Concurso ou faculdade?

Eis uma grande e recorrente questão: terminei o segundo grau, e agora? Faço concursos ou encaro uma faculdade? Muitas pessoas me perguntam isso, e não é fácil responder esta pergunta; os motivos são vários.

Algumas coisas devem ser levadas em conta ao se tomar esta decisão tão importante, dentre elas o curso, o mercado de trabalho, a vocação para a profissão escolhida e os planos para o futuro. É claro que a vida acadêmica tem seus benefícios, e pode muito bem trazer realização profissional e ótimo retorno financeiro. E como é sabido, isso também exige muito do indivíduo, tanto quanto uma preparação para concursos públicos. Além disso, todos (ou quase todos) sonham em concluir um curso superior, de preferência, e se possível, aquele que desde o início da adolescência já estava escolhido e preenchia a mente de sonhos e idealizações. O fato é que mesmo em nossos tempos, ter uma graduação é importante, até mesmo para encarar concursos melhores, cuja tendência é exigir, cada vez mais, candidatos de nível superior.

Por outro lado, encarar primeiro os concursos pode ser uma grande tacada (desde que seja feita com responsabilidade, visando uma verdadeira aprovação). Alguns motivos são óbvios: tornar-se independente, ter segurança financeira, poder realizar planos a curto e longo prazo, sem grandes surpresas. E, como se não bastasse, cursar a faculdade e posteriormente, realizar concursos na sua área de interesse e formação.

Particularmente, me arrependo de ter optado primeiro pela faculdade, principalmente porque há mais de dez anos, os concursos não eram tão concorridos e na pior das hipóteses, eu já seria concursado há muito mais tempo. Além disso, poderia ter poupado meus pais e me graduado com meus próprios recursos. O fato é que isso não deixa de ser uma decisão muito, muito pessoal.

RESUMO DA ÓPERA - Independente da sua opção, pois ambas são boas, o mais importante é encarar a escolha com verdadeira disciplina e dedicação. Se possuir uma graduação já não abre tanto as portas e não é tão importante como outrora, o diferencial acabará sendo “como” será feita a faculdade. Já no mundo dos concursos, não há meio termo, e se você vai entrar para este universo, saiba que terá que entrar pra valer caso realmente queira se tornar um servidor ou empregado público. Sendo assim, faça a sua escolha e se entregue de corpo e alma; se o fizer, o resultado será, inevitavelmente, o sucesso!

Alisson Felipe é servidor público, concurseiro e autor do primeiro romance concurseiro da literatura brasileira entitulado "APROVAÇÃO".

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

Autor: Alisson Felipe
Ano: 2011
Editora: Novo Século
Edição: 1a
Número de Páginas: 174
ISBN: 11 -12852

———«»———«»———«»———



0 Response to "Concurso ou faculdade?"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards