COLUNA DA RAQUEL SOLITÁRIA - Motivação: combustível para a alma

Olá, concurseiros. Como de costume “eu mordo e depois assopro” (risos). Semana passada, eu falei das más companhias concurseiras. Hoje vou falar das coisas que podemos fazer para nos deixar felizes e motivados.

Alguém já deve ter lhes dito o quão importante é manter-se conectado a um sonho, um objetivo. Há alguns concurseiros e ex-concurseiros que colam gravuras em painéis com coisas que desejam adquirir. Outros vão assistir a posse de alguma pessoa nomeada e outros vão ao local de trabalho. Tenho um amigo que foi assistir a posse da prima como juíza de Direito.

Como eu já tive oportunidade de dizer em algum artigo no passado, eu estou nessa luta por vocação. Doa a quem doer (muita gente critica), eu desejo e serei militar. E eu estou cada vez mais convencida de que o meu lugar é na carreira militar. Isso porque eu aproveitei um evento que acontece todo ano na escola em que desejo estudar para ir conhecê-la. Faltei as aulas da manhã do cursinho semanal que faço por causa do evento, pois a escola só abre para o público nessa data, uma vez ao ano. Foi com dor no coração que faltei aula, mas valeu muito a pena.

Cheguei lá em cedo, andei por todo Distrito Naval até chegar ao porto para pegar o Aviso (embarcação) que leva a ilha onde está sediada a escola. Atravessei de barco e fiquei admirando a paisagem. O tempo estava nublado, mas para mim era tudo lindo demais. Esses momentos estão congelados na minha retina e na minha mente.


Quando aportei na escola, tratei de tirar muitas fotos nos lugares mais bonitos de lá, pois é uma escola muito bem cuidada. Tirei fotos das aves da ilha. Simplesmente, foi um passeio agradabilíssimo. Depois, o sol resolveu aparecer e todas as fardas femininas ficaram mais alvas e lindas ainda. Teve bandinha tocando, exposição de artigos militares, helicóptero para as pessoas tirarem fotos ao lado dele. Eu tirei fotos como eu pude, como essas aí.

A sensação eu não consigo explicar, traduzir em palavras. Eu cheguei lá, vi os alunos felizes, uns conversando e organizando o evento, outros competindo e pensei que lá é o meu lugar. Eu também sorrirei como eles quando for empossada. Constatei que um sonho não tem preço. Pode haver salários maiores em outros cargos, outros órgãos e tribunais, mas realizar meu sonho é um salário indireto. Eu quero ficar linda de farda como as mulheres que estavam lá. Que roupa mais alinhada!


Resumo da Ópera - Se você tem um sonho, dê asas a sua imaginação. Estimule-se a sonhar cada vez mais para os bons e maus momentos da sua luta. Se não tem, trate de sonhar, pois é muito útil. É o combustível para buscar com mais fervor a sua vitória. Eu, por exemplo, agora estou estudando com muito mais gás que antes.

Alguns avisos:

* Não deixe de assinar nossa newsletter, pois essa semana estarei enviando um simulado exclusivo, elaborado por mim, para nossos assinantes. Basta enviar um email em branco (sem nada no campo de assunto ou no corpo do email) para concurseirosolitario-subscribe@yahoogrupos.com.br

* Se desejar mandar dúvidas e sugestões, meu e-mail é raquel.solitaria@gmail.com

Raquel Solitária, uma legítima concurseira solitária.

——«»———«»———«»———

Música do Dia



A música de hoje é, seguindo a sugestão da amiga Flavia Crespo, uma instrumental do disco "Chico Canta" de Chico Buarque de Hollanda.

6 Response to "COLUNA DA RAQUEL SOLITÁRIA - Motivação: combustível para a alma"

  1. Fala Raquel!
    Como sempre, vc tem razão! Não se deve "abrir mão" de um sonho por melhor salário que seja. Eu viso ao TRE. No momento, estou prestando concurso para os TRT'S por falta de opção. Em 2009 estarei focado totalmente nos TRE'S. Eu tenho certeza que você irá conseguir realizar o seu sonho. Disso, eu não tenho a menor dúvida! Aconteça o que acontecer, nunca desista do seu sonho!!
    bjs.
    Alfredo Madeiro

    Fabiana says:

    Amigaaaa!!!
    Imagino só a emoção que sentiu!
    Eu me vejo todos os dias na cadeira de juiz, só que ainda estou na reservada para os advogados... Mas é uma questão de tempo!!!
    Temos que nos motivar sempre! Tem pessoas que fazem concursos pelo salário (o que não é o nosso caso e não julgo ninguém por isso) e mantém na sua escrivaninha de estudos um contra-cheque de salário do cargo almejado. Quando bate a preguiça, logo começa a olhar e um gás extra automaticamente entra. Cada qual com seus motivos. O meu é vocação pura! Me vejo como uma juíza por ideal e não pelo salário, e me imaginar lá é o que mantém nessa luta desumana.
    Nossa! Ficou tão longo que dava pra escrever um artigo!
    Bjooo
    Fabi Pacheco

    Oi, Raquel, fico feliz em saber que vc persiste no seu sonho e no seu foco. Atropelos são comuns na vida da gente. Mas o certo é que quando queremos algo, temos que persistir. Já leu o livro "Quem mexeu no meu queijo?" Em caso negativo,leia o quanto antes... vc entenderá o porquê. Obrigada pelo texto! Bj pra vc e pra todo mundo do concurseiro solitário.
    Waleska

    Raquel says:

    Pessoal, creio que devo acrescentar que cada um deve mesmo encontrar o próprio mecanismo de motivação. A Fabi acaba de me lembrar da cópia do "contrachoque" (risos). Eu encontrei o meu: as lembranças da escola e as minhas fotos!

    Obrigada pela contribuição de vocês no debate!

    Raquel

    Flavia C. says:

    Raquel, nem preciso dizer o quanto eu acredito na sua vitória nessa batalha. Você vai ficar chique de doer nessa farda branca.
    E adorei a escolha da música. Chico Canta é tudo!
    Beijos grandes, menina!

    Camisa 9 says:

    Que belas fotos!
    Espero que logo você realize seu sonho. Espero mesmo. Você merece. Continue a perseverar!

    Bons estudos

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards