COLUNA DO SOLITÁRIO CONCURSEIRO - Aprender a aprender?

Um dos grandes desafios que tive, no meu início de preparação para concursos, foi aprender a estudar. Nunca tive problemas na escola e faculdade, mas também nunca fui um exímio aluno. A minha maior preocupação sempre foi passar de ano. Nunca me importei muito com notas. Como eu detestava ficar de recuperação, sempre dava aquele último gás pra conseguir passar direto. Quando resolvi estudar, logo no primeiro concurso, vi que não adiantaria nada dar o gás final, era bem mais difícil que eu esperava. Era hora de aprender a aprender.

No começo fiquei perdido. Como é que os CDF´s, aqueles cabeçudos, conseguiam ficar várias horas estudando só pra tirar uma nota alto, sendo que a minha notinha acima da média era o suficiente? Perguntei-me. Ao refletir sobre o assunto, percebi que estudava por imposição, ou seja, eu tinha a necessidade de passar. Era só isso que me interessava. Já os alunos que tiravam boas notas, eram motivados. Lembro-me de um colega que estava sempre um bimestre na frente do restante da turma na disciplina matemática. Ele era extremamente motivado nas aulas e resolvia todos os problemas, inclusive tirando dúvidas de outros alunos.

Foi então que me fiz outra pergunta: você quer mais motivação do que ser aprovado em um concurso público e ter uma vida tranqüila? Estava ali um dos grandes segredos da minha preparação para concursos. A minha programação mental com relação ao estudo faria toda a diferença desde então. Ao estudar com entusiasmado pela possível aprovação em concursos, passei a compreender melhor o significado e as dificuldades de cada matéria. Além disso, passei a sentir mais vontade em aprender e a me cobrar mais com relação ao estudo e ao nível de aprendizado.

Você pode estar se perguntando: então quer dizer que não interessa muito a maneira que estudo e sim se estou motivado para aprender e ir em busca do objetivo traçado? Perfeito, esse é o ponto. Cada um tem a sua forma de estudar. Eu, por exemplo, uso apenas lápis para grifar as partes que eu acho interessante e faço muitos exercícios. É assim que funciona comigo, mas pode ser que não seja o ideal pra você. Aprender a aprender vai além disso. Tem a ver com a motivação pela qual você estuda e até que ponto você está disposto a pagar o preço.

Se você estuda para concursos por imposição da família, da sociedade, dos amigos que estão no mesmo barco ou pelo bolso que anda vazio ultimamente, muda seu jogo. Ninguém vai ganhar mais do que você com a sua própria aprovação. Portanto, procure motivar-se durante os estudos. Ame os seus estudos, divirta-se e aprenda com ele. O estudo motivado o levará uma melhor compreensão do assunto e, conseqüentemente, melhor absorção da matéria. Aprender a aprender é isso.

Ah! Se eu tivesse aprendido antes...

Resumo da Ópera: Para estudar para concursos, muitas vezes é necessário primeiro aprender a aprender. Isso acontece porque não é ensinado isso na escola. Somos obrigados a assistir às aulas, estudar vários capítulos de livros e tirar notas boas nas provas, apenas isso. Um aprendizado motivado muda tudo. Se você passa por alguma dificuldade no estudo, quem sabe não seja isso que tem atrapalhado os seus estudos? Se liga! Aprenda a aprender.

Tiago Gomes, um solitário concurseiro especialmente para o Concurseiro Solitário.

——«»———«»———«»———

Clipe do dia



"Accidentally in Love"
é a música de maior sucesso da banda Couting Crows. Música tema do filme Shrek 2, essa canção vibrante foi responsável por vários prêmios de melhor canção para o filme, inclusive o Oscar. Essa é uma música perfeita para o concurseiro colocar bem alto, logo cedo. Enquanto se prepara para o estudo, ganha uma boa dose de motivação.

3 Response to "COLUNA DO SOLITÁRIO CONCURSEIRO - Aprender a aprender?"

  1. Camisa 9 says:

    A música é daqueles que vc dança igual doido pq ninguém tah vendo msmo huahauhua
    Adorei a música de hj...já tenho ela no pc, mas como tô no trampo é gostosinha de ouvir agora!

    Minha vida nesse ponto era igual a tua. Estudava pra passar, me esforçava só um pokinhu e ia bem e me achava o bam-bam-bam, até começar a fazer concursos...
    Ainda não aprendi a estudar, mas estou estudando sobre isso :p

    Excelentes estudos.

    *Alguém pode me ajudar com os artigos do TRT-SP? Quais devem ser estudados?
    Vocês, do blog, poderiam destrinchar o edital que nem fizeram com o do STJ.
    Poderia ser um bom artigo.

    Vlw a atenção e bons estudos

    Anônimo says:

    Adoro o seu blog!! Ele é motivador!
    Obrigada por compartilhar :)

    Cada vez mais me convenço de que estudar é questão de auto-conhecimento.

    Raquel

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards