COLUNA DA CONCURSEIRA CRÔNICA - Certidões, atestados e desatinos

Passar em concurso é bom; ser convocado, melhor ainda! Ver o nome no Diário Oficial pela primeira vez enche o peito de alegria e conforto. Agora... desloquemos um pouquinho os olhos pro final da página. Lá estão os vários documentos que você deverá entregar para se tornar, efetivamente, um servidor público. A princípio, pode parecer tudo muito complicado, mas no final das contas é infinitamente mais simples do que parece. Aí vão algumas dicas:

1 – Procure informação: isso é fundamental. Pra todas – absolutamente TODAS – as certidões que tirei para o cargo que estou assumindo, as informações de valores, locais e prazos de entrega vieram diretamente da comunidade do Orkut. Não sei o que faria sem essa fonte.

2 – Não relaxe: tente tirar tudo com a maior antecedência possível. Nesse caso, é melhor poder se dar ao luxo de conferir obsessivamente se está tudo ok antes do dia da entrega dos documentos. Um exemplo? Uma das minhas certidões ficava pronta em 24 horas. Tranqüilíssimo tirá-la na véspera, não? Não! O funcionário do cartório, fazendo seu trabalho mecanicamente, cometeu um erro grotesco ao digitar o meu nome na certidão. Resultado? Precisou refazê-la.

3 – Organize-se: antes de partir pra rua feito um doido, cheio de documentos na mão, veja tudo o que você precisa fazer e esquematize dias e horários – vai facilitar muito a sua vida. Há certidões que podem ser tiradas pela internet, enquanto outras só estão disponíveis em cartórios. Combine prazos e locais pra não gastar tempo desnecessariamente.

4 – Peque por excesso: não confie nas instruções para certidões e atestados só o edital, só da convocação do Diário Oficial ou só da carta de convocação que chega à sua casa. Tenha absoluta certeza que há informações a mais ou a menos em todas elas. É indispensável que você leia AS TRÊS e tire TODOS OS DOCUMENTOS QUE FOREM CITADOS. Vejam o meu caso: a convocação do Diário Oficial fala em certidão de antecedentes criminais do distribuidor da comarca de residência do candidato, estritamente. Acontece que, dias depois, minha carta de convocação chegou às minhas mãos dizendo que a certidão deveria ser tirada em todas as comarcas em que o candidato residiu NOS ÚLTIMOS 5 ANOS! Se eu não tivesse essa informação, teria um grande problema, pois só moro no meu atual endereço há 6 meses, e precisei tirar a famigerada certidão no distribuidor daqui e nos 4 distribuidores do Rio de Janeiro.

5 – Prepare o bolso: é, meus amigos: certidões, autenticações e desatinos custam dinheiro, infelizmente. No meu caso, foram quase 200 reais, sem contar as passagens de ida-e-volta para a Velhacap. Tem algumas formas de não gastar tanto. Quem é desempregado e precisa de certidões criminais, por exemplo, pode pedir isenção à Defensoria Pública de sua comarca. Eu até me enquadro nessa situação, mas tive receio da dupla burocracia me fazer perder o prazo e resignei-me a gastar o que não tenho. C’est La vie.

Resumo da Ópera - Espero ter ajudado vocês a desmistificar um pouco essa fase pós-concurso. Vão por mim, é bem mais simples do que ser aprovado.

Flavia Crespo é a Concurseira Crônica.


2 Response to "COLUNA DA CONCURSEIRA CRÔNICA - Certidões, atestados e desatinos"

  1. Fla, você está certíssima. Não devemos deixar nada para depois.

    Fiquei surpresa com essas certidões sobre os lugares diversos em que se morou nos últimos tempos.

    Raquel Solitária

    Camisa 9 says:

    Valeu as dicas, agora eu só preciso ser nomeado também hehe

    Estou esperando o TJ-SP/SJC aiaiai...aí foi tão rápido as convocações, porque será? Bom, que bom pra você e para os outros, enquanto isso eu continuo no aguardo e continuarei estudando.

    Bom trabalho agora hehe ;)

    Éric

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards