COLUNA DA MALU - E quando tudo dá errado?

O que fazer quando fazemos tudo, simplesmente tudo aquilo que nos era possível fazer e ainda assim nos damos mal nem um concurso? E, pior ainda, quando apostamos todas as nossas esperanças nesse bendito concurso e, no final, as coisas não saem conforme planejamos?

Acredito que todo concurseiro já deve ter passado por isso pelo menos uma vez na vida. Eu estou passando por isso nesse momento.

A gente se prepara com o melhor material, estuda tudo que está no edital pelo menos umas duas vezes e ainda faz umas duas revisões, faz todos os exercícios e provas passadas aplicadas pela banca, mas apesar de todo preparo e dedicação as coisas não acontecem da forma como esperamos. O que pode ter acontecido?

Fazendo uma rápida análise, vi que alguns fatores podem ter influenciado para tudo ter dado errado comigo:

Nervosismo – Esse é um dos principais inimigos do concurseiro sério. O nervosismo na hora da prova tira nossa concentração e compreensão do que está sendo pedido na questão, atrapalha nossa memória. Temos que aprender a controlar nossas emoções e tentar não ficarmos muito nervosos na hora da prova.

Pressão e cobranças – A pressão e a cobrança, não apenas de nossos familiares e amigos, mas de nós mesmos, também podem detonar meses de preparação do concurseiro. Não podemos levar para a prova todo aquele peso de ter que passar no concurso. Quando nos agarramos a um concurso como se ele fosse o último que existisse, colocamos um peso desnecessário sobre os nossos ombros que nos atrapalhará na hora da prova. Quando for fazer uma prova, esqueça as outras pessoas e toas essas pressões e tente não se cobrar.

A prova foi mais difícil do que nós esperávamos – Se a prova está mais difícil do que você pensava, não adianta se desesperar. Lembre-se que está difícil não apenas para você, mas para todos os outros candidatos. Nessa hora temos que ter calma e frieza para raciocinar. Muitas vezes nós até sabemos a resposta, mas achamos que está tudo muito difícil e o desespero domina nossas emoções. Não deixe que isso aconteça. Respire fundo e encare as benditas questões.

Esses são apenas alguns fatores que podem nos atrapalhar na hora da prova adiando a nossa sonhada vitória. O importante é analisar tudo aquilo que não saiu conforme o planejado, como estou fazendo. Estou analisando e tentando entender porque errei tantas besteiras, tantas questões que eu sabia a resposta e marquei errado. Como eu queria muito passar nesse concurso, devo ter colocado pressão demais em mim mesma e isso me atrapalhou bastante.

Resumo da Ópera – Algumas vezes as coisas fogem do nosso controle e aquilo que tinha tudo para dar certo, simplesmente dá errado. Nessas horas, temos que nos recompor e analisar aquilo que deu errado para não cairmos no mesmo erro novamente. Independente de qualquer coisa, acredito que tudo tem uma razão para ser e nada acontece por acaso. Então, se não fui bem em um concurso, é porque existe algo melhor reservado para mim. Pode ser que pensar assim seja apenas desculpa, mas pelo menos me conforta e me dá ânimo para seguir adiante. Sempre há esperança!

Malu Heli, concurseira do Paraíso das Águas, lembrando que nem tudo está perdido e a esperança é a última que morre.


——«»———«»———«»———

PERGUNTA DO DIA

O que você faz quando tudo dá errado? Quando as coisas simplesmente não acontecem da forma como você esperava?

Essa pergunta deve ser respondida em nossa comunidade no Orkut. Basta clicar no homenzinho ai em cima (você precisa estar conectado no Orkut em outra janela de navegador para ser levado à página de resposta).

———«»———«»———«»———

Clipe do Dia



A música de hoje é "Lucky", interpretada por Jason Mraz e Colbie Caillat. Mais uma música romântica para adoçar o dia de todo mundo!!!

3 Response to "COLUNA DA MALU - E quando tudo dá errado?"

  1. Malu, não fique triste. Pode ser que você precise se acostumar com provas cansativas. Faça mais provas de concurso e você melhorará.


    Raquel

    Camisa 9 says:

    Força moça!
    Levante a cabeça, aprume as costas e volte a estudar...talvez você tivesse de passar por mais essa tribulação, enquanto a sua sonhada vaga não chega.
    O importante é que você aprendeu um pouco mais e saber não ocupa lugar.
    Gambate e bons estudos

    *Minha opinião apenas:
    Aqui no meu trampo não dá pra abrir os videos do youtube...e eu não queria mesmo porque eu não gostei do nome da música...rssrs, mas a culpa não é sua é minha ok..a bobeira é minha mesmo rs

    Unknown says:

    Malu pensa sempre assim:

    " Podem me atirar ao abismo, mas lembrem-se eu sei voar"...

    Beijãooo...
    Vanessa.
    (vanessacastro_7@hotmail.com)

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards