ESPECIAL CONCURSEIRA CONVIDADA -- No Limite

Bom, nunca escrevi para o concurseiro solitário e por isso vou começar falando um pouquinho de mim.

Meu nome é Thaís, tenho 20 anos e estudo para concursos públicos desde fevereiro de 2007. Comecei a estudar fazendo um cursinho preparatório que tem aqui em São José dos Campos, interior de São Paulo, onde moro. As primeiras semanas foram complicadas, queria estar em todos os lugares menos ali. Com o tempo, o cursinho foi me dando aquele ânimo e força de vontade para vencer, e também comecei a ver o esforço de todos para entender e aprender tudo o que era ensinado.

Então, o tempo foi passando, cursinho acabou, provas foram sendo feitas e acabou 2007 num resumo de cinco provas feitas. E foi um ano muito bom para concursos com vários fons concursos, principalmente para que já estava estudando há tempos.

Logo minha primeira prova foi do concurso para Escrevente Técnico Judiciário do TJSP, que teve mais de 100 mil inscritos. Não me apavorei, mesmo por que sabia que tinha pouco tempo de estudo e fiz o que pude. Dei o meu melhor naquela prova, mas não foi o suficiente para passar, porém, toda prova fica como experiência e vamos acumulando conhecimento. A última prova de concurso que prestei em 2007 foi para a Nossa Caixa no começo de novembro, e naquela época estava passando por problemas pessoais que posso dizer que me derrubaram antes mesmo de chegar na prova. Não tinha cabeça para estudar e sequer vontade de tocar nos livros (Não estou dizendo que foi por isso que não passei, mas sim, que o emocional pode nos noucatear antes mesmo de entrarmos no ringue). Apesar de tantos editais bons, não passei nenhum, acabando o ano apenas com o gostinho de quero mais.

Um ano novo que se iniciou e lá foi a Thaís para o cursinho de novo. Novo ano, novas metas, novos pensamentos e mais vontade de vencer. Chega uma hora em que ser aprovado se torna questão de honra (risos). Consegui a minha aprovação em março, apesar de não ter sido nos números de vagas. Senti-me aliviada, feliz pela “missão quase cumprida!”, feliz por saber que estava no caminho certo.

Estudei, estudei, estudei mais um pouco, mas ainda não havia chefado onde queria!

O fato é que nesses tempos comecei a ter quedas de pressão, desmaios, fortes dores de cabeça, enjôos que me deixavam o dia inteiro de cama, sem forças para nada. Não, não estou grávida (risos). Fui ao médico e ele me disse que estava bem e que os culpados por tudo eram o STRESS e a ANSIEDADE.

Não tinha noção, nem me passava pela cabeça que tudo isso era o que estava acontecendo! Sabia que o emocional podia me derrubar, como já tinha sentido na pele no final do ano passado, mas, sinceramente, não pensei que meu stress, nervosismo e ansiedade iriam chegar a esse ponto.

A verdade é que tem um momento em que chegamos ao nosso limite, um limite de tudo. De cansaço, de fraqueza, de desânimo e tenho certeza que no inconsciente de todos (pelo menos no meu acontece) temos, como nos desenhos animados, aquele anjinho e o diabinho. Um dizendo "VAI, VOCÊ CONSEGUE! VOCÊ ESTÁ PRÓXIMO..." e o outro "E SE VOCÊ NÃO CONSEGUIR??!?!?! E SE FOR MAIS UMA PROVA EM QUE SERÁ REPROVADO???? VOCÊ FICARÁ QUANTO TEMPO NISSO????".

E é justamente esse medo de sermos reprovados que nascem o nosso maior nervosismo e todos os sentimentos negativos possíveis!Daí começa uma novo luta de você versus você mesmo, a luta para não deixar que nada mais nos atrapalhe, nem que percamos dias valiosos de estudos para a prova que já está aí!

Estou estudando para o TRT de São Paulo e estou nessa guerra sozinha, estou estudando em casa com os livros e apostilas que comprei. Ninguém disse que seria fácil, mas sei que não é impossível. Mas foi com esse alerta do meu corpo que decidi agregar coisas novas ao meu dia-a-dia. Por exemplo, tenho que parar nem que sejam 10 minutos e fazer qualquer coisa que não seja estudo, concursos públicos ou qualquer coisa ligada a isso. Tenho que respirar fundo e fazer algo que me deixe bem relaxada. Eu adoro escutar músicas animadas e que dêem vontade de sair dançando e fazer isso tem sido ótimo para mim. E de vez em quando me dou ao luxo de fazer extravagâncias no final de semana, mas sem perder o foco, É CLARO! Acho que cada um tem seu jeito de desligar de tudo isso e deve fazê-lo, nem que sejam por alguns minutos todos os dias.

Resumo da ópera - Objetivos traçados, métodos e técnicas de estudos assimiladas, horários marcados e muita força de vontade não são suficientes nessa luta. Temos que ter a cabeça no lugar e a maior tranqüilidade possível para que a matéria consiga fixar em nossa mente. Temos de ter sempre em mente que nada do que foi planejado será concretizado se você estiver uma pilha!

Thais Rosario de Sousa Dias, uma concurseiro ex-estressada e ex-ansiosa, especialmente para o Concurseiro Solitário.

———«»———«»———«»———

Clipes da Thaís

Um pouco de comédia para alegrar o dia:



Terça Insana - Eu fico puto!

Uma música que eu gosto e que me dá forças:



Alexandre Pires - A Deus Eu Peço

7 Response to "ESPECIAL CONCURSEIRA CONVIDADA -- No Limite"

  1. Unknown says:

    Gostei muito dessa história, mas também gostaria de saber mais a fundo sobre como você conseguiu sair deste stress, pois me encontro mais ou menos na mesma situação. Poderia dizer se seu médico indicou remédios, alguma terapia ou coisa parecida?
    Um abraço e aguardo resposta!

    Fabiana says:

    Oie colega!
    Adorei seu artigo. Todos nós já passamos por isso também. É difícil redirecionar toda a vida para esse objetivo maior: a aprovação, mas com a ajuda de outros concurseiros, chegaremos todos lá!
    Excelente artigo!
    Obrigada pelos momentos de alegria de hj com o Terça Insana. Estou rindo como uma criança aqui! Rsrs
    Bjoo
    Fabi Pacheco

    Thais Dias says:

    Olá amigos!

    Obrigada pelos comentários sobre o meu artigo.
    Então, para sair dessa eu comecei a tentar relaxar, fazer outras coisas no meu dia, sair no sábado para dar uma volta qualquer que seja. Esse sábado que passou eu fui ao cinema, dei risada, saí com as amigas.
    O médico não me passou nada, mas ainda tenho retorno, e talvez ele me passe um calmante natural.
    Eu, sinceramente, não gosto muito de tomar remédios mas um calmante natural às vezes pode ser bom!!!
    Quanto ao vídeo, eu acho excelente...ficou parecendo com os concurseiros em dias de fúria!! Saí da nossa frente rsrsrsrs!!

    Beijos!!
    Thaís

    Raquel says:

    Parabéns pela estréia!
    Já passei por problemas semelhantes, mas com sintomas diferentes. Essa vida concurseira é um fardo pesado a carregar. Então, que tenhamos um olho no padre e outro na missa: que nos policiemos para não cairmos na teia do estresse.


    Raquel

    Camisa 9 says:

    Parabéns pelo post. Excelente testemunho, vamos dizer assim...

    Mais um conterrânea aqui!

    Fernanda? Thaís? uai....mais alguém ficou nessa dúvida rsrsrs

    Tá na escola ainda?
    Manda um "halll" pro Douglas e o Fábio...é o Éric, talvez eles lembrem...abraços e bons estudos...e bons artigos depois também!

    Camisa 9 says:

    Adorei as suas duas postanges clipes também :p

    Thais Dias says:

    Aaah fico feliz que vocês tenham se identificado com a situação, e claro, que tenham consigo superar tudo isso!

    hahahahahahah
    Quanto ao Fernanda e Thais, eu não idéia do que aconteceu. Fiz o login da minha conta e apareceu Fernanda, mas agora já consegui arrumar =D

    Camisa 9, não estou fazendo mais cursinho, mas conheço o Douglas e o Fábio. Pode deixar, falarei com o Douglas.

    Obrigada a todos! =D

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards