A Fórmula Secreta da Aprovação


Existe uma fórmula secreta para alcançar a aprovação? Resolvi falar um pouco sobre isso porque quando consegui a minha primeira boa classificação, um amigo muito chegado veio me perguntar o que eu havia feito de especial para ter conseguido tal resultado. O engraçado é que nós éramos colegas de trabalho, e mesmo me vendo todos os dias estudando das 12h às 14h e pelo menos 2h após o expediente, ele ainda acreditava que havia algo “especial”, uma “fórmula secreta” para se alcançar a vitória. Me lembro muito bem da reação dele quando eu disse: sim, existe! O segredo é estudar. Sentar-se com um bom livro por 4h, 5h por dia. É claro que ele ficou decepcionado com a resposta, mas o que mais eu poderia ter dito? O básico é isso! E todos nós sabemos.

É óbvio que não foi a melhor resposta, já que não basta apenas “estudar”. A aprovação envolve vários outros aspectos: como estamos estudando? Já encontramos o nosso ritmo ideal? Alcançamos a disciplina necessária? Somos pacientes para aguardar o resultado positivo? Como estamos emocionalmente? Estamos prontos para enfrentar e vencer as enormes pressões psicológicas envolvidas no processo? Estudar para concursos é bem mais complexo do que se imagina, e devido à individualidade de cada um, essa tarefa deve ser pensada e executada de acordo com as capacidades, necessidades, facilidades e dificuldades de cada indivíduo. É claro que o básico é “estudar”, no sentido mais literal da palavra, mas, além disso, é necessário fortalecer-se emocionalmente, além de conhecer-se a ponto de encontrar o seu próprio ritmo, aquele que de fato fará o estudo render ao máximo.

Eu gosto de comparar a missão dos concurseiros com todas as outras da vida, e aqui vai mais um exemplo: se você perguntar a um atleta, medalha de ouro das olimpíadas de Pequim nas piscinas, qual é a fórmula secreta para o sucesso, ele certamente dirá muitas coisas. Dentre elas, citará os suplementos alimentares, o preparo emocional e psicológico, a disciplina, a malhação e tantas outras coisas, mas o básico, certamente será o “nadar”, pura e simplesmente. Horas e mais horas nadando na piscina; e como poderia ser diferente?

RESUMO DA ÓPERA -
Existe uma fórmula mágica para a aprovação? Eu ousaria dizer que mesmo colocando em prática as diversas técnicas existentes, buscando uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos, fortalecendo-se emocionalmente para enfrentar todo o processo e todas as outras coisas que o envolve, a grande fórmula secreta continua (e continuará) sendo simplesmente estudar, no sentido mais puro e simples da palavra. Faça a sua parte, e verá por si mesmo que essa fórmula é, de fato, mágica!

Alisson Felipe é servidor público, concurseiro e autor do primeiro romance concurseiro da literatura brasileira entitulado "APROVAÇÃO".

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.
———«»———«»———«»———
Autor: Alisson Felipe
Ano: 2011
Editora: Novo Século
Edição: 1a
Número de Páginas: 174
ISBN: 11 -12852


———«»———«»———«»———

0 Response to "A Fórmula Secreta da Aprovação"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards