"É o fim de tudo. O sonho acabou"

Nesses dias de Carnaval estava navegando certa tarde chuvosa por uma famoso fórum concurseiro na Internet dando uma olhada no que os concurseiros estão falando, achando, reclamando, quando me deparei com o comentário mais pessimista sobre essa entressafra temporária de concursos públicos no executivo federal:

"É o fim de tudo. O sonho acabou."

E lá se vai mais um coitado que por conta da falta de resiliênica abandonou o sonho de uma vida mais próspera, farta e estável na carreira pública, uma pena, poderia ser um ótimo servidor público, mas faz parte do que chamo de "seleção natural concurseira". Explico.

RESILIÊNCIA é uma palavra um tanto incomum em nosso vocabulário, mas não deveria. Vejamos seu significado segundo nosso bom e velho amigo dicionário:

s.f. Física. Propriedade de um material de recuperar a sua forma ou posição original após sofrer choque ou deformação; elasticidade.

Fig. Poder de recuperação. Capacidade de superar, de recuperar de adversidades.

Estudar para concursos públicos não é fácil, nunca foi, portanto superar dificuldade é pré-requisito para quem resolve encarar com seriedade essa luta a fim de conquistar uma vida melhor. Se o concurseiro é resiliente, não há dificuldade que o abata, não há contratempo que o faça desistir, nao há derrota que seja dura demais. Agora, se o concurseiro não é resiliete, a única coisa que lhe resta é mesmo o fim de tudo, o fim do sonho.

E essa tal de "seleção natural concurseira"? Bem, é a versão da famosa teoria da seleção natural do naturalista inglês Charles Darwin aplicada a quem estuda para concursos públicos. Essa "teoria que afirma que todos os seres vivos são selecionados pelo ambiente, de modo a que os mais aptos sobrevivam". Ou seja, essa entressafra temporária dos concursos públicos do executivo federal, note que é APENAS do executivo federal, é um evento ambiental que está "matando" um punhado de concurseiros, enquanto os mais aptos e fortes sobrevivem para continuar lutando amanhã, depois de amanhã, depois de depois de amahã.

RESUMO DA ÓPERA - Sim, concurseiros, o que está acontecendo não é nada mais, nada menos que uma entressafra tão comum na guerra dos concursos públicos. E o que é entressafra? Simples, "Período entre uma safra e outra imediata de determinado produto agrícula quando há uma natural diminição da oferta do mesmo e consequente aumento de preço" ... e esse "aumento de preço" é temporário, como sempre. E você, vai sobreviver a mais essa entresafra ou também vai desistir em meio a um "É o fim de tudo. O sonho acabou"?

Charles Dias
é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


0 Response to ""É o fim de tudo. O sonho acabou""

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards