Se você quer vencer essa guerra, lute conosco!

Hoje é um dia muito especial para este blog, o dia em que publicamos o artigo de número 250!

Não quero jogar confete em nossas próprias cabeças, mas hoje o Concurseiro Solitário simplesmente não tem similares no mecado, o que é uma grande pena. Quando o assunto é sites e blogs de concursos públicos, temos, principalmente, os de cursinhos e editoras voltadas para o segmento e alguns mantidos por concurseiros, a maioria com material para baixar.

Para nós é um grande prazer podermos manter um blog com atualização diária que trate de assuntos que fazem parte do dia-a-dia do concurseiro, com uma abordagem clara, simples, direta e honesta, sem firulas, “panos quentes” ou aquela irritante aura de auto-ajuda à la Paulo Coelho (que me perdoem os fãs do gênero e desse autor em particular).

Tempos atrás estava pensando sobre esse segmento que chamo de “auto-ajuda concurseira”. É incrível como há público para esse material. É também incrível como é fácil escrever esse tipo de material. Agora, o mais incrível ainda é como a fórmula da auto-ajuda funciona em qualquer lugar. Particularmente não simpatizo com a auto-ajuda, acho que é uma forma fácil de mistificar dificuldades que são muito reais, de responsabilizar “as forças universais” por problemas que nós mesmos causamos e temos capacidade de resolver.

A auto-ajuda, concurseira ou não, sempre repete os mesmos bordões, “Não desanime”, “tenha fé”, “acredite em você mesmo”. O problema é que não é sugerida nenhuma ação prática para fazer reais esses objetivos um tanto genéricos. É exatamente o contrário do que procuramos fazer no Concurseiro Solitário, que é dizer para vocês não desanimarem, mas também dar algumas dicas práticas de como não desanimar, dicas que nós mesmos usamos para nos animar. É muito fácil dizer “existe um mundo melhor do outro lado do arco-íris” sem apontar o caminho. Mas de que isso adianta? Absolutamente nada se não é apontado um caminhou ou, pelo menos, dado algumas pistas para você encontrar esse caminho.

Sempre recebemos emails de concurseiros leitores do blog que pedem que inclinemos nossa “linha editorial” mais em direção à auto-ajuda concurseira, mas nos recusamos a fazer isso, mesmo porque não acreditamos que seja o melhor para os concurseiros. Encarar a realidade é dureza, mas é necessário. Não adianta ficar “dourando a pílula”, querendo fazer acreditar que concursos públicos são fáceis, porque não são. Nem os concursos, nem a preparação necessária para conseguir vencer essa guerra.

Esse é outro ponto que gostaria de tocar. Muitos concurseiros gostam de comparar os concursos públicos a esportes, mas vejo diferente, vejo como uma guerra, não entre os concurseiros, mas entre cada concurseiro e sua falta de disciplina, sua falta de motivação, sua falta de determinação, sua preguiça, ou seja, com um exército de inimigos internos. E temos de lutar ferozmente para vencer cada um, várias vezes, até que vençamos a guerra e conquistemos o grande prêmio que é a posse em um cargo público ... ou então sejamos derrotados e fujamos com o rabo entre as pernas (como acontece com muito concurseiros).

Nos duzentos e cinquenta artigos que já foram postados até hoje nesse blog, procuramos reforçar exatamente isso, que se você quer mesmo vencer a guerra dos concursos públicos, tem de encara-la de frente, com coragem, não ficar se enganando que é algo tranquilinho, um passeio no parque ou uma disputa entre cavalheiros cavalheiros. Essa guerra não perdoa ingênuos ou iludidos, ela os mastiga a seco antes do café da manhã. Não é uma guerrinha de paintball de mentirinha, é uma guerra de verdade entre vikings furiosos e sedentos de sangue.

Resumo da ópera – O Concurseiro Solitário existe para ajudar concurseiros sérios que não têm medo de encarar a guerra dos concursos públicos com coragem e para vencer. É como no filme Matrix, se você quer encarar esse mundo como ele realmente é, continue com a gente. Agora, se você quer continuar vivendo num mundo de “faz de conta”, em qualquer livraria você encontra uma tonelada de livros de auto-ajuda que vão ajudá-lo a se mandar iludido que a guerra dos concursos públicos é refresco.

———«»———«»———«»———

A partir de segunda-feira passaremos a publicar diariamente simulados exclusivos do Regimento Interno do STJ.

Não perca!

———«»———«»———«»———

Clipe do dia



A música de hoje é um hit que fez muito sucesso faz algum tempo. “Who let the dogs out” do finado grupo Bahaman. Essa música tem uma história interessante. Ela foi composta para ser tocada no carnaval de uma ilha caribenha. Alguém que estava de férias por lá gravou um vídeo onde a música tocava no fundo e levou para a Inglaterra. Lá mostrou para os amigos, sendo que um deles trabalhava numa gravadora e adorou a danada. Então o cara levou o vídeo para a gravadora e o dono, que estava lançando um novo grupo musical, o Bahaman, resolveu que aquela música era perfeita para o grupo. A música fez muito sucesso, mas foi a única que prestava do grupo ... hehehehe.

4 Response to "Se você quer vencer essa guerra, lute conosco!"

  1. Anônimo says:

    Olá... Parabéns pelo sucesso do blog. Bem, porém logo no artigo de número 250 vocês acabaram exagerando um pouco. A sua critica em relação a auto-ajuda concurseira não significa que esta é mais ou menos eficiente que seus artigos no blog. Acredito que o ideal é dar opinião, mas não descartando as opiniões contrárias a sua. O seu blog está fazendo muito sucesso tem um grande poder de convencimento então use isso com responsabilidade. Talvez a auto-ajuda concurseira não serviu para você, mas pode ter servido para muitos outros concurseiros sérios, não concurseiros iludidos como você afirma. Eu não queria deixar esse comentário criticando o trabalho de vocês, mas como sou um grande leitor do blog não podia deixar de questionar a atitude. Você é como nós é igual aos seus leitores pode ser que você tenha mais experiência, mas não muda o fato de você ainda não ter conquistado a sua vaga no limbo. Então não se sinta como um, mostre os dois lados da moeda e deixe que os seus leitores escolha qual seguir.

    Acredito já ter falado muito e acho que você entendeu, desculpe-me se em algum momento fui ríspido demais pois a minha intenção não foi essa. E eu não leio livros de auto-ajuda concurseira e não estou aqui para defender essas obras, mas para evitar atitudes como essa pois a transparência é fundamental.

    Grande abraço Raul

    Anônimo says:

    Olá
    Eu quero parabenizá-lo(s) pelo post 250º. Mais ainda, quero agradecer.
    Foi graças à descoberta desse blog que encontrei uma mistura certa de motivação e realidade; e, se meus amigos ou minha família ainda me olham como 'quem ainda não deu certo na vida', eu posso dizer que estou menos tentada a abandonar o barco.
    Ainda não estou pronta para ser aprovada e empossada, mas acredito que estou no caminho certo.
    Não tenho mais medo dos obstáculos externos do que de mim mesma. E tenho trabalhado esses aspectos que me desmotivam e atrapalham.

    Parabéns e obrigada, mais uma vez!

    (Ah, aproveitando pra fazer uma sugestão: vocês já pensaram em fazer um post pra tratar das bancas que realizam concursos federais? Assim, as que vocês conhecem melhor, as características...esse tipo de coisa.)

    Beijo, e sucesso na batalha!

    Camisa 9 says:

    E depois essa música veio para o Brasil e virou funk. Fim!
    huhauauaha

    Parabéns ao blog.
    Parabéns ao leitores, aos colunistas e principlamente ao Charles que começou esse projeto e que está crescendo cada vez mais e se mantendo bem forte.
    O blog é o meu único estudo no momento, mas eu sei que com a "auto-ajuda" do blog eu só tenho que me livrar dos meus inimigos internos que serei livre. Livre para estudar e para vencer.
    Assim como vocês.

    Éric

    Abraços

    Raquel says:

    Ah, eu achei o artigo muito pertinente. É preciso ser efetivo e prático no aconselhamento.

    Você está no limbo, mas já adquiriu muita experiência. Parabéns pelo artigo.

    Raquel

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards