Concursos pouco concorridos nunca mais

Diz a lenda que houve uma época em que concursos para cargos públicos com menor remuneração eram menos concorridos. Isso mesmo, a concorrência era proporcional à remuneração. A maioria dos concurseiros brigavam pelos cargos melhor remunerados e apenas uma pequena parcela de concurseiros menos preparados e/ou ambiciosos disputavam cargos com menor remuneração.

Tenho uma má notícia. Pode até ser que no passado era assim mesmo, mas hoje isso não existe mais.

Quando vi a notícia sobre o lançamento do edital do concurso da Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo e o salário oferecido, pouco menor de R$3 mil bruto, sinceramente não dei muita bola. Mas como prestei recentemente o concurso do Ministério do Meio Ambiente e segundo professores de cursinhos as matérias cobradas para esse concurso paulista serão praticamente as mesmas, estudar para o primeiro era estudar também para o segundo, então me inscrevi apesar do salário pouco atraente.

Na minha concepção, esse concurso tinha tudo para ter uma concorrência baixa, pelo menos menor que a verificada no concurso do Ministério do Meio Ambiente. Explico.

1 – Apesar de haver vagas para muitas cidades do interior de São Paulo, há também um bom número de vagas para a capital do estado, para onde tal salário não é lá muito bom visto o alto custo de vida da capital paulista.

2 – As vagas estão pulverizadas em muitos cargos e cidades. São muitos os casos de apenas uma vaga por cidade.

3 – O programa de matérias não é dos mais fáceis, com muitos tópicos extensos e genéricos (ou seja, é bastante matéria para estudar).

Na Internet são poucos os fóruns, comunidades e listas de discussão específicos desse concurso. Há poucas apostilas disponíveis. Ou seja, tudo me levava a crer em uma baixa concorrência.

Então saiu essa semana as estatísticas de inscritos e, pasmem, a concorrência é comparativamente muito maior que para o concurso do Ministério do Meio Ambiente!

Para as vagas únicas em cidades do interior a concorrência gira em torno de 80 candidatos por vaga (com mínimas de quase 50 e máximas e 125). Para o cargo que estou concorrendo, para o qual há uma dezena de vagas em São Paulo capital, há 1922 candidatos inscritos, ou seja, quase 200 candidatos por vaga!

Claro que é necessário considerar fatores importantes como:

- Número de candidatos que não farão a prova;

- Número de candidatos que farão a prova sem estudar praticamente nada;

- Número de candidatos que mesmo bem preparados terão um mal desempenho por conta de ficarem nervosos.

Claro que no final das contas é pouca gente que realmente estará preparada para brigar efetivamente por uma das vagas oferecidas, como acontece em todos os concursos. De qualquer modo a concorrência que eu esperava para esse concurso era muito melhor e a realidade aponta para algumas constatações muito importantes para concurseiros realmente sérios:

- Esse aumento crescente no número de candidatos nos concursos em geral tem como contrapartida um também crescente nível de aumento de dificuldade na seleção por parte das bancas para ceifar quem realmente não sabe nada. Ou seja, mais candidatos resultados em provas mais difíceis e capiciosas.

- O aumento no número de candidatos em concursos públicos já está levando a um progressivo aumento no número de gente que vem se preparando sério, ou seja, a concorrência entre os concurseiros sérios ficará mais apertada com o tempo, a medida em que esse novo contingente de concurseiros realmente comprometidos com estudar com qualidade para passar vão ganhando conhecimentos e experiência.

Resumo da ópera - Para mim essa surpresa com o número de candidatos inscritos no nesse concurso é a prova que faltava de que não existem mais concursos pouco concorridos. Não importa que o salário seja baixa, que o número de vagas seja minguado, se as vagas sejam para trabalhar onde “Judas perdeu as botas”, o número de gente que quer ingressar num cargo público está aumentando e os efeitos já começaram a aparecer. Então, gente, não há tempo a perder para quem quer vencer essa guerra.

———«»———«»———«»———


1 - Por favor, quem nos enviar mensagens pelo Orkut não se esqueça de verificar nas configurações de sua conta se qualquer pessoa poderá lhes enviar uma resposta. Está acontecendo muito de recebermos perguntas e comentários e não termos como responder simplesmente porque as pessoas configuram suas contas para somente receberem mensagens e scraps de gente que está na sua lista de amigos!

2 - Sexta-feira postaremos um artigo muito bom sobre como extrair corretamente do edital de concursos que matéria será preciso estudar, otimizando assim o tempo e a forma de estudo. Não perca.

———«»———«»———«»———

PERGUNTA DO DIA

Você concorda que acabou esse negócio de concursos públicos com baixa concorrência? Por que você acha que isso está acontecendo? Você acha que pode ser um problema para os concurseiros sérios? Qual sua opinião sobre o assunto?

Essa pergunta deve ser respondida em nossa comunidade no Orkut. Basta clicar no homenzinho ai em cima (você precisa estar conectado no Orkut em outra janela de navegador para ser levado à página de resposta).

———«»———«»———«»———

Clipe do dia



“Contando com músicos de todo o mundo e de várias gerações, o grupo alemão formado por Maxim Illion e Kitty the Bill, Club de Belugas, é ao mesmo tempo contemporâneo e clássico, um sopro de originalidade na cena musical internacional”. E para vocês um dos maiores sucessos desse grupo, "Beautiful Day".

4 Response to "Concursos pouco concorridos nunca mais"

  1. Raquel says:

    Ah, eu penso que é concurso divulgado demais. Esse seu concurso foi divulgado no Correio Web. Há outros pouquíssimo divulgados e não atingem tamanha concorrência. Não se assuste tanto.

    Raquel

    Anônimo says:

    Sou engeheiro ambiental e acho um absurdo o cargo de “Especialista Ambiental ” poder ser exerccido por qualquer profissional. Já esperava a concorrência alta justamente por isso.

    Ah! Eu ainda acredito que tenha concursos sem muita concorrência. Esse ano mesmo teve vários: INEP, Capes, ANP, ANTT; Pelo menos aqui em Brasília foram pouco concorridos. Mas você está certíssimo quando fala sobre a qualidade dos concurseiros. Hoje em dia temos muito mais candidatos bem preparados. As vagas não estão generosas, os últimos concursos feitos não têm chamado os aprovados. A fila está caminhando devagar e a qualidade da concorrência só aumenta.

    Tiago

    Camisa 9 says:

    De fato é verdade o que o Thiago disse: "A fila está caminhando devagar e a qualidade da concorrência só aumenta."

    Por isso que eu me arrependo de ter dado pause nos meus estudos...
    Devo voltar logo para garantir meu futuro rápido!!!
    E todos nós devemos estudar muito agora, porque com o tempo as coisas vão ficando mais dificéis.

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards