COLUNA DA FABI - Amizades, Internet e Concursos Públicos

Quando comecei a estudar para concursos públicos para valer, nenhum dos meus amigos me acompanhou. Nenhum deles se sentiu “tentado” pela vida de funcionário público. A maioria estava satisfeita com suas profissões e por mais que eu tenha tentado, não consegui seduzi-los pela vida concurseira. Todos me desejaram boa sorte, mas não iriam me acompanhar nessa aventura concursídica.

Foi nesse momento que me senti só, abandonada no meu intento e na minha aventura.

Acabaram-se as baladas, as noitadas sem limites, dormir até tarde no domingo. Tudo isso faria parte do meu passado de baladeira. Agora eu queria muito mais! Eu queria um futuro! O meu futuro de Magistrada dependia de todo esse sacrifício! Era a minha vocação me chamando, mais uma vez! Sim! Estudei para concursos desde a minha formatura em 2000 até o ano de 2003 quando problemas particulares e familiares Ledo engano! Mas a vocação é assim mesmo, quando você menos espera, ela volta. E voltou! No final de 2005 voltei a estudar para concursos e dessa vez disse que seria para valer! Sem estudar “pela metade”, agora decidida a ser uma concurseira séria, de verdade. Afinal! Sempre gostei de estudar e isso já meio caminho andado para a aprovação.

Meu primeiro passo foi encontrar pessoas que passariam a fazer parte dessa minha nova vida. Foi quando corri para o Orkut e comecei a colacionar todas as comunidades de concursos que eu via. Foram nessas comunidades que encontrei pessoas com o mesmo objetivo de vida que o meu. Eu precisava reciclar as minhas amizades, precisava conhecer pessoas que tinham os mesmos objetivos que eu, unir forças em prol da aprovação. E foi na Internet que conheci as pessoas mais importantes para mim hoje, na minha vida de concurseira. Conheci vários amigos, e posso dizer que são amigos de verdade, pois amigos são os que te dão apoio nas horas tristes e estão com você nas horas de alegria. E assim é minha vida hoje. Conheci pessoas maravilhosas que sem elas, minha vida concurseira continuaria “pela metade”. Alguns já tive o prazer de conhecer pessoalmente, outras amizades fiz viajando para prestar concursos públicos. Sempre trago alguém no meu coração nessas viagens e também deixo um pouquinho de mim nessas pessoas.

Tenho várias “famílias” na Internet, como a Comunidade Macetes do Direito (www.macetesdodireito.com.br) que hoje eu tenho a honra de, junto com seu idealizador, fazer episódios do primeiro podcast de Direito do Brasil. Outra família é a Comunidade Direito do Trabalho Contemporâneo do Orkut, onde somos literalmente uma verdadeira família, pois conversamos/estudamos todos os dias no MSN, combinamos viagens de concursos juntos, ajudamos uns aos outros, sem limites, como verdadeiros irmãos que somos, um cuidando do outro, e assim vamos levando a vida concurseira. Engraçado que temos colegas que já lograram êxito nos concursos, hoje são juízes, são “Excelências”, mas estão ali, sempre presentes no dia-a-dia, porque como uma verdadeira família estamos sempre juntos. Essa energia de ver que eles “chegaram lá” é muito gratificante e, sinceramente, todos nós precisamos dessa "pílula diária" de ânimo.

Minha mais nova família, a que me recebeu de braços abertos, o Blog Concurseiro Solitário, onde muito pelo contrário do que seu título, não me sinto nada solitária e sim como mais uma irmã dessa outra grande família.

Meus amigos de balada? Estão no mesmo lugar! Claro que como toda amizade, ainda perdura, e sempre que posso, quando não estou inscrita em concursos, vou visitá-los e eles sempre me recebem de braços abertos, na esperança vã de que eu caia em mim e desista dos concursos. Risos.

Resumo da Ópera - Sei que alguns pensam que concursos e Internet não combinam, se você pensa assim, mude esse pensamento enquanto é tempo. Internet e estudos combinam, sim, e muito! Já tivemos vários artigos postados tratando do assunto. Falei tudo isso para que vejamos enquanto é tempo que o Orkut e a Internet não são o "bicho-papão" da história. Tudo tem que ser moderado. Nem tanto ao céu, nem tanto a terra. E tudo que é dosado é saudável, até mesmo um chá tomado em demasia faz mal.
Adoro esse blog! Passo aqui todos os dias, pois adoro essa injeção de ânimo! Realmente tive sorte em encontrar pessoas que são realmente comprometidas com o estudo e são colegas de verdade. Mas isso encontramos na vida real e também na vida virtual, é só saber procurar!

Fabiana Pacheco, da cidade do mais belo pôr-do-sol do Brasil (Porto Alegre) para o Concurseiro Solitário.

———«»———«»———«»———

Clipe da Fabi



Canção da América - Milton Nascimento

7 Response to "COLUNA DA FABI - Amizades, Internet e Concursos Públicos"

  1. Raquel says:

    Fabi, quando falei de internet e afins, me referia aos meus excessos. Contudo, eu tenho que reconhecer tenho feito grandes amizades concurseiras. O Concurseiro Solitário tem sido um desses casos. Uma experiência maravilhosa para mim, pois venho tendo contanto com diversas pessoas especiais.

    Por isso, eu mando um grande beijo aos meus amigos que fiz aqui!

    Raquel

    Parabéns Fabi!
    Concordo plenamente com vc! Internet e estudos combinam sim, e muito! Sem a net, eu não sei como seria a minha vida de concurseiro.
    Abs.

    Camisa 9 says:

    Parabéns Fabi [2].
    Sem net ia ser complicado estudar e se manter atualizado, além dos sites de relacionamentos e blogs concursídicos.

    Excelente ponto de vista.
    Bons estudos

    Éric

    U2 says:

    Acho que tô de TPM. Chorei muito com a sua matéria. Nunca me senti tão só como ultimamente.

    Fiz uma prova semana passada e realmente tem a ver com o que você falou. Não fui aprovada, mas no caminho me senti tão feliz por estar correndo atrás do que eu queria e ter feito amigos nesse caminho. (Sou do RJ e a prova foi em Brasília)

    Minha vida social mudou totalmente. Ainda não achei um equilíbrio. Tenho vontade de sair e tal, mas me sinto culpada por não estar estudando.

    Quanto ao estudos, creio que estou no meio do caminho - Já sai da inércia e estudo, mas não vejo a aprovação tão próxima.

    Enfim, isso acho que foi mais um desabafo


    Um abraço!

    U2 says:

    Acho que tô de TPM. Chorei muito com a sua matéria. Nunca me senti tão só como ultimamente.

    Fiz uma prova semana passada e realmente tem a ver com o que você falou. Não fui aprovada, mas no caminho me senti tão feliz por estar correndo atrás do que eu queria e ter feito amigos nesse caminho. (Sou do RJ e a prova foi em Brasília)

    Minha vida social mudou totalmente. Ainda não achei um equilíbrio. Tenho vontade de sair e tal, mas me sinto culpada por não estar estudando.

    Quanto ao estudos, creio que estou no meio do caminho - Já sai da inércia e estudo, mas não vejo a aprovação tão próxima.

    Enfim, isso acho que foi mais um desabafo


    Um abraço!

    Fabiana says:

    Valeu pessoal!
    Adorei os comentários!
    Obrigada de coração!
    Bjo
    Fabi

    Fabiana says:

    Amiga U2!
    Não se sinta só! Aqui vc está entre amigos. Estamos no mesmo barco, entre e sinta-se à vontade!!!
    Não se preocupe que essa sensação passa! Já passei por isso e agora estou numa fase "zen", "zem preocupação com nada", rsrsrs.
    Uma coisa posso te dizer, se estudar com afinco, essa fase de "abstinência" passa logo, se é essa vida concurseira o que vc mesmo quer, porque ela não é nada fácil. Tem altos e baixos, mas isso tudo na nossa vida tb tem, não é mesmo?
    Leia o artigo da nossa amiga Malu contando sobre a semana dela, vc verá que as histórias de vida de todos nós sempre se repetem.
    Espero que tenha te trazido algumas palavras de conforto.
    Bjusss
    Fabi Pacheco

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards