COLUNA DO SOLITÁRIO CONCURSEIRO - Ressaca pós-concurso

Hoje em dia existe ressaca pra tudo. Ressaca moral, do mar, da bebedeira, do fim do namoro, da demissão, enfim, existe de todos os tipos e para todos os gostos. O mais engraçado é que, em todas elas, parece que o mundo entra em uma letargia sem fim. A comida fica sem gosto, a cabeça pesa todos os quilos possíveis, a água não mata a sede e a cama vira a melhor companhia. Esse é o exato momento em que o bêbado chato da noite anterior diz, do alto da sua (in) sanidade, promete: nunca mais bebo na vida!

Mas, o que tem a ver esse assunto com concursos? Afinal, concurseiro não pode beber porque atrapalha os estudos. Não pode fumar porque faz mal de qualquer jeito. Não pode f... opaaa!! Isso pode, isso pode. Faz até bem, alivia a tensão. Vamos lá, foco. Então, concurseiro não têm ressaca! Ledo engano. Nós temos a ressaca pós-concurso!

O concurseiro estuda muito até o dia da prova, se esforça, dá o máximo que pode. Depois do exame, ele tira um peso das costas. Vai pra casa em busca do descanso merecido e no outro dia, a dona ressaca aparece e faz uma visitinha. Ah! Também não sejamos tão cruéis, nada mais natural, depois de um esforço tão grande, parar por um dia para recarregar as baterias e decidir os próximos passos. Como já dito por todos aqui, planejamento é fundamental. Certo, o problema é quando a ressaca vem e demora a ir embora. Essa sim é a famosa ressaca pós-concurso. Eis alguns sintomas:

- Preguiça excessiva;

- Vontade de se entregar ao lazer por um longo período;

- Dificuldade de concentração;

- Vontade de saber qual será o filme da Sessão da Tarde;

- Assistí-lo;

- Muitas horas na internet, lendo mil vezes a mesma notícia;

- Ficar horas em fóruns, discutindo o indiscutível;

- Entrar em sites de cursinhos e ficar vendo os novos cursos sem ter dinheiro;

- Inventar todas as desculpas possíveis para não estudar;

- Não estudar.

Esses são apenas alguns dos vários sintomas da ressaca pós-concurso. Infelizmente ela existe e temos que nos policiar ao máximo para que ela não atrapalhe nossos estudos. Para concurseiro, tempo é essencial e não pode ser desperdiçado dessa maneira. Portanto, darei algumas dicas que irão ajudar aos que sofrem desse mal:

1º - Tenha sempre um objetivo traçado. Isso faz com que não perca a concentração neste momento de relaxamento natural do cérebro e do corpo.

2º - Antes da prova do último concurso, procure se planejar para depois da prova. Comece a separar os materiais de estudo e já planeje seus estudos. Se não tiver tempo para isso, use o dia após a prova para organizar tudo. Não deixe de começar a estudar já no próximo dia.

3º - Fase de gabarito preliminar e recursos é etapa do concurso. Fique muito atento às questões que cabem recurso e faça os seus.

4º - Comece estudando pela matéria que você se identifica. Isso ajudará o seu cérebro a voltar ao estado normal de estudos e aos poucos você retornará ao ritmo de estudos anterior à prova.

5º - Não abra mão dos estudos na semana seguinte à prova do último concurso. Ficar uma semana parado signica boa chance de ficar a segunda, a terceira e por aí vai. Poderá ser o fim de um bom ciclo de estudos, jogado fora graças á cruel ressaca pós-concurso.

Resumo da Ópera: A ressaca pós-concurso é um dos grandes males que o concurseiro pode passar ao longo da sua caminhada. Manter o foco e a situação sob controle é crucial. Um pouco de lazer não faz mal a ninguém após um cansativo ciclo de estudos e prova, mas ficar nessa vida boa também não dá. Só atrapalha. Não existe uma lenda que diz que se cura ressaca de bebida com mais bebida? Então, caro amigo, cure essa ressaca pós-concurso com mais estudos.

Tiago Gomes, um solitário concurseiro especialmente para o Concurseiro Solitário.

———«»———«»———«»———


1 - Por favor, quem nos enviar mensagens pelo Orkut não se esqueça de verificar nas configurações de sua conta se qualquer pessoa poderá lhes enviar uma resposta. Está acontecendo muito de recebermos perguntas e comentários e não termos como responder simplesmente porque as pessoas configuram suas contas para somente receberem mensagens e scraps de gente que está na sua lista de amigos!

2 - Sexta-feira postaremos um artigo muito bom sobre como extrair corretamente do edital de concursos que matéria será preciso estudar, otimizando assim o tempo e a forma de estudo. Não perca.

———«»———«»———«»———

Clipe do dia



Bob Dylan é um dos grandes poetas da música mundial. Ele fez essa música em homenagem a Rubin HURRICANE Carter, boxeador famoso na década de 60, preso erroneamente por assassinar 3 pessoas em New Jersey.Por conta desse episódio ele não conseguiu realizar seu grande sonho: ser campeão mundial de boxe. Mais tarde essa história virou filme. HURRICANE é interpretado brilhantemente por Denzel Washington. Vale à pena assistir também ao filme.

4 Response to "COLUNA DO SOLITÁRIO CONCURSEIRO - Ressaca pós-concurso"

  1. Raquel says:

    Estupendo, Tiago!
    Eu estou de ressaca pós-concursos. Vou adotar tudo isso que você está falando e mais um pouco!

    Raquel

    Anônimo says:

    Eu sofro disso tb....heheheheh...e o pior que a minha às vezes demora muito pra ir embora.

    Adorei o post e as dicas....vou usá-las assim que entrar em ressaca de novo!

    Abraços, Helineide

    Flavia C. says:

    Eu também estou de ressaca... depois do STF, ainda não mexi em nada. A primeira semana foi volta de BSB + descanso do estirão de estrada + doença. Essa semana, não há desculpa: ressaca mesmo. Será que semana que vem eu volto à vida real?

    Camisa 9 says:

    Muito louco o seu post. Adorei!
    "Não pode f... opaaa!! Isso pode, isso pode" huahuahua

    Agora que você é um chato, você é...
    1-Inventar todas as desculpas possíveis para não estudar;
    2-5º - Não abra mão dos estudos na semana seguinte à prova do último concurso. Ficar uma semana parado signica boa chance de ficar a segunda, a terceira e por aí vai. Poderá ser o fim de um bom ciclo de estudos, jogado fora graças á cruel ressaca pós-concurso.

    Poxa, essas duas partes foram como pauladas dadas por um Troll na minha cabeça.
    Não sei se choro e esmoreço no chão, ou se me levanto e luto ferozmente!!!

    Sou um exemplo vivo e, pior, consciente do meu erro. Do meu erro fatal...

    Mas eu volto...

    I'll back!

    Abraços

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards