Quando é preciso ter certeza absoluta do que se quer

Existem concursos públicos ... e concursos públicos. Cargos públicos ... e cargos públicos. Nem todo concurso é do tipo "serve para qualquer pessoa", mas poucos concurseiros atentam-se para isso.

Por exemplo, o cargo de "Analista Administrativo" é um nome genérico para designar o funcionário público que mantém a máquina pública funcionando. Analistas Administrativos podem trabalhar gerenciando o setor de transportes de um órgão públicos, cuidando do arquivamento de processo e documentos, fiscalizando os contratos firmados com empresas que prestam serviços terceirizados de segurança, limpeza e por aí vai. Ou seja, virtualmente qualquer pessoa pode ser Analista Administrativo, desde um médico a um economista ou engenheiro naval. Ou seja, não é preciso que alguém tenha qualidades especiais ou determinado perfil para ocupar cargos como esse.

Há cargos e funções, no entanto, que exigem características especiais de quem deseja ocupá-los. No serviço público são os cargos militares, ou seja, aqueles para as Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e policiais (polícias militares e civis, Polícia Federal e bombeiros).

Uniformes militares e policiais enchem os olhos de muita gente. O desejo de envergar um deles no dia-a-dia é o sonho de dezenas de milhares de pessoas. O conhecimento de como é a rotina desses profissionais e o que a profissão exige ... hummm ... muita gente desconhece esses "pequenos detalhes".

Pessoalmente, acredito que o requisito principal para alguém abraçar com sucesso a carreira militar é uma predisposição natural à disciplina ... em vários sentidos. Entenda "disciplina" por submissão e respeito a regras e regulamentos. Vejamos. Para começar, a pessoa disciplinada é naturalmente organizada, suas coisas sempre estão nos devidos lugares, sua vida não tem espaço para esquecimentos, coisas deixadas para trás ou mal feitas. A pessoa disciplinada também estuda e trabalha de forma planejada, ordenada e sem margens para esquecimentos, coisas deixadas para trás ou mal feitas.

Já conheci muita gente que dizia querer mais que tudo ser militar ... mas que estava na cara que não tinha o perfil para fazer isso com sucesso.

Um dos fundamentos da vida militar é a "linha de comando", ou seja, a hierarquia. Quem tem patente menor obedece quem tem hierarquia mais alta e somente tem a possibilidade de não fazer isso quando a ordem é manifestadamente e indiscutivelmente ilegal. É comum vermos isso em filmes de ação, o oficial ordena que o soldado ataque os inimigos ... ele tem de atacar e ponto final. Como alguém rebelde por natureza pode se dar bem com isso a não ser que seja obrigado (como no caso de convocação militar)? Não é impossível, mas é muito difícil.

Você que estuda para concursos da área militar ou policial já parou para pensar nisso? Já analisou crua e friamente se a vida militar é mesmo para você? Se não fez, demorou para fazê-lo. Melhor descobrir agora que apesar de admirar a vida militar ela não é para você, do que depois de ter se esforçado muito, passado e se tornado militar.

O problema é que muita gente não se informa como é realmente o cotidiano militar. Esqueçam do que você vêm nos filmes e seriados da TV ... talvez nas novelas, isso não tem nada a ver com a realidade dos militares e policiais brasileiros. O que você deve fazer é procurar esses profissionais e perguntar como é a rotina deles. Não tenha vergonha de fazer isso. Informe-se e então analise friamente se você tem mesmo o perfil para essa carreira ou apenas admiração.

RESUMO DA ÓPERA - Carreiras militares e policiais podem ser o céu para quem tem o perfil correto para abraçá-las e o inferno para quem tem apenas uma visão romântica delas. Informe-se para não dair na segunda realidade, você não quererá isso para você, acredite.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———



0 Response to "Quando é preciso ter certeza absoluta do que se quer"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards