COLUNA DA MALU - A palavra de ordem de hoje é EXERCÍCIOS

Não, não estou falando de exercícios físicos, apesar de que é válido ressaltar que exercícios físicos são muito importantes e de grande ajuda na vida do concurseiro, como bem disse a Ana Luiza em seu artigo publicado no último domingo (clique aqui para lê-lo). Os exercícios a que me refiro são mesmo questões das matérias que estudos, falo de exercitarmos nossos conhecimentos, colocarmos em prática aquilo que aprendemos na teoria no desafiando com questões como as que temos de responder nas provas dos concursos que prestamos.

Há alguns anos tentei aprender a tocar violão com um amigo que me dava aulas de graça. Era um sonho meu e ainda é. Esse amigo era muito bom professor, me ensinou toda a teoria direitinho e a parte prática também. Então disse que eu deveria praticar todos os dias para que conseguisse realmente aprender a tocar o instrumento. E o que foi que eu fiz? Não pratiquei! Perguntem se eu sei tocar violão! Apenas sei onde fica o Dó Maior, o Mi Menor e o Sol. Do resto não me lembro mais de nada. Sei a teoria que ele me ensinou, mas não sei tocar uma música! Com concursos também é assim: a prática leva à aprovação!

Quando comecei a estudar para concursos públicos, confesso que não fazia exercícios. Não me lembrava, ou então achava que tinha que decorar conceitos, enfim, estava ainda com uma mentalidade meio que de prova da faculdade que a gente sempre estuda tudo, pois nunca sabe o que o professor vai pedir e como ele vai fazer isso.

Depois do meu primeiro concurso vi a dificuldade que foi fazer as questões. Porque elas eram muito difíceis? Pode ser, mas percebi que o meu erro maior, dentre outros, claro, era a falta de prática mesmo. Sabia a teoria, mas não sabia interpretar as questões. Não preciso dizer que me dei muito mal na prova!

Depois disso, passei a fazer mais exercícios das bancas dos concursos que prestei, mas ainda era pouco, muito pouco. Só fazia de vez em quando, um pouquinho aqui e outro ali. Até que um dia conversando e resolvendo questões com um amigo concurseiro que conheci graças ao Orkut, percebi como ele tinha facilidade em responder as questões, em assimilar o que estava sendo pedido. Então ele me contou que o motivo disso era a prática. Ele fazia sempre muitas questões. Fiquei meio assim, sem querer acreditar muito, mas resolvi adotar esse hábito de resolver questões, principalmente questões aplicadas pelas bancas em provas anteriores. E não é que deu certo?

Quando estudamos e depois resolvemos questões obre o assunto, vemos como aquela teoria pode ser cobrada na prática. Poucas bancas elaboram questões diretas, que perguntam o que é isso ou o que é aquilo e a resposta é direta. Mesmo a Fundação Carlos Chagas, famosa por pedir muito texto de lei, também coloca casos um pouquinho mais elaborados.

Além disso, passamos a conhecer o estilo da banca que está organizando a prova do concurso que iremos prestar. Sabemos, também, o que precisaremos estudar mais, em quais pontos precisamos nos dedicar mais detidamente, bem como o que precisa ser mais bem entendido e devidamente memorizado.

Fazer questões é também uma forma de revisão. Você estudou um assunto há algum tempo e ao resolver as questões referentes a este assunto você relembra o que foi estudado, fixando melhor na sua mente. E, também, aquilo que erramos quando resolvemos as questões ficam guardados e na hora da prova se cair uma questão semelhante nosso cérebro lembra imediatamente do erro, evitando isso ocorra outra vez. Isso já aconteceu muito comigo.

Hoje em dia é muito fácil achar questões para praticar. Não precisamos comprar livros ou apostilas só para isso, pois temos muitos sites na internet que disponibilizam essas provas gratuitamente (veja abaixo duas dicas de sites muito interessantes para isso). É claro que alguns cuidados são necessários. Não dá pra pegar provas e questões de qualquer site e nem ir acreditando em todo e qualquer gabarito. Muitas questões vêm com o gabarito errado e por isso temos que estar atentos. Se você discordar de um gabarito, pesquise nos seus livros e nas leis, confirme aquilo que você pensa e descarte aquela gabarito para não aprender errado.

Resumo da Ópera – Faça exercícios sempre. Se você já tem esse hábito ótimo! Mas não custa nada fazer um pouquinho mais, não é? Se você ainda não tem esse hábito coloque-o em prática urgentemente. É uma importante ferramenta que você está desperdiçando.

Dicas de sites:

Gosto muito de dois sites para pegar provas de concursos anteriores e resolver questões.

PCI (www.pciconcursos.com.br) – Onde disponibilizam todas as provas aplicadas em concursos públicos realizados em todo o país. Além disso, possuem testes separados por disciplina. Basta entrar lá e aproveitar, é tudo gratuito.

Questões de Concursos (www.questoesdeconcursos.com.br) – Esse site é excelente. Basta você fazer um cadastro gratuito e começar aproveitar. Você pode escolher a banca, a matéria, o ano e o tipo de prova que deseja fazer que o site mostra todas as questões. Ainda podem ser inseridos comentários nas questões. E também podem ser criados mini-simulados, com questões de uma determinada matéria e banca. Várias ferramentas que o concursando pode escolher para aprimorar os estudos.

Malu, concurseira do Paraíso das Águas dando uma dica de estudo muito importante para os leitores do blog!


——«»———«»———«»———

PERGUNTA DO DIA

Você acha que fazer exercícios faz parte da estratégia de estudo? Você costuma fazer exercícios? Acha que é uma ferramenta muito importante, razoavelmente importante ou desnecessária?


Essa pergunta deve ser respondida em nossa comunidade no Orkut. Basta clicar no homenzinho ai em cima (você precisa estar conectado no Orkut em outra janela de navegador para ser levado à página de resposta).

———«»———«»———«»———

Música do Dia

Desenchantee - Manian feat. Aila

O DJ Manian, nome real Manuel Reuter, é um produtor, DJ e dono de selo musical (Zooland Records) alemão, e também membro do aclamado trio de dance music Cascada. Um de seus sucessos recentes é uma regravação do sucesso da cantora Kate Ryan em francês, "Desenchantee", que tem a cantora Aila nos vocais.

5 Response to "COLUNA DA MALU - A palavra de ordem de hoje é EXERCÍCIOS"

  1. Boa dica, Malu. Seu artigo de hoje foi muito legal!!!!


    Beijos,
    Raquel

    Fabiana says:

    Gente!!!

    Aonde eu estava que não tinha descoberto esse Blog antes???
    Isso aqui é ESSENCIAL a qualquer concurseiro sério!!!
    Ameiii o artigo! Exatamente TUDO que eu já passei vc postou aqui...
    Quando comecei a fazer os
    exercícios do site QC que já foi indicado (Questões de Concursos) minha média de pontuação aumentou uns 40%. Hj eu prefiro muito mais uma bateria de exercícios, mas sem nenhuma pretensão de averiguar o conhecimento, e sim para aprender mesmo!!!
    Ameiii o artigo! Parabéns Manu!
    Bjooo
    Fabi Pacheco
    Concurseira de Plantão (e completamente fora da casinha segundo alguns amigos, hehe!!)

    Unknown says:

    Eu era uma concurseira que não fazia exercícios porque não me sentia preparada para tal. Preferia ficar horas lendo e fazendo mapas mentais.

    Em Agosto, tomei a atitude de mudar minha vida radicalmente nesse ponto...

    Recomendo!

    Exercícios já!

    Fica um abraço da Paty

    Camisa 9 says:

    Adorei a música.
    Adorei o post.
    Adorei até o nome da sua cidade!
    rsrsrs

    Verdade, ontem que eu fui fazer alguns exercícios e depois disso que eu comecei a "pegar" a matéria, mesmo sem estudar a teoria. Bem, em Raciocínio Lógico funcionou comigo essa tática, mas mesmo assim eu vou estudar a teoria um pouco.

    Bons estudos

    Anônimo says:

    Curiosidade, Malu: "Paraíso das Águas", é Caldas Novas (GO), Porto Belo (SC), ou aonde?

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards