Horas brutas e líquidas de estudo

Essa semana dividi meu cronograma de estudos em português, TJSP e direito administrativo. Na segunda-feira consegui estudar legal, um total de 6:40 horas liquidas. Ontem, terça-feira, meu computador deu problema logo cedo e depois de um diagnóstico rápido verifiquei que teria de formatar o HD, reinstalar o Windows e restaurar o backup de programas e arquivos, algo que me tomou toda a tarde. Isso me “quebrou as pernas” e acabei estudando somente 2:15 horas líquidas. Hoje, quarta-feira, tenho de recuperar o tempo perdido e fazer pelo menos 8 horas líquidas 

Essa questão de “horas líquidas de estudo” é muito importante para o concurseiro. A coisa mais comum do mundo é ouvir concurseiros dizendo que estudam 10, 12 ou até 14 horas por dia. Quem ouve ate arregala os olhos de espanto, mas não é bem assim. Horas brutas de estudo é sentar as 8:00 da manhã para estudar e parar as 20:00, são 12 horas, mas não se contabiliza os intervalos para descanso, para ir ao banheiro, para almoçar, para tomar café, para dar uma saidinha para fazer algo, para jantar. Horas líquidas são as horas efetivamente estudadas, apuradas com a ajuda de um cronômetro e descontadas de qualquer paradinha, seja para descanso ou para ir ao banheiro. Logo, as horas brutas de estudo são irrelevantes, o que realmente é importante são as horas líquidas. Claro que os concurseiros que querem “fazer bonito” falam das suas horas brutas e não das horas líquidas de estudo.

O concurseiro tem de ser honesto consigo mesmo, não só porque isso é a coisa certa a fazer, como também somente assim poderá medir efetivamente o quanto está realmente se preparando. Conheço concurseiros que simplesmente se recusam a contabilizar suas horas líquidas de estudo porque preferem se enganar com as horas brutas e achar que estão estudando muito quando na realidade estão estudando pouco. Um concurseiro que sabe que estuda 2 horas líquidas diariamente irá otimizar esse tempo e estudar com qualidade. Já o concurseiro que se engana que estuda 10 horas brutas diariamente (mas 2 líquidas) vai relaxar e estudar com menos qualidade. A diferença aparecerá quando forem divulgados os resultados dos concursos.

Resumo da ópera – Seja honesto consigo mesmo e comece a contabilizar seu tempo líquido de estudo o quanto antes. Qualquer relógio digital barato de camelô ou loja de 1,99 tem cronômetro e pode ser usado para você controlar seu tempo efetivo de estudo. Começou a estudar, ative o cronômetro, parou para ir ao banheiro ou procurar uma apostila, pare o cronômetro, voltou a estudar, reative o cronômetro. Amanhã vou postar um modelo de folha mensal de controle de horas líquidas de estudo. Você só terá a ganhar com essa honestidade consigo mesmo.

———«»———«»———«»———

DICAS

→ Português

Crase é algo que SEMPRE é cobrado em concursos públicos e muitas vezes o concurseiro erra questões preciosas porque não conhece regras básicas como essa:

Não se usa crase em palavras que estejam entre palavras repetidas femininas ou masculinas.

Exemplo: Encontrou-se face a face com o inimigo.

→ Direito Administrativo

Controle Hierárquico – É o controle exercito pelos órgãos superiores sobre os inferiores dentro da mesma esfera de administração, tendo os órgãos de cúpula o controle pleno dos subalternos, independentemente de norma que o estabeleça. Esse controle pressupõe as faculdades de supervisão, coordenação, orientação, fiscalização, aprovação, revisão e avocação das atividades controladas e os meios de correção dos agentes responsáveis. Exemplo: O controle que um chefe de secretaria exerce sobre seus subordinados ou de um ministério sobre uma secretaria, ou seja, sempre do maior sobre o menor.

Para saber mais sobre esse assunto, aqui tem um artigo muito bom:


3 Response to "Horas brutas e líquidas de estudo"

  1. Dani says:

    Adorei o seu blog...suas dicas sao muito boas e concordo plenamente com vc sobre as horas de estudo. Tambem utilizo esse metodo.
    Parabens e bons estudos!!!!!

    Andrea says:

    Olá como você conidou vim dar uma olhadinha no seu blog e ADOREI. Você é muito positivo e determinado. Parabéns. Boa sorte nos estudos e nas provas. Andréa Brião

    Anônimo says:

    Tb gostei do blog, nos estimula a levar os estudos sempre com dedicação.

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards