Porque se a remuneração é tão baixa?

Ontem foi divulgado que o próximo concurso para o cargo de técnico bancário da CEF (Caixa Econômica Federal) recebeu mais de um milhão de inscrições em todo o país ... isso mesmo, você leu corretamente, pouco mais de um milhão e oitenta e seis mil inscrições para ser um pouco mais exato.

Quantas vagas? Segundo a CEF serão mais de 12 mil contratações até o final do ano de candidatos aprovados nesse e em outros concursos já promovidos e ainda dentro do prazo de validade e outros que serão promovidos ainda esse ano.

Exatamente, considerando o número de concursos envolvidos e o o número de candidatos desse concurso em especial, 12 mil vagas acaba ganhando uma dimensão muito pequena.

Mas o que será que levou tanta gente a se inscriver nesse concurso? Vamos ver as hipósteses possíveis.

Será a remuneração oferecida? Hummmm ... os R$ 1.744 oferecidos para o cargo estão dentro da média do mercado para cargos com responsabilidades similares.

Será a jornada de trabalho? Para esse cargo a jornada é de 6 horas diárias, ou seja, 30 horas semanais. Opa, para quem em a intenção de continuar estudando para outros concursos públicos ter duas horas a menos de trabalho diariamente em relação às tradicionais 8 horas da iniciativa privada é muito, muito interessante.

Serão os benefícios? Esse cargo oferece os seguntes benefícios:

- Participação nos lucros e resultados;

- Possibilidade de participação em plano de saúde e em plano de previdência complementar;

- Auxílio refeição/alimentação;

- Auxílio cesta/alimentação.

Considerando a recente ação agressiva dos bancos públicos de diminuição do spreed bancário para alvancar o volume de empréstimos, o que terá forte impacto positivo na lucratividade desas instituições, essa "participação nso lucros e resultados" é muito interessante.

Serão as atribuições do cargo? O técnico bancário será responsábel pelo atendimento aos clientes e ao público em geral que procurar a CEF, executando atividades bancárias e administrativas buscando o alcance das metas estabelecidas pela direção da instituição e, claro, satisfação dos clientes internos e externos. Ou seja, nada diferente do que encontramos na iniciativa privada.

Será a estabilidade no emprego? A CEF é uma empresa pública, logo seus cargos são empregos públicos, regidos pela CLT. Tudo bem que não são tão estáveis quanto os cargos estatutário, mas também não são tão instáveis quanto empregos da iniciativa privada. Isso é algo também muito interessante.

RESUMO DA ÓPERA - Enfim, as vantagens de se prestar um concurso como o da CEF são várias, o que explica a grande atração que provocam. O fato é que há muitos concurseiros que usarão esse cargo como trampolim para cargos melhores. Também é fato que para passar será preciso estudar muito. Se vale a pena? Eu acho que vale para quem não quer ou não pode estudar em tempo integral para outros concursos.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


0 Response to "Porque se a remuneração é tão baixa?"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards