Tarda, mas não falha ... geralmente

Lembro-me perfeitamente de uma manhã de domingo de 2008 quando numa escola estadual localizada na Avenida da Consolação em São Paulo (capital) prestei prova para o cargo de Especialista Ambiental para a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, prova organizada pela Vunesp. Nesse concurso fiquei bem classificado, mas fora do número de vagas previstas no edital ... era meu segundo ano de estudos para concursos públicos.

Pois bem, o tempo passou. Fui empossado numa agência federal, onde ainda trabalho, nomeações em outros concursos vieram, das quais declinei ... enfim, o tempo passou, a vida continuou, nem me lembrava direito mais desse concurso em especial dentre tantos que prestei.

Essa semana minha mãe me liga. Primeiro reclama que meu celular estava desligado ... culpa da falta de recarga de bateria no dia anterior. Depois diz:

- "Te ligaram de uma tal de Secretaria do Meio Ambiente aí de São Paulo porque você passou em um concurso".

Com os números e pessoas para contatar em tal órgão público, ligo para saber do que se trata. Sim, meus amigos, queriam saber se tinha interesse em tomar posse como Especialista Ambiental na última nomeação antes do fim da validade do concurso ... quatro anos depois da prova! Agradeci o contato, mas declinei da oportunidade por preferir permanecer onde trabalho.

Concursos públicos são mesmo uma caixinha de surpresas. Eu mesmo nunca esperava que esse concurso renderia frutos tanto tempo dempois. Essa situação é compartilhada por um sem número de concurseiros que ficam bem classificados em alguns certames, mas fora do número de vagas previsas no edital. Podem ser um dia nomeados ... ou não.

Vejam bem, também fiquei muito bem classificado em outros concursos, melhor ainda que nesse que me chamaram agora, mas que esgotaram o prazo de validade sem que tenham rendido nomeação.

Se você está em situação similar, ficou muito bem classificado em algum concurso, mas fora do número de vagas do edital, sinceramente, não espere que um dia rendam nomeação. Melhor não nutrir esperanças. Digo isso porque esse tipo de esperança é ingrata, não tem garantia nenhuma de florescer no futuro, enquanto empaca nosso presente. Se o concurseiro tira de cabeça de uma vez que pode .. que sabe, talvez, quiçá ... um dia ser nomeado naquele concurso em que quase passou, não estudará tão bem quanto se tivesse desconsiderado tal possibilidade. Mas se uma hora a nomeação surgir inesperadamente ... lucro seu, 100% puro e legítimo.

RESUMO DA ÓPERA - Se você passou em algum concurso dentro do número de vagas previsto no edital, tem direito líquido e certo à posse, nem que seja por força de decisão judicial. Mas se ficou muito bem classificado, esse direito inexiste, o que não significa que alguns meses, anos depois você não possa ter uma grata surpresa.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———



0 Response to "Tarda, mas não falha ... geralmente"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards