Trezentos metros contra o vento

Todo concurseiro sério sabe ou deveria saber que praticar alguma atividade física aeróbica pelo menos quatro vezes por semana é tão importante quanto estudar qualquer matéria de qualquer edital de concurso público. Eu pratico ciclismo. Desde o começo do ano pedalo revezando entre dois roteiros de dez quilômetros, um plano com uma parte de terra e um que é metade subindo morros e a outra metade descendo morros.Além de serem ótimas atividades físicas, essas saídas ciclísticas quase diárias acabam me dando umas lições de motivação que considero muito importantes e é uma delas que vou compartilhar com vocês hoje.

O roteiro plano tem uma longa reta de pouco mais de um quilômetro que passo tanto na ida quanto na volta, onde muitas vezes venta forte, principalmente na volta. Quem anda de bicicleta sabe como o tal “vento contra” dificulta o pedalar, afinal de contas a resistência ao ar aumenta e o ciclista precisa fazer mais esforço para manter a velocidade. Pois bem, dias atrás eu estava voltando para casa, o tempo estava fechado e como eu não queria tomar a chuva que apostava que, pedalei mais rápido. Quando cheguei nessa reta, senti o vento forte e na hora o pedalar ficou mais pesado e a velocidade diminuiu. Era o tal vento contra.

Lá estava eu, cansado, pedalando uma bicicleta que parecia ter o dobro do, o cheiro de chuva no ar e a uns trezentos metros a minha frente dois outros ciclistas que pareciam pedalar com uma facilidade que me fez me sentir um fraco. Eu pedalava com força, minhas pernas reclamavam por estar usando a penúltima marcha de velocidade (das mais pesadas), o maldito vento não dava sinal de parar e os dois desgraçados lá na frente pedalando como se estivessem passeando num parque. Na hora pensei “devem ser dois ciclistas profissionais com bikes importadas que estão treinando por aqui, só pode”. Então pensei na minha situação de concurseiro, em como sei que tem gente mais preparada que eu estudando mais forte que eu para os mesmos concursos que vou fazer e, principalmente, em como estou me esforçando para não só alcançar como ultrapassar essas pessoas. Isso me fez decidir deixar a dor e o cansaço de lado e ultrapassar aqueles caras na minha frente, nem que para isso tivesse de deixar os pulmões e as pernas no asfalto.

Pedalei forte. Deixei o conforto do selim (banquinho da bike) e pedalei de pé para ter mais impulso, usando a última marcha de velocidade. Ignorei a dor nas pernas e a respiração arfante. Vocês não me conhecem, nunca me viram, então saibam que tenho 1,82 metros e 96 quilos (isso mesmo, estou beeem acima do peso). Lá pelas tantas pensei “ultrapasso esses caras ou os atropelo, mas atrás eu não fico”.

Depois de pedalar pelo que pareceu uma eternidade e de por duas vezes achar que estava tendo um início de enfarte, ultrapassei os caras e vocês não podem imaginar minha decepção. Sim, decepção porque o que achava serem dois ciclistas profissionais treinando era na verdade dois adolescentes super-crescidos pedalando bicicletas vagabundas dessas compradas em nas Casas Bahia e ainda por cima usando a marcha mais leve disponível. Na velocidade e marcha que eu vinha, passei por eles como uma bala e logo eles é que estavam trezentos, quatrocentos, quinhentos metros atrás de mim.

Resumo da ópera – Muitas vezes achamos que iremos concorrer nos concursos públicos com verdadeiros gênios em todas as matérias, não só gênios, mas pessoas com uma memória absurda, fotográfica, perfeita. Somos nós mesmos que criamos em nossas mentes esses “super concurseiros” e a ameaça que representam para nós. Eles podem existir, claro que sim, mas se existirem serão somente um ou dois por concurso. Nossos concorrentes são mesmo pessoas como a gente, com incertezas e temores como os nossos, inteligência e memória como a nossa, a única coisa que pode nos diferenciar são a qualidade de estudo e a traquilidade e auto-confiança com que nos preparamos e fazemos as provas. Cabe a cada um escolher ficar trezentos metros atrás se lamentando ou ter coragem para encarar o vento contra e deixar os concorrentes comendo poeira.

———«»———«»———«»———

No link abaixo vocês poderão baixar o arquivo PDF com as tabelas para controle de horas líquidas estudadas. Para usar essas tabelas é preciso somente duas coisas, um relógio digital com cronômetro e disciplina.

Clique no “Download file” que aparecerá em um quadro logo acima de um campo de comentários.

A idéia é usar o cronômetro para marcar o tempo líquido de estudo, ou seja, o tempo em que realmente se está estudando, parando o cronômetro em qualquer parada (para tomar água, ir ao banheiro, pegar apostila, atender ao telefone), retomando a contagem de tempo quando se voltar a estudar. Ao final do dia se soma os tempos líquidos de estudo do dia na tabela semanal e se marca na tabela de gráfico.

Com esse conjunto de tabelas, ao final do mês você terá um gráfico mostrando as variações de horas líquidas estudadas durante ao mês, que ajuda muito a se saber exatamente como anda seu tempo de estudo real.

Nas tabelas há instruções de uso. Qualquer dúvida é só perguntar através de um comentário a qualquer post do blog, terei prazer em responder (só não se esqueça de colocar seu mail junto com a pergunta).

———«»———«»———«»———

DICAS → Português

Não se usa crase diante de numeral.

Ex: de 1989 a 2005.

→ Direito Administrativo (Técnico TCU - 2007) As empresas públicas e as sociedades de economia mista são pessoas jurídicas de direito privado.

Correto. Quando o Estado intervém na economia de forma direta, subsidiária e complementar por relevante interesse coletivo ou por motivo de segurança nacional, o faz por intermédio de pessoas jurídicas de direito privado, as empresas públicas (100% do Estado) ou sociedades de economia mista (Estado é o acionista majoritário e o restante das ações está em poder privado), porém despidas de prerrogativas de Poder Público e sem nenhuma vantagem não extensiva às empresas privadas em geral.

2 Response to "Trezentos metros contra o vento"

  1. Anônimo says:

    Parabéns pelo blog,está muito bom....estarei acompanhando todos os dias...no palm...

    Unknown says:

    Oie, nossa gostei muito do teu texto.. Eu tbm nessa caminhada de concursos.. já venci muitos obstáculos na vida graças a Deus, mas o q tá pegando mais agora é acordar cedo pra estudar.. eu sei q se eu fizer isso meu estudo vai render muito mais... Hj já deu um grande passou acordei 1h mais cedo q ontem... Vamos lá com fé em Deus a gente vai se superando cada dia.

    Me adiciona no seu msn?

    Gostaria de trocar informações, dicass, material..rs

    Tem orkut tbm?

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards