Tranquilidade

Este é o último artigo que escrevo para o blog antes da prova do STF, que farei no domingo em Brasília. Devo dizer que me sinto tranqüilo, em paz, apesar de consciente de que essa batalha será sangrenta e que para conquistar uma das vagas oferecidas terei de ser melhor que milhares de outros candidatos, muitos tão bem ou mais preparados que eu.

O que me deixa confiante de que posso ser melhor que os outros candidatos e conquistar uma dessas vagas? Qual minha vantagem competitiva? Qual minha arma secreta? Simples, a tranqüilidade que sinto.

Explico. Segundo o dicionário Houaiss, tranqüilidade é o estado do que é ou está tranqüilo, isento de agitações, de inquietações, de perturbações ou de alvoroço. Vejamos como isso pode afetar um concurseiro.

Estar isento de agitações é estar no controle das emoções e da velocidade com que trabalha o cérebro. Um concurseiro agitado está submetido ao sabor das emoções, do bom e do mau humor, da animação e do desânimo, seu cérebro trabalha hora em velocidade máxima, hora em marcha lenta. E como alguém nesse estado conseguirá fazer uma boa prova? Agora, quem está tranqüilo experimenta a estabilidade emocional e de velocidade de pensamento de um piloto que controla seu avião de caça com elegância para atingir com precisão um alvo. E eu estou tranqüilo.

Estar isento de inquietações é poder repousar em paz porque não se está preocupado com o que está além dos seus conhecimentos. Um concurseiro inquieto fica imaginando mil desfechos para a batalha que está prestes a enfrentar, a maioria deles, claro, anunciando a derrota, o fracasso, a frustração e a vergonha. E como alguém que antes de lutar já se sente um perdedor terá chance de vencer? Agora, quem está tranqüilo não se preocupa com o desfecho do combate, mas com lutar com todas as suas forças usando todas as armas que tem disponível. E eu estou tranqüilo.

Estar isento de perturbações é estar equilibrado e possuir autocontrole. Um concurseiro perturbado sente-se como prestes a ter de andar numa corda bamba suspensa a centenas de metros do chão enquanto suas pernas não param de tremer. Como alguém que não possui autocontrole poderá não cair dessa corda bamba se esborrachar no chão? Agora, quem está tranqüilo sente-se firme como uma rocha e no controle dos mínimos aspectos de seu corpo e mente, capaz de caminhar sobre uma corda bamba que liga o topo do Everest à Lua com uma venda nos olhos sem medo de cair. E eu estou tranqüilo.

Estar isento de alvoroço é não ter pressa, não ser precipitado. O velho ditado já diz que “o apressado come cru”, ou seja, aquele que tem pressa e age com precipitação não permite que as coisas aconteçam no seu tempo e por isso não colhe os frutos em sua fase mais madura e doce. Agora, quem está tranqüilo não tem pressa e não age precipitadamente, mas sabe esperar o momento certo de agir de forma a colher os melhores resultados. E eu estou tranqüilo.

Não quero dizer com tudo isso que não sinto um friozinho na barriga com a prova que se aproxima. De modo algum. Mas como disse o famoso general francês Ferdinand Foch, herói da 1ª Guerra Mundial, “apenas os covardes ousam dizer que nunca conheceram o medo”. Só que o medo, esse friozinho na barriga, quando controlado pode ser usado em nosso benefício, ser uma garantia de que não baixaremos a guarda, que não seremos vítima do famoso “salto alto”, do mortal “já ganhei”. Se temermos a derrota de forma sadia, lutaremos pela vitória com se não tivéssemos nada a perder, como se nada mais no mundo valesse a pena ou importasse, como se não houvesse amanhã.

Resumo da ópera - A guerra dos concursos públicos é cruel, fria e impessoal. Em seus campos de batalha as únicas armas são o conhecimento acumulado, a estratégia de combate e a tranqüilidade para lutar. O conhecimento venho acumulando desde o dia que comecei a estudar para concursos públicos, a estratégia de combate venho otimizando a cada dia, a cada batalha perdida e a cada quase vitória, e a tranqüilidade para lutar é o maior presente que Deus me deu. Se vencerei essa batalha só Ele sabe e o tempo dirá, mas do que depender de mim não sobrará pedra sobre pedra. E que venham as provas!

Clipe do dia



Para variar um pouco, hoje a música vem em forma de clipe. Esse mostra exatamente os presentes que quero me dar quando vencer na guerra dos concursos públicos ... pelo menos até encontrar a mulher certa e selar com ela os laços do santo matrimônio. Com vocês Alex Gaudino feat. Crystal Waters em "Destination Calabria".


5 Response to "Tranquilidade"

  1. Anônimo says:

    Charles, fico feliz em ver que vc está tranqüilo para esta prova. Isso vai te ajudar muito.

    Faça uma boa viagem e uma excelente prova!

    Estarei torcendo por vc!

    Abraços, Helineide

    Camisa 9 says:

    Estou na torcida, Charles!!!

    Boa prova!

    Excelente post o de hoje!
    E você está bem maduro, cara!
    Sinto que você terá uma excelente prova.
    Qual é a recompensa para aqueles que se preparam e lutam com todas as forças? Só pode ser a vitória.

    Sinto que o post de hoje foi uma forma de dizer que você está bem tranquilo e até gritaria para quem não está te ouvindo!
    E confiança em si não é "salto-alto" não! Assim como ter orgulho do seu conhecimento não é falta de humildade, porque tudo isso que você tem e conquistou foi lutado e não deve ter sido nada fácil.
    E o melhor de tudo que isso é seu para sempre e ninguém tira!

    Excelente prova, meu caro!

    Anônimo says:

    boa sorte para você, espero que passe na prova.

    abs,

    marcelo - Guarujá-SP

    SCHETTINI says:

    Boa sorte, rapaz... Estou na torcida por vc! Waleska

    Anônimo says:

    Charles, além do presente que vc disse que vai se dar (rs) eu junto viagens pelo litoral do Brasil...
    boa prova!

    dudu interior/SP

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards