Controlando as HLE

HLE ou Horas Líquidas de Estudo são horas efetivamente estudadas, um conceito simples de explicar, simples de entender, mas para muitos, complicadíssimo para colocar em prática.

A culpa da dificuldade de usar as Horas Líquidas de Estudo advém de nossos costumes e experiências anteriores nos estudos e no trabalho. Ninguém nunca nos disse que devemos descontar tempos não gastos efetivamente com uma atividade. Se passamos cinco horas na faculdade, dizemos que essa é nossa carga horária, mas não descontamos o tempo dos intervalos. Se trabalhos oito horas, também dizemos que essa é nossa jornada de trabalho, mas não descontamos o tempo do almoço, das idas ao banheiro e tal..

(In)Felizmente, quando o assunto é estudar para concursos públicos, temos de esquecer essa forma, digamos, pouco honesta de contar o tempo e passar a contar o tempo realmente estudado. Vejamos como isso funciona com um exemplo prático.

A concurseira Mariana estuda todas as manhãs apenas. Ela acorda às 6:00 e fecha os livros às 12:00. Para todos os efeitos ela estuda seis horas por dia. Certo? Errado. Vejamos o quanto ela realmente estuda.

Vemos, claramente, que Mariana não estuda de forma contínua do momento que levanta da cama ao momento em que termina a manhã de estudos, o que torna suas seis horas diárias de estudo Horas Brutas de Estudo (HBE). Então façamos as contas com cuidado, descontando dessas Horas Brutas de Estudo seus intervalos ao longo da manhã.

Temos então que nossa amiga concurseira Mariana estuda efetivamente cinco horas por dia, essas, sim, suas Horas Líquidas de Estudo (HLE)!

Essa diferença entre as HBE e HLE impactam fortemente na estratégia e planejamento de estudo do concurseiro. No caso de Mariana é uma hora diária, totalizando sete horas semanais e trinta horas mensais ... ou seja, se ela apenas considerar as HBE, numa semana ela estuda uma manhã a menos e num mês cinco manhãs a menos! Agora, se ela considerar ambas, saberá o quanto está efetivamente estudando e poderá controlar facilmente qualquer desvio no planejamento de estudo.

Como usar o conceito de HLE? Simples, basta que em seu planejamento de estudo seja detalhado até o nível de horas diárias de estudo, algo do tipo:

Com esse horário diário basta usar um relógio para ajudá-lo a obedecer as horas estipuladas. Para não precisar ficar olhando no relógio várias vezes, use a função despertador!

Agora, para ninguém interromper o concurseiro durante sua jornada de estudo, ele tem de morar sozinho no topo de uma montanha e mesmo assim não está livre de se auto interromper. Claro que de vez em quando a vontade de ir ao banheiro não espera o horário do intervalo, a necessidade de dar uma paradinha não aparece antes também, o telefone não toca com uma ligação importante. E o que fazer quanto a essas paradas inesperadas? Simples, basta compensar.

Digamos que nossa amiga Mariana tenha ido no dia anterior comer uma pizza com os amigos, e que aquele pedaço de Calabreza com Catupiry não tenha lhe feito muito bem, não, e que, por isso, ele se veja obrigada a visitar o toalete duas vezes na manhã, gastando dez minutos em cada visita. Ela terá de compensar esse tempo para poder manter as cinco HEL do dia.

“Mas qual o problema de não estudar vinte minutinhos num dia?” você deve estar perguntando. Vinte minutos num dia não é praticamente nada mesmo, mas esses “intervalos” não programados acontecem praticamente todos os dias e no final, quando são somados, vê-se que o concurseiro não estudou horas preciosas equivalentes a alguns dias de estudo!

E como compensar os “intervalos” inesperados? Simples, deixando uma margem de manobra no planejamento diário. Desse modo:

Note que Mariana fez uma pequena modificação no seu programa diário de estudos que lhe deu essa margem de manobra. Se fosse nesse dia que ela fizesse o “intervalo” de 20 minutos a mais por culpa do pedaço de pizza, ela poderia estudar até às 12:20, compensando, portanto, essa diferença e terminando a manhã tendo feito suas cinco HLE!

Resumo da ópera – Como vocês podem ver, usar o conceito de Horas Líquidas de Estudo (HLE) não é complicado, muito pelo contrário, é algo que exige apenas três coisas, planejamento minucioso, disciplina e honestidade consigo mesmo. Eu uso muito HLE e conheço muito bem seus benefícios. Não é sempre que dá para usar esse conceito, pois há semanas em que nossa vida está mais atribulada como de costume, mas aí é outra história.

———«»———«»———«»———

Atendendo a pedidos dos leitores do blog, domingo publicaremos um artigo especial com um exemplo de planejamento de estudo para quem trabalha o dia todo. Não percam!

———«»———«»———«»———

Dica Musical do Dia

(clique na imagem para acessar o site do Revoluções por Minuto)

Hoje não vou lhes apresentar uma música ou um clipe musical, nada disso, será algo muito melhor. O "Revoluções por Minuto" é um podcast musical português muito bom, que apresenta programas mensais com ótima música. Todos os programas já feitos estão disponíveis para download gratuíto, podendo também serem ouvidos online. Uma ótima companhia para os estudos. Vale o clique.

2 Response to "Controlando as HLE"

  1. Unknown says:

    Adorei "revoluções por minuto"
    Obrigada pela dica
    !minha cara!

    Qto à HLE elas matam... mas são reais :)


    Fica um abraço da Paty

    Camisa 9 says:

    Ainda não olhei o site do podcast, meu pc tá com vírus e eu ainda não o arrumei, ai ele fica maior lento na net...

    Eu nunca usei HLE, mas irei experimentar...pena só ter a noite e domingão pra estudar, mas tudo bem! Reclamar não adianta em nada, então o melhor é lutar e estudar!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards