Desafiando Gigantes

Sim, existe um filme com esse título, aliás, um filme que recomendo muito para todos os concurseiros – é ótimo! Mas não escolhi esse título para falar a respeito do filme, e sim para discorrer um pouco sobre algo que tenho visto algumas vezes ao longo da minha breve carreira de concurseiro: os ditos concursos “impossíveis”.

É claro que é importante focar, seguir uma linha de estudo e buscar alguns concursos que exigem conhecimentos parecidos (além dos básicos, comuns a todos os certames). Isso, de fato, rende muito mais do que “atirar para todos os lados”. Por outro lado, também é importante acreditar em si mesmo e encarar todo e qualquer concurso, desde que, como já foi dito, esteja na mesma linha de estudo. Digo isso porque já ouvi várias vezes de alguns amigos: TCU? Não, esse eu não encaro (mesmo que já esteja estudando Contabilidade Geral, Pública, Orçamento Público e Etc.). Senado e Câmara? Não, esse não. É só para os mais “preparados”. Com apenas um, dois anos de estudo, não tenho a menor chance.

Algumas coisas devem ser levadas em conta com relação a esses ditos “concursos impossíveis”. Em primeiro lugar, que eles são, de fato, mais difíceis do que a grande maioria dos concursos. Em segundo lugar, que eles provavelmente exigirão mais dos candidatos, até mesmo emocionalmente. Por outro lado, eles não deixam de ser concursos como quaisquer outros. Se você não vai encarar, alguém vai, e na pior das hipóteses, estará concorrendo aos cargos mais desejados do serviço público. Eles são impossíveis? Pode ter certeza que não! Se fossem, ninguém passaria, e isso não é o que vemos acontecer. Quando do resultado, os nomes dos aprovados estarão lá, e constarão porque eles estudaram muito e, principalmente, acreditaram que poderiam desafiar e vencer esses Gigantes.

Tornar-se um concurseiro de verdade, daqueles que conseguem se disciplinar e superar seus limites todos os dias, habilita qualquer um a enfrentar todo e qualquer concurso. Se você ainda não acredita nisso, mude de ideia enquanto é tempo! Grandes oportunidades podem ter sido desperdiçadas em sua jornada por conta dessa falta de confiança em si mesmo.

RESUMO DA ÓPERA: TCU, CGU, Senado, Câmara, Tribunais. Todos eles exigem mais dos candidatos, mas não são impossíveis. São “Gigantes” que assustam e intimidam muita gente, mas que estão aí para serem desafiados por cada um de nós. Da próxima vez que se deparar com um deles, experimente dar o máximo de si, deixar de lado o pessimismo, a falta de autoconfiança, os boatos da concorrência e o “tamanho” do concurso. Lembre-se de que quanto maior o Gigante, maior a queda! Em nosso contexto: maior a VITÓRIA!

Alisson Felipe é servidor público, concurseiro e autor do primeiro romance concurseiro da literatura brasileira entitulado "APROVAÇÃO".

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

Autor: Alisson Felipe
Ano: 2011
Editora: Novo Século
Edição: 1a
Número de Páginas: 174
ISBN: 11 -12852

———«»———«»———«»———

0 Response to "Desafiando Gigantes"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards