Talvez seja tempo de mudar

Seres humanos têm uma tendência natural a se acomodarem com algo ou alguma situação que consideram confortável. Note que o "confortável" não é usado aqui no sentido de aconchegante, mas de "se não dá problema, se funciona mesmo que mais ou menos, está bom".

Grande parte dos concurseiros têm essa tendência ampliada ... apesar dos flagrantes indicadores de que o que eles precisam mesmo é de MUDANÇA.

Conheço diversos casos de concurseiros que tiveram de sofrer bons safanões para se darem conta de que precisavam mudar algo em sua estratégia de estudar para concursos públicos. Vejamos algumas.

LIVRO PREFERIDO - Certa vez recebi o email de uma concurseira que estava desanimada porque nos últimos concursos que prestou, foi bem em todas as matérias, exceto em Direito Constitucional. Ela não conseguia entender porque isso acontecia já que "Estudo com o mesmo livro há quatro anos, foi o primeiro que comprei da matéria, praticamente o decorei". Putz, está na cara que o tal livro é insuficiente para lhe permitir amealhar o conhecimento necessário na matéria para ter ir bem também nas provas da mesma. SOLUÇÃO - Mude o livro, menina, desapegue!

Horário de estudo - Durante uma palestra no Rio de Janeiro ano passado, um concurseiro veio me perguntar o que poderia estar errado no planejamento de estudos dele. O problema é que ele não rendia tão bem quanto gostaria. Perguntei quais seus horários de estudo. "Acordo às oito, entro no trabalho às nove e vou até às dezoito. Depois vou à academia, chego em casa às vinte horas, tomo banho, janto, assisto um pouco de TV ou jogo video game. Começo a estudar às vinte e três horas. O problema é que não dá meia-noite e já estou caindo de sono". Caramba! Esse cara pensava que era o Super Homem! SOLUÇÃO - Mude sua rotina diária para poder estudar quando não estiver caindo de cansaço, rapaz, desapegue!

CAFÉ, CAFÉ, CAFÉ - Um amigo próximo começou a estudar para concursos públicos. Queria porque queria passar no concurso do Banco do Brasil. Conversando um dia ele "chorou as pitangas" que estudar para tal certame o estava deixando muito agitado, com gastrite, nervoso. Ele estudava a noite e também começou a ter problemas de insônia. Tudo bem quer muitos concurseiros desenvolvem quadros de ansiedade após alguns anos de estudo, mas o cara estava estudando fazia apenas dois meses. "Meu combustível diário é uma garrafa de café bem forte, como fazia para virar a noite estudando na época da faculdade". Putz, o cara se entope de cafeína antes de dormir e ainda quer dormir como um bebezinho?! SOLUÇÃO - Esqueça dessas soluções caseiras da época da faculdade, meu amigo, desapegue!"

RESUMO DA ÓPERA - E você, será que não está fazendo nada que precise mudar para poder estudar mais e melhor? Analise com cuidado sua rotina de estudos, seus costumes, pode ser que você também precise desapegar de algo para poder ficar um pouco mais perto da vitória na guerra dos concursos públicos.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


0 Response to "Talvez seja tempo de mudar"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards