DÚVIDAS DE CONCURSEIROS

PERGUNTA ENVIADA POR CONCURSEIRO LEITOR DO BLOG:

"Meu nome é Marcus, estou estudando para concursos há 03 meses, começando pelas matérias básicas para tribunal (Direito Administrativo, Constitucional, Civil, Penal, Proc. Penal, Proc. Civil e Português). Mas agora estou pretendendo focar os estudos pra prova do TRF 2° Região que esta para sair no final de Dezembro, e olhando o edital passado, vi que as matérias para técnico foram Constitucional, Administrativo, matemática, raciocínio lógico e Português, e estava querendo focar nessas matérias para estar preparado quando o edital sair, e dei uma desanimada nas outras que acho que não vão entrar para essa prova. Será que deixo as outras de lado agora e foco nessas, ou espero o edital sair e continuo estudando todas? E quando o edital sair deixo as outras em espera?"

RESPOSTA:

Bom, primeiramente devo dizer que sua escolha por estudar as matérias básicas para Concursos Públicos foi absolutamente relevante. O mesmo se diga das matérias que escolheu – Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Penal, Direito Processual Civil, Direito Processual Penal e Português são bem cobradas.

Se seu foco, hoje, é se dedicar ao estudo para concursos público voltado para o provimento de cargos de nível médio (técnico judiciário, em geral), é necessário que você estabeleça quais as principais matérias (não só no concurso do TRF 2º região, mas como em todos os outros) que são exigidas nos editais para tais cargos.

E quando começar?

Quando sair o edital?

Nem pensar!

O ideal é sempre começar o mais rápido possível. Isso porque sua curva de conhecimento agregado tende a aumentar e se estabilizar com o passar do tempo, então a tendência é que você vá melhorando sempre com o passar dos concursos que participa.

Conforme você mesmo disse, existem disciplinas que são SEMPRE exigidas, e isso para todos os cargos. Com exceção das específicas para determinada instituição (Direito Previdenciário, Direito Tributário, Comércio Exterior, entre outros), eu apenas aumentaria as disciplinas de Arquivologia e Informática no seu plano de estudos, que tem sido cada vez mais elencadas nos editais.

Depois sua (in) decisão fica melhor trabalhada. Se você manter seu estudo, no que diz respeito às matérias básicas com constância e determinação, em surgindo uma possibilidade real de concurso público com matérias alheias ao seu planejamento, todas esses já estão bem adiantadas, então você poderia separar um pouco mais de tempo para as novas disciplinas, mantendo no cronograma momentos de revisão e resolução de questões para as demais.

RESUMO DA ÓPERA - De qualquer maneira, o importante é ter consciência de que o estudo sem edital também precisa de foco e organização. Você poderia fazer uma pesquisa nos editais que estabeleceu como meta (nas instituições que gostaria de trabalhar, nos Tribunais lotados em estados em que você moraria, entre outros), e estudar, criteriosamente, as disciplinas mais comumente cobradas, aguardando para que, com edital, estude as modificações e alterações com a sensação de dever cumprido.

ANA PAULA DE OLIVEIRA MAZONI é concurseira por vocação.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


0 Response to "DÚVIDAS DE CONCURSEIROS"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards