COLUNA DA RAQUEL SOLITÁRIA - Prova Oral come mesmo criancinhas?

Desde que escrevi o primeiro artigo da série, as pessoas já se anteciparam com pavor. Começaram a falar que prova oral não poderia ser desprezada e outras coisitas mais.

Realmente, É APENAS MINHA OPINIÃO, mas eu também não me sinto confortável com provas orais, mas não porque pense que vá dar branco ou porque ache que são impossíveis. Eu tenho receio de, ao tentar formular um raciocínio, parecer insegura e gagueje (eu sou meio gaga). Muito pelo contrário, se existem profissionais que são aprovados e que são pessoas normais, é porque existe alguma tática para fazê-la.

As provas orais são constituídas de questões sob forma de perguntas ou é pedido ao candidato para falar sobre determinado tópico do conteúdo programático. Elas são muito comuns em concursos jurídicos, mas podem ocorrer em outros de outra área. Tudo é uma questão de previsão no edital, obviamente.

Geralmente, essa fase de concurso é realizada publicamente em um auditório e uma banca composta de 3 ou 4 pessoas (isso pode variar) avalia o candidato. É nesse momento que se avalia a fluência do candidato na matéria, se ele sabe tecer correlações entre os aspectos estudados e se tem boa capacidade de síntese, pois é preciso ter objetividade para atacar somente o cerne da questão.

As orientações para as provas discursivas são mantidas aqui nesse momento. Não se deve ir contra o examinador, pois a posição dele é bem mais confortável que a sua e te reprovar é fácil. Deve-se ser educado com o mesmo, usar uma linguagem acessível (não muito coloquial), mas para demonstrar que você internalizou bem o que estudou.

Outro ponto relevante a se ter em mente é que na prova oral, avalia-se o perfil do profissional e psicológico quando se coloca uma situação de pressão. Não preciso dizer que você deve ir à sabatina de terno (homem) ou roupa social (mulher). Concurseiras: os decotes, transparências, saias curtas devem ser banidas, maquiagens pesadas e cabelos desgrenhados idem. Concurseiros: nada e calça jeans!

Não se intimide se o examinador fizer perguntas de cunho pessoal, pois pode ser que ele queira te deixar à vontade (ele pode ter passado por isso). Se ele quiser te derrubar, não vá contra ele e não demonstre que se sentiu rebaixado.

Procure dar respostas bem completas quando dominar o assunto em questão e quando não souber, procure falar genericamente. Só não precisa entrar em parafuso com isso, pois nem todas as perguntas costumam ser aberrações. A maioria delas é básica e normal.*

Uma dica importante é se acostumar a falar em público e procurar se conhecer.

Auto-conhecimento nessas horas faz a diferença, pois sabemos nossos mecanismos de memorização e de como acioná-los.

Outra coisa: é impossível saber tudo sobre um determinado assunto. Há aquele mínimo essencial para se dominar, mas como concurseiro(a) sério (a) que você é, com certeza, haverá preocupação em conhecer essa essencialidade.

O medo que você sente, certamente, é do desconhecido. Então, se você for sempre assistir a prova oral de alguém (que é pública), não haverá porque ter medo.

Uma opinião controvertida, mas que penso que pode dar certo é a de que vale a pena estudar na véspera para prova oral. Afinal, a gente precisa manter o cérebro ativo. Mas enfatizo que é MINHA OPINIÃO APENAS.

Não se sinta intimidado pela platéia, pois eles são, na maior parte das vezes, estudantes, parentes dos outros candidatos e futuros candidatos. Então, a tendência é a de que eles aprendam com você.

Preocupe-se com sua expressão corporal, assim como as pessoas fazem nas entrevistas e dinâmicas de grupo. Tentar passar a sensação de calma, tranqüilidade são coisas importantes. Essa fase é como se fosse um psicotécnico.

Não fique indeciso quando responder às perguntas e fundamente bem as respostas.

Preste atenção a tudo que for falado pelos examinadores.

Resumo da Ópera: com um pouco de técnica, auto-conhecimento e estudo, você pode ter um diferencial nas mãos e prestar concursos com provas orais. Isso porque outras pessoas ficarão nervosas, mas você não ficará tenso(o) diante de uma situação dessas. Viram? Fazer prova oral não é impossível. Basta verificar que existem pessoas que sobrevivem a elas. Elas não comem criancinhas!

Raquel Monteiro, uma legítima concurseira carioca.

Concursos/Magistratura SP
Questões da prova oral do dia 07/05/2008 do TJ/SP

DIREITO CONSTITUCIONAL

1. Qual deve ser o compromisso ético do juiz em 2008?

2. O artigo 35 do LOMAN se resume em um só?

3. A EC/45 trouxe a duração razoável do processo. O que vem a ser duração razoável?

4. Normalmente, os juizes utilizam-se de um carimbo dizendo que estão sentenciando com atraso
devido a grande demanda. Este despacho seria ético?

5. Qual a função da CNJ?

6. Concorre cm a corregedoria da justiça?

7. Esse tema da duração razoável do processo já chegou ao STF?

8. Existe um direito fundamental ao processo?

9. Qual a solução mais ética é a judicial ou as alternativas e por quê?

10. O que é processo civil de interesse público

11. Existe alguma mutação do juiz no processo de massa?

12. Qual o papel dos princípios na jurisdição contemporânea?

13. Qual é o super princípio da CF?

14. O que vem a ser tópica como técnica interpretativa?

15. Qual a origem da tópica?

16. Essa novidade trazida pela lei de São Paulo em relação à utilização de pulseiras eletrônicas em
presos. Seria constitucional? qual seu posicionamento?

17. Qual a diferença entre tratamento desumano e degradante?

18. O que vem a ser inadequação semântica da constituição?

19. Porque o constituinte veda o anonimato na liberdade de expressão?

20. Como se afere a proporcionalidade do agravo no direito de resposta?

21. Essas notas na mídia assumindo que "erramos" ou "nos excusamos" seria proporcional ao agravo?

22. Na Ação Civil Pública, o MP alega a má utilização da água corrente em um determinado município cuja água é frequentemente utilizada para cultos afros onde galinhas mortas são arremessadas pela prática destes cultos. Como juiz, você daria a liminar para impedir esta prática?

23. Quais são os principais princípios em destaque na CF?

24. O que são direitos fundamentais imediatos?

25. Como se classifica os direitos fundamentais

26. Como se classificam as garantias? há diferenças entre direitos e garantias?

27. O que são garantias limites?

28. Qual a diferença entre liberdade clássica e liberdade concreta?

Fontes:

http://docs.google.com/View?docid=ajhq9cgwrwg2_251g9ds68
http://www.wiki-iuspedia.com.br/article.php?story=2008042807241113
http://www.lfg.com.br/public_html/article.php?story=20080714092828958&query=programaticos
http://www.jusbrasil.com.br/noticias/1819/-concursos-magistratura-sp-questoes-da-prova-oral-do-dia-07-05-2008-do-tj-sp

——«»———«»———«»———

Clipe do dia



"Move Your Feet" - Junior Senior

5 Response to "COLUNA DA RAQUEL SOLITÁRIA - Prova Oral come mesmo criancinhas?"

  1. Doutora Si says:

    Raquel,
    Tanto você como todos os participantes deste blog sempre escrevem sobre assuntos que nos auxiliam em relação aos concursos públicos.
    Eu já fiz uma prova oral em um concurso para a Polícia Civil, e fui reprovada por puro nervosismo. Talvez, se eu tivesse a maturidade de hoje, e todo o auxílio virtual que damos uns aos outros, tivesse sido aprovada.
    Mas, bola pra frente, afinal, pensamento positivo é tudo!
    Parabéns!
    Simone Hartmann - Blog. Prof. Douglas

    Camisa 9 says:

    Excelente artifgo novamente, como sempre né Rachel!
    Ainda não faço concursos com provas orais...concursos de nível médio, ainda, não precisam disso, mas valeu os toques aqui pra quando eu for enfrentar mais esse desafio e também, principalmente, para aqueles que já estão nesse nível.

    Abraços e bons estudos

    Muito obrigada. Fico muito feliz por poder ajudar a todos. Eu fiz uma grande pesquisa sobre essas dicas e foi muito valioso para mim também.

    Raquel Monteiro

    kafeinne says:

    Oi Raquel!

    Adorei o texto! Senti falta do podcast!

    Prometo que fço um novinho em folha assim que puder, Kafeinne.

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards