pode ficar feia pro lado de 99% dos candidatos. Lembrando: mesmo que o CESPE utilize a lei seca, não espere encontrar a lei como ela é pois a banca utiliza muitos sinônimos em suas questões de lei seca.

Direito Administrativo e Constitucional: matérias básicas de qualquer concurso, a banca cobra muito a interpretação da lei. As questões contam muita história, muitas vezes para atrapalhar o raciocínio do candidato. Do assunto cobrado, qualquer coisa pode cair, não tem como apontar para um ou outro conteúdo.

Regimento Interno: não tem muito o que dizer. A banca explora a lei seca. Nos últimos concursos realizados pelo CESPE, não foi cobrado muito regimento, foram poucos itens. Entretanto, não dá pra saber quantos itens serão cobrados. O jeito é estudar todo o regimento e estar preparado.

É impossível escrever um guia de véspera do concurso generalizado. Passado algum tempo depois do edital ter saído, cada candidato encontra-se em um nível de estudos. Seria como passar o mesmo remédio para todos os pacientes de um hospital. Uns teriam sua enfermidade resolvida, porém outros poderiam até vim a óbito devido à rejeição ao remédio. Portanto, vamos dar alguns exemplos de candidatos, espero que se encaixe em um deles e consiga chegar ao seu objetivo no dia 9 de novembro.

Fiz todos os concursos para TRT esse ano, porém, não farei o concurso do TRT-SP dia 16/11: amigo, essa é a sua última chance do ano. Desde o dia 12/10 (prova do TRT-GO) você só precisava focar os seus estudos no estilo CESPE e nas matérias que não caíram nos outros concursos, ou seja, Processual Civil e Regimento Interno. Você tem que estar com o restante na ponta da língua. Esse tempo restante deve ser para revisão das outras matérias e aprofundamento de P. Civil e Regimento. Você tem tempo suficiente para chegar na prova bem preparado.

Fiz todos os concursos para TRT esse ano e farei a prova do TRT-SP: você tem grandes desafios pela frente, mas lembre-se que as bancas são diferentes e a forma como são cobradas as questões também. Para o TRT-BA você terá duas matérias que não serão cobradas no TRT-SP. Então, foca os seus estudos nessa matéria e na semana seguinte, estuda Informática e faça a revisão das outras matérias para o TRT-SP. Não perca tempo pois será tudo muito corrido.

Não fiz nenhum TRT, mas resolvi estudar para este concurso assim que saiu o edital: ótimo. Se você vem estudando forte para este concurso, não significa que tenha menos chances do que o que fez as outras provas, nada disso. Este é um concurso feito por outra banca e totalmente diferente do que seu concorrente fez para os outros TRT´s. A sua preparação dedicada pode lhe render uma boa colocação neste concurso. Para isso, procure revisar a matéria neste tempo que falta. Não é hora do desespero e sim de aparar as arestas.

Vou fazer o concurso do TRT-BA, tenho uma boa base nas demais matérias, porém não tive tempo de estudar as matérias específicas como Processo Civil, P. Trabalho e Regimento: se você tem uma boa base não pode jogar este concurso fora. Dedique-se, nesse tempo, às matérias que você não teve tempo de estudar. Não estude mais ou menos. Dedique-se de verdade pois há tempo de ver. Vai ser difícil, mas com uma boa dose de determinação você pode chegar lá. Procure resumos com o pessoal que você sabe que está estudando, tente fazer exercícios. Utilize todas as armas que dispor. Não olhe para o tempo, apenas dê o seu melhor.

Esse é o meu primeiro concurso e não tive tempo de estudar: nesse caso estamos diante de uma missão impossível ou quase. O conteúdo é extenso e o concurso não é de brincadeira. Mesmo assim, há como se sair bem em uma prova dessas estudando 15 dias. Neste caso, estude português, direito do trabalho, constitucional e administrativo. Corra atrás de vários resumos e aprenda algumas técnicas de chute. Não garanto a aprovação, mas o seu estudo dará base para outros concursos e você ainda ficará na frente de muita gente boa que estudou mas ficou nervoso na hora da prova. Se por acaso passar no concurso, vá correndo e joga na Mega-Sena também porque a sorte estará contigo.

Resumo da Ópera - Avéspera de qualquer concurso é fundamental. Não sei como tem gente que não estuda na última semana ou nos últimos dias. É na véspera, com adrenalina lá em cima, que conseguimos estudar mais e nos concentrar mais. Por isso é que devemos definir certas estratégias de acordo com o nosso momento atual de estudos. Para o TRT-BA, defina suas estratégias, arrume suas armas, mapeie o seu inimigo e vá para a guerra. O sucesso lhe aguarda!

ATENÇÃO!

Este colunista que vos escreve não fará este concurso e não sabia que saiu uma retificação do edital. A PROVA DO CONCURSO SERÁ NO DIA 23/11. Portanto, para aqueles que irão fazer o concurso, saibam que ganharam uma chance de ouro. Tudo que está escrito neste artigo continua valendo, só que agora vocês terão mais tempo de rever tudo e aprofundar nas matérias respectivas. Ô coisa boa!!!!

Tiago Gomes é o Solitário Concurseiro.

——«»———«»———«»———


Clipe do dia



Lembro, como se fosse hoje, quando eu pegava o disco (bolachão) do Pink Floyd e colocava no ponto dessa música só para acordar meu irmão. Ele ficava indignado e eu, claro, me escondia pra não tomar uns cascudos. Minha infância foi recheada de Pink Floyd e sua incrível música "Time", entre outras.

3 Response to "COLUNA DO SOLITÁRIO CONCURSEIRO - Guia dos desesperados: TRT-BA"

  1. Tiagão, muito bom! Você mapeou todas as hipóteses. Você está sinistro! Agora eu tô entendendo mesmo o seu sumiço. Só posso te desejar bons estudos.


    beijos,
    Raquel

    Fabiana says:

    Valeu Tiago!!
    Mais um excelente artigo!
    To muiiito feliz que alguém finalmente me escutou sobre as Súmulas!! Ufaaaa!!!
    Bjo
    Fabi Pacheco

    Camisa 9 says:

    Você escreveu tudo mesmo!
    Parabéns pela dedicação de sempre. E olha que você nem vai fazer esse concurso, quanta dedicação mesmo :D.

    Bons estudos
    Éu

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards