GUIA PARA CONCURSEIROS INICIANTES - PARTE 3

Antes de qualquer coisa, se você ainda não leu as duas primeiras partes desse artigo, você as encontra AQUI e AQUI, afinal de contas, temos de começar as coisas pelo começo, não?!

Hoje vou falar para vocês de algo bem prático ... como começar a estudar CORRETAMENTE para concursos públicos.

A maioria dos concurseiros decidem começar a estudar para concursos públicos se preparando para algum concurso em especial. Comigo foi assim, era um concurso para a Câmara dos Deputados em Brasília. O edital havia sido publicado, número de vagas atraentes, remunerações oferecidas mais atraentes ainda, uns quatro meses para estudar ... e lá vou eu crente que passaria a virada do ano como servidor públicos federal dessa nobre casa parlamentar. Comprei alguns livros que achei serem adequados (tomando cuidado para escolher os com preço mais em conta) e vamos que vamos. O resultado vocês já sabem ... não passei.

Esse não é o verdadeiro início de sua jornada de estudos para concursos públicos, não mesmo. Consideremos seu batismo de fogo, uma degustação do que está por vir. É depois da primeira derrota que a "brincadeira" começa de verdade.

Notem que temos quatro matérias que são "arroz com feijão" em praticamente todo e qualquer concurso público: Direito Constitucional, Direito Administrativo, Informática e Atualidades. As duas primeira são a base para diversas outras matérias, portanto seu aprendizado prévio é totalmente necessário. Por conta disso bolei o que chamo de "Ciclo Básico de Estudos para Concursos Públicos", no qual o concurseiro concentra seus estudos nessas quatro matérias por um período ideal de seis meses.

"Nossa, mas tanto tempo!?"

Um dos maiores enganos dos concurseiros novatos é acharem que em um ano passarão em bons concursos públicos. Ledo engano, quimera, miragem. Atualmente passar em bons concursos públicos federais, note que não falo dos concursos mais desejados, é projeto por volta de três anos de estudo sério e intensivo. Nesse horizonte, seis meses não passa de 1/8 do tempo ... ou seja, é até que pouco.

A ideia desse ciclo básico é que o concurseiro novato faça um estudo geral em três fases dessas matérias ... exceto Atualidades que é um caso a parte e deixaremos para o final. Vejamos essas fases:

1o Fase - Tomando conhecimento da matéria (1,5 meses): Nessa primeira fase a ideia é o que concurseiro faça uma leitura do livro "de cabo à rabo" sem se preocupar em grifar ou resumir nada. É uma leitura que tem por objetivo interá-lo do conteúdo da matéria;

2a Fase - Aprendendo a matéria (3 meses): Já na segunda fase o concurseiro fará nova leitura da matéria, dessa vez grifando ou resumindo os principais pontos, o que a tornará muito mais lenta que a primeira fase, porém mais proveitosa em termos de aquisição de conhecimentos;

3a Fase - Fixando a matéria (1,5 meses): Finalmente passamos para a fase final onde os grifos ou resumos serão revistos e baterias de exercício de provas passada resolvidas a fim de fixar a matéria na memória do concurseiro.

Torna-se IMPORTANTÍSSIMO notar que no ciclo básico não se aprenderá tudo da matéria ... se brincar nem metade dela, e nem é esse o objetivo. A meta a ser cumprida com o ciclo básico é formar uma base de conhecimentos das matérias que sustentarão estudos mais aprofundados e específicos no futuro.

O que é preciso para começar um ciclo básico:

- Disposição;

- Planejamento;

- Comprometimento;

- Bons livros gerais das matérias a serem estudada.

A divisão de tempo dentro de cada fase para cada uma das matérias, considerando seu volume de conteúdo e importância relativa, deverá ser assim:

Direito Constitucional: 30% do tempo;

Direito Administrativo: 30% do tempo;

Informática: 25% do tempo;

Atualidades: 15% do tempo.

Atualidades ... esse é um caso especial. Não existem livros de atualidades, bem como não existem cursos dessas matéria ... não é nem mesmo uma matéria no sentido lato do termo. A ideia com "Atualidades" é verificar através de questões se o concurseiro está a par do que está acontecendo no mundo a sua volta ... ou se é um alienado que somente entende de futebol, videogames ou minúcias da letra de "Ai se eu te pego". Como estudar essa "matéria"? Simples, visitando diariamente websites de notícias (G1, IG, R7, Folha, Estadão, ...) e assistindo a pelo menos um telejornal noturno. No final estudar Atualidades está mais para entretenimento que para estudo de verdade ... o que não deixa de ser ruim para quem já tem de destrinchar três matérias complicadas e cheias de detalhes.

RESUMO DA ÓPERA - Adotando o Ciclo Básico de Estudos o concurseiro iniciante prepara uma base sólidade para o edifício de conhecimentos que terá de construir ao longo de sua jornada dos concursos públicos que o levará à aprovação e posse em cargo público.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———
———«»———«»———«»———


0 Response to "GUIA PARA CONCURSEIROS INICIANTES - PARTE 3"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards