Cansaço, tédio e estratégias de estudo diferenciadas

“Como estou cansado de estudar várias matérias, decidi estudar somente uma a Constituição federal e mais a frente estudarei Direito Administrativo. Acredito que seja menos cansativo. O que você acha?”

Não há um concurseiro sério que não passe por fases de cansaço, de dúvida, de desânimo, de desmotivação. Faz parte da luta termos alguns “dias de cão” quando tudo parece mais difícil do que realmente é, mais complicado do que realmente é, mais escuro do que realmente é.

Nosso colega concurseiro que enviou a pergunta que abre esse artigo parece estar passando por uma dessas fases. Digo isso porque eu mesmo já fiz a mesma pergunta várias vezes. Por isso mesmo, sinto-me na obrigação de ser sincero, muito sincero, evitando “colocar panos quentes” numa questão que é mais complicada e séria do que aparenta.

Essa pergunta guarda três graves erros que podem cobrar um preço alto dos concurseiros que a faz, daí a necessidade de muita atenção e cabeça-fria para tratar dela.

Vamos lá.

1º Erro – Estudar somente as essas algumas matérias

É fato que são poucos, mas muito poucos mesmo, os concurseiros que têm facilidade com todas as matérias que costumam ser cobradas em concursos públicos. A maioria, pelo contrário, terá mais facilidade em algumas, maior dificuldade em outras, quanto a uma ou duas não haverá chance de amizade, pois o desgosto é completo.

É natural que queiramos estudar as matérias nas quais temos mais facilidade de aprendizado, pois o estudo será prazeroso, no mínimo não será um desprazer. Do mesmo modo é natural que procuremos deixar por último o estudo daquelas matérias com as quais não nos damos bem. O problema é que isso é um enorme, monumental erro que concurseiros sérios não podem, de modo algum, cometer.

Só de pensarmos que não gostamos de uma matéria, subconscientemente nosso cérebro apresentará maior resistência ao seu aprendizado e memorização. O contrário se verifica, se nos convencermos de que gostamos de uma matéria, nosso cérebro a aprenderá com maior facilidade. Devemos então enganar a nós mesmos e ao nosso cérebro e simplesmente passar a amar de paixão todas as matérias que temos de estudar para concursos públicos. Eu, por exemplo, odiava gramática portuguesa, achava difícil e chato, o que me criava um bloqueio mental ao seu aprendizado. Daí convenci-me de que amo gramática portuguesa, que acho a matéria interessante e desafiadora, excitante, e o resultado é que hoje tenho uma facilidade muito maior para estudá-la com qualidade e de problema essa matéria se tornou uma grande vantagem competitiva para mim nos concursos que presto.

2º Erro – Estudar somente a Constituição ao invés de Direito Constitucional

Esse é um erro muito comum entre os concurseiros, achar que estudar a Constituição de 1988 é estudar Direito Constitucional. Errado, errado, apesar de tratarem do mesmo ramos de conhecimento, são coisas diferentes. Vejamos:

“Direito constitucional é o ramo do Direito que estuda as normas que estruturam o Estado”.

“A Constituição é conjunto das leis fundamentais que rege a vida de uma nação”.

Se é assim, não se pode dizer que estudando a Constituição está-se estudando Direito Constitucional. Os concursos públicos exigem que estudamos ambos e muito bem. Ponto final.

3º Erro – Procurar o caminho mais fácil, o “menos cansativo”.

Não se engane, amigo concurseiro, porque o único caminho fácil e “menos cansativo” que existe na guerra dos concursos públicos é o caminho que leva à derrota. Simples assim.

Essa guerra é dura e exige de nós até a última gota de sangue e suor (a cerveja fica de fora porque atrapalha o estudo de qualidade!). Temos de estudar e muito bem todos os pontos de todas as matérias listadas no edital. Temos de estudar todos os dias, de segunda a segunda, todos os minutos disponíveis. Temos de engolir as derrotas, as frustrações, o medo, a insegurança, o desânimo, o cansaço.

Se isso é injusto? Particularmente não acho que seja. No Brasil cansamos de pensar que servidores públicos ganhavam muito para não fazer nada. Cansamos de nos indignar com servidores públicos que se vendem por qualquer propina. Cansamos disso tudo. Acredito que essa luta duríssima para ingressar na carreira pública está criando uma nova geração de servidores, gente que dá valor ao cargo que conquistou com tanta dificuldade, gente que não quer sujar sua luta com preguiça no trabalho e dinheiro sujo de subornos.

É como conquistar uma vaga numa universidade. Se a universidade for pública, a luta para passar no vestibular é muito maior, mas também o orgulho de ter ingressado, cursado e se formado em tal instituição. Se a universidade for particular daquelas mais preocupadas em fazer dinheiro do que formar seus alunos, não será necessário esforço para ingressar, cursar e formar, mas também não haverá muito orgulho em se formar numa dessas instituições.

Resumo da ópera – Amigo concurseiro, esqueça esse negócio de procurar um caminho mais fácil nessa guerra e encare a luta com todas as suas forças. Se você precisar de alguns dias longe da guerra para “zerar as coisas” antes de começar a estudar como se deve, com vontade, força e determinação, tire esses dias, vá para a praia, para o campo, para a balada, mas quando volta, volte para lutar até a morte se for preciso. Felizmente só vence a guerra dos concursos públicos quem não tem medo de lutar, lutar, lutar, e quando o cansaço, a frustração e o desânimo parecerem insuportáveis, lutar com mais força ainda.

———«»———«»———«»———

Extras

- Alguns leitores têm enviado mensagens dizendo que alguns links para palestras em mp3 e material publicado em outros sites que foram listados em artigos anteriores não estão mais funcionando. Infelizmente não temos esse material conosco, pois apenas apontávamos para suas fontes e se elas não estão mais no ar, não temos como resolver o problema. Sorry.

- Recebemos algumas sugestões para criarmos um fórum do Concurseiro Solitário. A idéia é legal, mas no momento não temos como colocá-la em prática. Para termos um fórum de qualidade precisaremos de tempo para administrá-lo e tal, o que não temos agora. Mas está em nossos planos.

- Alguns concurseiros vêm perguntando quanto ao horário estranho da postagem dos artigos diários, entre às três e quatro horas da manhã. Calma, gente, não varamos a noite estudando e escrevendo artigos, não. É que o blog está hospedado em um provedor gringo que usa o horário de lá. Na verdade os artigos são publicados entre às sete e oito da manhã :-)

- Quanto à enquête da semana passada onde perguntamos “Como você prefere a música do dia?”, houve um empate técnico. Sério. Vejamos:

Em clipe: 22%
Só música no player: 24%
Ambos: 29%
Não custumo ouvir: 22%

Diante disso resolvemos que vamos variar os formatos ao longo da semana. Alguns dias será player, alguns dias será clipe, alguns dias não haverá música. Assim agradamos a todos os leitores do blog.

———«»———«»———«»———

Não deixe de se inscrever para receber nosso newsletter, com notícias e informações importantes para os concurseiros sérios, basta enviar um email em branco (sem nada nos campos de assunto ou texto) para concurseirosolitario-subscribe@yahoogrupos.com.br

Ontem já foi enviado o primeiro newsletter para os que já assinaram e já recebemos vários emails com elogios e agradecimentos ... você vai ficar de fora dessa!

———«»———«»———«»———

PERGUNTA DO DIA

O que você faz quando odeia uma determinada matéria, mas sabe que precisa estudá-la e muito bem para poder vencer na guerra dos concursos públicos? Como transformar esse ódio em amor? Para complementar, qual a matéria que você mais odeia entre as que são comumente cobrada sem concursos públicos?

Essa pergunta deve ser respondida em nossa comunidade no Orkut. Basta clicar no homenzinho ai em cima (você precisa estar conectado no Orkut em outra janela de navegador para ser levado à página de resposta).

———«»———«»———«»———

Clipe do dia



Bill Withers é um canto e compositor gringo muito versátil e premiado. A música de hoje, chamada "Ain´t No Shunshine" representou a virada na vida desse cara. Em 1971 Bill trabalhava em uma empresa fazendo assentos para privadas de aviões 747. Na gravação original ele não pretendia repetir o "I know" só 26 vezes, mas foi convencido pelos amigos a não excluir essa parte, que realmente ficou legal. A música foi sucesso instantâneo, ficando por vários meses entre as mais tocadas. Quando publicou a lista das 500 músicas mais famosas de todos os tempos, a revista Rolling Stone colocou "Ain´t No Sunshine" na posição 280. Ainda hoje é uma música muito tocada em todo o mundo.

1 Response to "Cansaço, tédio e estratégias de estudo diferenciadas"

  1. Camisa 9 says:

    De fato tentar vencer de maneira fácil a guerra dos concursos públicos É BEM DIFÍCIL!
    Eu também penso como você, Charles. Que a NOSSA geração de servidores, será menos desonesta e mais trabalhadora e que teremos que lutar contra as tendências e contra a maré dessa vida que nos deixará orgulhosos de nós mesmos e que seremos excelentes trabalhadores.

    Algum dia, nós iremos compilar o Direito Processual Penal e o Direito Processual Civil também!

    Bons estudos

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards