COLUNA DO SOLITÁRIO CONCURSEIRO - Diário de Guerra – Batalha 1: TRT-AL

Há 5 meses entrei em minha maior guerra concursídica. Composta por 3 batalhas (Alagoas, Goiás e São Paulo), percebi que guerra será mais difícil do que todos os concurseiros esperavam. A primeira batalha, em Alagoas, foi sangrenta. Apesar dos vários avisos de que a FCC estaria mudando suas armas, muitos concurseiros bons não deram a devida atenção e foram pegos de surpresa pela banca. O golpe foi fulminante.

Devido à pequena mas sólida experiência em concursos, sempre fico com a pulga atrás da orelha com as bancas. Ao olhar as provas da FCC mais antigas, percebi que as questões estavam muito fáceis para o atual nível de candidatos. Pensei: ou a banca eleva o nível das questões ou o concurso vai ficar sem graça. Devido ao alto nível, o desempate seria na idade, último critério utilizado pelo edital.

Então, estudei também pelos livros, apesar se não passar pela minha cabeça que a FCC mudaria na prova em Alagoas, estava esperando pela mudança na prova do TRT-GO. Esse pouco estudo da doutrina me ajudou muito na hora da prova. Resultado: fiz minha melhor prova de concurso, porém, devido ao nível alto, acho que não será suficiente para ficar entre os 200 colocados. Veja as minhas impressões que tive sobre a prova e cada matéria:

Português: as provas costumam ser bem elaboras e essa não foi diferente. Estudei somente pelo bom curso do Ponto dos Concursos - Cláudia Koslowisk em exercícios para a FCC – e consegui gabaritar a prova. Não pense você que foi fácil, a prova estava cheio de pegas, 3 textos (um poema) e questões extensas. Apesar de não estudar muito português, aprendi a fazer as provas da FCC e isso tem feito a diferença.

Direito Constitucional: prova ao velho estilho da FCC, muita decoreba e letra da lei. Quem não estudou a EC 45 teve certa dificuldade em fazer a prova. Cascas de banana foram jogadas sem dó na prova. Acertei todas.

Direito Administrativo: prova com nível fácil, apenas com uma questão de decoreba sobre a 9.784/99. O item em questão nunca tinha sido explorado pela banca e me pegou de surpresa porque eu não sou muito de decorar.

Direito do Trabalho e Processo do Trabalho: foram nessas matérias que o bicho pegou. Teve questão para todos os gostos. Súmulas e doutrina se juntaram aos prazos, números e outros decorebas usados intensamente pela banca e pegaram quase todos os concurseiros com as calças na mão. Consegui me atentar, a tempo, que a FCC poderia cobrar, nas questões de Processual do Trabalho, pontos que são subsidiados pelo Processo Civil e acabei estudando um pouco. Não o suficiente. Errei uma de bobeira de Trabalho e duas de Processual do Trabalho que eu realmente não sabia.

Redação: Tema sobre os jogos olímpicos, redação tranqüila de se fazer. Tinha lido, na semana passada uma reportagem sobre o assunto. Não precisei nem do rascunho.

Resultado da primeira batalha: 46 tiros que fizeram a FCC cambalear contra os 4 tiros fatais que recebi da banca.

Resumo da Ópera - Foi-se o tempo em que as bancas eram previsíveis. A dica é: estude tudo que a banca possa colocar na prova, aproveita e estuda o restante. Não dá mais para saber o que pode vir pela frente. No geral, gostei muito de ter feito a prova em Alagoas, foi uma boa batalha. A guerra ainda não acabou, é hora de sacudir a poeira. Quem ri por último, ri melhor. Que venha a FCC e o TRT do Goiás, estarei pronto!

Tiago Gomes, um guerreiro concurseiro especialmente para o Concurseiro Solitário.

——«»———«»———«»———
Clipe do dia



Toda vez que faço concursos, escuto algumas músicas e, para cada prova, uma fica marca. Dessa vez foi "Always Somewhere" do Scorpions. Junto com a risadas proporcionadas pelas "Pegadinhas do Mução", criou-se o clime que eu precisava para fazer a minha melhor prova desde então.


3 Response to "COLUNA DO SOLITÁRIO CONCURSEIRO - Diário de Guerra – Batalha 1: TRT-AL"

  1. Tiago, manda doutrina (de leve) e súmulas na cabeça!

    Raquel

    Excelente artigo Tiago! Vc foi simples e direto!Acertou na mosca! Nada está perdido! O pessoal está impetrando muitos recursos. Quem sabe vc não emplaca aqui?
    Um grande abraço e uma boa prova no TRT/GO!!

    Camisa 9 says:

    Com esse seu aproveitamento você ainda tem dúvidas se consegue se classificar entre os 200?!
    OMG...

    Bons estudos

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards