COLUNA DA RAQUEL SOLITÁRIA - Uma concurseira à deriva

Olá concurseiros! Vocês devem estar curiosos para saber se eu fui bem no concurso da Marinha. Pois é...quando um concurseiro entra no limbo parece que nunca vai sair. Explico o que aconteceu: eu acreditava que seria aprovada nesse concurso, pois me sentia muito bem preparada. Os professores do meu cursinho diziam que eu era uma das apostas deles de aprovação, só que o destino me deu aquela lambada mais uma vez. Conferi o gabarito e não fui bem. Fiz apenas 27 acertos.

Foi uma tremenda sofreguidão esperar pelo danado do gabarito, que saiu mais de uma semana depois da prova. O coração já estava ficando a mil. Engraçado é que circulou um gabarito extra-oficial pela internet no dia da divulgação do oficial e foi a maior confusão. Não sei quem foi que fez aquilo, mas no dia 15 não se falava em outra coisa! Eu mesma cheguei a corrigir minha prova por ele, pois pensei que fosse o real. Quando vi no site da marinha que não havia gabarito oficial ainda, resolvi desconsiderar o tal.

Então foi divulgado o gabarito oficial. Comparando com o outro gabarito, houve mudanças em algumas carreiras; Direito manteve as mesmas disposições. Muita gente acabou precisando rever suas notas depois disso. Eu sei que foi o maior bafafá na Comunidade do Quadro Técnico da Marinha. Havia gente me ofendendo porque eu não queria deixar o gabarito falso por lá. As pessoas gostam de sofrer! Pra quê ficar se enganando com um gabarito que não tem validade?! Melhor esperar o gabarito oficial.

Bem, visto o gabarito oficial, percebi que evoluí um pouco em relação aos anos anteriores em que prestei o mesmo concurso. Contudo a melhora não foi suficiente para eu ser aprovada. Isso me dói muito, pois eu não tinha um plano B. Não me passava pela cabeça não ser aprovada. Eu sei a matéria que foi cobrada na prova. Li a bibliografia recomendada não sei o que aconteceu. As repostas de muitas questões me deixaram perplexa.

Tenho vontade de recorrer de algumas questões, mas isso custará caro, pois é preciso pagar R$ 12,50 por questão recursada. Como estou em dúvida quanto a nove questões, estou aqui ponderando sobre esses R$ 112,50 que gastaria sem nenhuma garantia de que meus recursos serão acolhidos. Raramento vejo recursos serem acolhidos nesse concurso. Como Direito não é uma ciência exata, fica complicado fundamentar e ter minhas razões aceitas.

Agora estou realmente confusa. Sinto que estou sem chão, sem respostas, sem norte. Estou à deriva! Não sei se vale a pena tentar novamente esse concurso da Marinha ano que vem, o que implicaria começar os estudos em dezembro. Não sei se vale a pena tentar ESAEX (Exército), pois há pessoas estudando há muito tempo conhecimentos pra lá de específicos e exóticos, como Geografia e História do Brasil. Por fim, não sei se vale tentar STJ e seus milhares de candidatos correndo o risco de viajar para a capital do país e voltar meio deprê com as provas da CESPE.

Eu sei que, inicialmente, eu pretendia escrever um artigo completamente diferente para hoje. Pensava em dizer que minha vez havia chegado e como se deve agir diante de uma prova como aquela, mas fica para a próxima oportunidade. Parece que esse limbo veio pra ficar.

Resumo da Ópera - Quando estiver assim e pensando no que fazer, fique feliz por ter amigos e não se sinta culpado por ficar meio letárgico. Só não fique muito tempo nessa. Eu logo devo decidir no que focar. Afinal, eu sou uma concurseira no limbo, mas não posso ficar nessa muito tempo.

Amigos, obrigada pelas mensagens de apoio e de carinho que têm me enviado. Sem vocês, eu estaria pior que estou. O tombo foi grande.

Raquel, uma legítima concurseira carioca.

———«»———«»———«»———

Música de hoje



Para animar o final de semana de estudos de você, uma música que gosto muito do Jamie Cullum chamada "Mind Trick".

———«»———«»———«»———

Bate-papo do Concurseiro Solitário
(Hoje, DOMINGO, a partir das 20:00)

Vá ao chat do IG (http://batepapo.ig.com.br/)

Escolha nas opções de salas o Afinidades.

Escolha o canal Atualidades.

O bate-papo será na Sala 1.

12 Response to "COLUNA DA RAQUEL SOLITÁRIA - Uma concurseira à deriva"

  1. Raquel!
    Estou ciente do quanto você está sofrendo. Já passei por maus momento,assim como vc; no entanto, não desisti! Tente novamente esse concurso. Não desista! Persista que vc irá conseguir! Eu já sofri vários "tombos" nessa vida, levantei e continuei na luta. Esses "tombos" me levaram a rever os meus erros, a corrigi-los e tentar novvamente! Vc é capaz! Preste novamente esse concurso. Meu primo, perdeu seis vezes no vestibular para o curso de medicina na Universidade Federal. Ele desistiu? Claro que não! Passou na sétima tentativa e atualmente está se formando. Está vendo? Se ele tivesse desistido? É o seu caso! Vc irá conseguir! Deus espera de nós paciência. Tenha paciência e confie. Ficarei decepcionado se vc desistir do seu sonho!
    Abs.
    Alfredo Madeiro

    Raquel says:

    Alfredo, muito obrigada pelas belas palavras de apoio. Ainda bem que somos solidários nesse espaço.

    Um abraço!
    Raquel

    Anônimo says:

    Raquel,

    Faço minhas as palavras do Alfredo. Vc deve continuar, persistir. Não desista dos seus sonhos. Mesmo que as circunstâncias, as pessoas digam o contrário, vá em frente, continue. Vc é capaz de realizar, de concretizar seus sonhos. Vc sabe disso. Eu aprendi com as muitas decepções e frustrações que tive na minha vida, que tudo tem um momento certo pra acontecer. às vezes eu pensava ah pq não aconteceu antes? Mas, vi que foi no tempo certo, no tempo que eu estava pronta. Na época a gente não pensa assim, mas depois vemos que tudo ocorreu da forma que tinha que ser.

    Vc pode até tentar outros concursos, mas não desista do seu sonho que é a Marinha. Sua vitória vai chegar, querida! Acredite!

    Vou ficar torcendo por ti!

    Abraços, Helineide

    Flavia C. says:

    Raquel, minha querida: você nasceu pra vencer, e disso eu não duvido nunca!

    Raquel says:

    Helineide, muito obrigada pela força!

    Um abraço,
    Raquel

    Danicat says:

    Raquel todos nós passamos por momentos parecidos, mas o importante é levantar a cabeça e continuar..Só não consegue quem desisti esse é o meu lema! bjos e muita força nessa fase!

    Fabiana says:

    Oie minha amiga querida!
    Sei bem como vc está! Vc que sempre me trouxe a palavra certa na hora certa (é para isso que os amigos servem, não é mesmo?) agora é a minha vez de te trazer umas palavras de alento...
    Só tenho uma coisa pra te dizer: Se é seu sonho o concurso da Marinha, nunca desista dele!!!
    Nunca devemos desistir de nossos sonhos!! Isso não significa que não podemos ir por outro caminho, que seja atráves dos "concursos-escadas", o que importa é chegar lá!
    Me espelho muito nas palavras do mestre Willian Douglas, hj foi a banca que te derrubou, então estude mais e mais, pegue as "manhas" desse concurso e volte ano que vem dizendo que vc voltará mais preparada e que na próxima vai passar!!!
    Aqui aprendi com vcs que não basta sabermos o conteúdo de cor e salteado, a luta dos concursos tem uma dimensão muito maior que isso. E minha amiga, só perde quem desiste!!!
    Nunca desista, pois se é isso realmente que vc quer, vc voltará mais tarde, só que dessa vez terá que começar do Zero e aí, o caminho é mais difícil. Falo isso por experiência própria.
    E se vc for acredita em Deus, num Ser Superior, acredite que só Ele sabe a nossa hora! Acredite e confie sempre! Tenha fé!
    Bjoooo no coração!
    Me avise quando for empossada, tá?
    Fabi Pacheco

    Raquel says:

    Fabi, Fla e Danicat. Agradeço muito pela força e pelo apoio. Tenho precisado muito ser forte para seguir em frente.

    Raquel

    Fabiana says:

    Força amiga!
    Puxe o último suspiro que seja... Descanse mas volte a estudar para o teu sonho!!!
    Bjo no core!

    Raquel says:

    À concurseira de plantão. Beijo no seu core e obrigada!

    Anônimo says:

    Oi Raquel, sou a Priscila, fiz a prova da marinha na sua turma lembra? Moro em Belo Horizonte e te mandei um e-mail... agora lembra né!!! Estou muito triste também por causa desta prova! Fiz 27 pontos ano passado e 24 este ano... ou seja, um ano de estudo e minha nota diminuiu... Estou muito triste e hoje resolvi a entrar no blog para ler um texto legal e me deparei com "uma concurseira à deriva". Não tenho muito para lhe ajudar neste momento, pois estou tão perdida quanto você... o que dá para lhe dizer é: faça a prova do exército... Fiz ano passado... Veja só: as provas de historia e geografia são peso 1, a diferença se dá nas questões especificas que são peso 2. E mais, as provas de história e geografia não são difíceis, se você tem uma boa base do 2ª grau dá para fazer. Resumindo: descanse um pouco e estude para fazer a prova do exercito!

    Nao sei se cheguei a te falar que eu só quero carreira militar, ou seja, faço concurso para a Marinha, Exercito e Aeronáutica. Desta forma, se o seu objetivo é semelhante ao meu, aconselho que reveja até que ponto é melhor fazer STJ e não fazer exército. Se você continuar perdida, insisto para que faça a inscrição para os dois, pois não é R$100,00 a mais ou a menos que vai lhe deixar mais rica ou pobre...

    Desejo que tenha lhe ajudado! Um abraço, Priscilla

    Raquel says:

    Obrigada, Priscilla. Acho que você foi uma mensageira de Deus para me tirar da imensa tristeza que estou sentindo. Meu coração está afogado.

    Um grande abraço e estimo que você vá muito bem nos próximos concursos militares!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards