Osso duro de roer

Interessante como essa série de artigos sobre planejamento de estudos está dando o que falar entre os leitores do blog. É muito bom saber que estamos ajudando muitos de vocês a planejarem melhor seus estudos e, com isso, aumentar suas chances de aprovação em concursos públicos, afinal de contas, é essa justamente nossa intenção com o blog.

Venho recebendo alguns comentários quanto às regras necessárias para que esse modo de planejamento funcione efetivamente. Alguns concurseiros comentaram que são muito duras e impositivas, que demandam demais de quem usa esse tipo de planejamento. Bem, gente, nunca disse que seria fácil ... assim como nada na guerra dos concursos públicos é fácil.

Vejamos rapidamente cada uma das regras.

1ª Regra – Obedeça ao planejamento feito!

Isso é básico. Não adianta nada gastar seu tempo estudando esse método de planejamento, fazendo seu próprio planejamento, para no final não seguir o que planejou. É insano fazer isso. Se você não tem interesse de estudar com a disciplina e seriedade que esse planejamento exige, então nem perca tempo com ele! Simples assim, franco assim, verdadeiro assim!

2ª Regra – Faça apenas os ajustes estritamente necessários!

Outra coisa básica. Também não adianta nada fazer um planejamento detalhado e cuidadoso, para que ele seja adaptado, modificado e descaracterizado ao logo do tempo para suportar todas as mínimas necessidades do concurseiro. Muita gente pode não concordar comigo, mas sou partidário de que o concurseiro que tem de se submeter ao planejamento e não o contrário. Por que? Simples, porque o planejamento bem feito é orientado para permitir que o concurseiro obtenha seu melhor rendimento nos estudos e somente será eficiente se for seguido à risca.

3ª Regra – Compense horas de estudo perdidas!

Mais uma coisa básica. Se o planejamento de estudo contempla x horas de estudo diárias, nada mais honesto consigo mesmo que compensar as horas estudadas a menos em determinado dia. É aquela velha história, horas estudadas a mais são bem vindas, horas estudadas a menos são problemas!

Então, gente, aconselho aprender o método de planejamento explicado e praticá-lo somente se você tem certeza absoluta de que realmente está pronto e a fim de usá-lo como se deve. Não perca seu tempo fazendo isso se você não estiver pronto ou disposto a fazer isso.

Além disso, essa receita de planejamento não é a única que existe e muito menos a melhor de todas. Pode ser que ela seja completamente inadequada para seu perfil de estudo, para sua realidade em termos de tempo disponível de estudo ou metas concursídicas. Se esse é o seu caso, sugiro fortemente que você pesquise por outras receitas de planejamento ou mesmo desenvolva sua própria receita, que pode até ser baseada na receita que expomos.

Resumo da ópera – O que importa é ter um bom planejamento de estudo, seja ele esse ou qualquer outro. O que não dá para fazer é estudar sem planejamento e achar que está estudando certo, porque não está. A guerra dos concursos públicos é dura e impiedosa, é um enorme osso duro de roer, então é melhor fazer isso com todas as armas disponíveis do que atacar o monstro apenas com um pedaço de pau!

———«»———«»———«»———

Clipe do Dia



O duo de electronic jazz Koop é formado pelos suíços Magnus Zingmark e Oscar Simonsson e sempre estão lançando remixes muito interessantes. Em "Come to Me"convidaram a talentosa Yukimi Nagano para assumir os vocais. O clipe é muito bem feito e bonito, valendo a pena ser assistido enquanto a música é apreciada.

2 Response to "Osso duro de roer"

  1. É isso aí! Nada de querer enfrentar apenas de tacape. Tem que ter uma bazuca, rsrsrsrs.

    Quando comecei a estudar (roubando os pensamentos do Charles), eu também pensava que fosse apenas questão de sentar e estudar, mas depois vi esse processo envolve questões de fundo, "background", contexto. Então, é preciso traçar a estratégia e aprimorar esse contexto. O estudo melhora significativamente.

    Raquel

    Camisa 9 says:

    Tá bom, tah bom!
    Vou fazer um planejamento correto, porque estou "lendo" o que dá vontade no momento...e só faltam 58 dias para A prova!
    Let's go students.

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards